segunda-feira, 19 de abril de 2010

Lindoienses (2)

A exposição de Águas de Lindóia 2010 apresenta raros automóveis, como o britânico Riley, pouco conhecido no Brasil e invejável conservação. Forte candidato a prêmio máximo.Outro exemplar raro de um jovem colecionador é o Tatraplan T87 de 1947. Um veículo da Checoslováquia, já na época com coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,36, motor V8 refrigerado a ar com 2.958 cc e 75 cv. Existiu uma briga com Ferdinand Porsche por ele ter copiado a base do motor do Tatra.
Mais belo exemplar e raro no mundo: o Cord 812 Supercharged 1936. Fabricado pela americana Auburn Automobile Company, o modelo Cord era inovador. Desenhado com conceitos revolucionários na aerodinâmica, marcou a indústria automobilística mundial. Seus faróis escamoteáveis eram inconfundíveis, assim como a grade dianteira, sem os adornos e cromados presentes na época, que avançam para as laterais. Foi fabricado até 1938, quando da venda da companhia para a Aviation Corporation. Depois surgiram mais duas tentativas de relançamento sem sucesso.
O motor um Auburn com 4.934 cc e 125 cv.
Quem levou o Riley, o Cord e um Bentley (as fotos amanhã) para Águas de Lindóia foi o meu amigo Paulo "Loco" Figueiredo, curador do futuro museu em São Paulo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Karl Ludvigsen, agora, já recebeu em casa, estas maravilhas!

(Ronaldo)

Guilherme da Costa Gomes disse...

Futuro Museu em São Paulo? explica isso melhor Felipe!

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo,
O Tatraplan foi testado pelo Karl em algum tempo atrás e ele menciona que a visão traseira pelas aletas, não se enxerga muita coisa.

Anônimo disse...

Com certeza, Felipe, carro mto fechado atrás:

- ...e, segundo o Lettry!(*), o Karl tinha um Tatra em NY-USA, ñ lembro o modelo, ...de 'qualquer forma' uma nave e tanto.

(*)q... tb disse q este era mto barulhento de motor.

(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Guilherme,
Está para nascer e em um local muito legal, por enquanto não posso adiantar nada.