quarta-feira, 7 de abril de 2010

Puma 4.T - Exportação

É moçada, a Puma também exportava caminhões e o nosso Puma 4.T talvez ainda possa ser encontrado em alguns lugares do mundo, afinal a mecânica era simples e robusta, somada a carroceria de fibra de vidro, que não apodrecia como a maioria dos caminhões da década de 70, era a fórmula duradoura. Este caminhão não teve o mesmo sucesso do esportivo por falta de um marketing mais agressivo por parte da Puma, porque conteúdo ele tinha sim. Foi um grande projeto do Mestre Ronaldo de Almeida Brochado.

11 comentários:

Anônimo disse...

E, novamente, com a participação poderosa do já famoso PS:

- "...o nosso projetista e designer 'Paulo Sérgio da Fonseca Alves'(*), vindo especialmente de Minas Gerais em 74, permanecendo à disposição do Miltão, após minha saida em 79, por mais 3 anos."

(*)acho q com todas as letras corretas! No setor de Engenharia da Fábrica deve ser um recorde imbatível de permanência.

Vida longa, Mestre PS, abçs,
Ronaldo

saruê disse...

felipe, felipe...
sempre parcial...
mais realismo, menos romantismo...
mais paisagismo!!!

Anônimo disse...

E, por falar em 'paisagismo', resolvi consultar um amigo de 'Santa Cruz de La Sierra'(*) sobre estas exportações:

- "...ele confirma a marcante presença da Puma por lá, nos anos 70."

(*)uma bela cidade, no Google!

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Aquí em MG tem caminhão Puma dos anos 70 trabalhando hoje,ainda com entregas. Meu pai queria comprá-lo em 79/80 e a fábrica não tinha mais capital para comprar peças dos fornecedores e tocar a fabricação. Tinha fila de espera.É um super-projeto.
Parabéns Ronaldo

Anônimo disse...

...a Puma se criticava muito, isso faz bem, valeu!
(Ronaldo)

Anônimo disse...

Foi desenhado há mais de 32 anos para ser fácil de produzir, fácil dar acabamento na fibra, ser forte, bonito(?), ter caráter, resumindo: funcionar. Hoje, alguém o chamaria de alguma coisa contrário a isso? Ele hoje, desse jeito da foto é mais bonito que... Melhor que...
Na época fizemos um bom trabalho não é Mestre Ronaldo?!
PauloSérgio

Anônimo disse...

PS, digamos forte como o LK-140 da Scania, q foi o nosso norte no design da cabine, lembras?

A Alfa Metais(*) vinha colocando bem ele entre as empreiteiras, mas depois quis modernizar a cabine e acho q perdeu o foco.

(*)mas em 96, qdo os visitei em Curitiba, apenas o "nosso 4T" estava em montagem.

Ronaldo

Felipe Nicoliello disse...

Esse caminhão foi lançado em 1978, correto Ronaldo e PS? Pois bem, em novembro de 1980, com a aquisição dos 100% da Chrysler pela VW, esta prepara o novo caminhão VW para 1981 em substituição dos caminhões Dogde. A cabine alongada foi a primeira coisa a ser trocada pela VW, utilizando uma cabine cara chata da MAN (outra montadora alemã de caminhões e hoje detentora da VW Caminhões do Brasil). A cabine cara chata tinha um aproveitamento de espaço na carroceria muito maior que os tradicionais modelos americanos, por isso a substituição. A Mercedes fez o caminho contrário, tinha a cara chata nos anos 60 e depois foi deixando a cabine mais prolongada com o passar dos tempos, chegando nos anos 80, fabricando cabines com capô para o motor. Lembro na época que a Puma utilizava em suas propagandas, o maior aproveitamento de espaço de carga da categoria, e hoje, a VW trás esse mesmo lema em suas propagandas, mostrando assim, que a modernidade do projeto Puma.
De tão bom que era o caminhão Puma, uma formiguinha me contou que estão querendo voltar a fabricá-lo.

Anônimo disse...

Digo mais:

- "...a Chrysler 'emprestava o eixo dianteiro' p/usarmos no 4T, desde o lançamento em 78."

Na sequência uma boa forjaria
'OEM', do interir de SP, passou a fabricar os componentes básicos:

- "...na Alfa Metais, em 1996, já fui apresentado às melhorias q permitiam até o uso de esportivos freios a disco!"

E até conhecí, por lá, um último funcionário, remanescente da Puma-SP, q me perguntou se eu ñ havia trabalhado sobre as ordens do Eng. Ronaldo.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Felipe,
Antes da 'MAN' vieram projetistas da 'Suzuki' (...agora novamente de amores c/a VW!):

- "...na época rolou info dando conta q tiveram jornada ininterrupta(*) onde trabalhavam em desenhos em escala 1:4 para adaptar cabine japonesa ao bom chassi, em 'aço de meia liga', da ex-Chrysler, já em mãos teutônicas e brasileiras."

Depois um ex-colega meu liderou o novo projeto VW em Resende-RJ:

- "...agora a MAN abriu mão de mais este talento brasileiro para a Fiat Caminhões, de... "7 Lagoas'-MG."

(*)aliás como hoje ainda acontece nos projetos 'mais aquecidos'.

E ñ esqueçamos q já estão nas revendas locais os caminhões da chinesa 'SinoTruck':

- "...tb c/ a indefectível Man por trás, ~25% das ações!!!"

(Ronaldo)

giovane rocha disse...

percebe na foto que se trata do caminhao puma 6t