sexta-feira, 30 de abril de 2010

Puma GT4R - A descoberta

Faz algum tempo que estou segurando esta informação para não atrapalhar as negociações de um colecionador do interior de São Paulo, que hoje sei que concluiu o negocio.
É o Puma GT4R de chapa de metal. Sim ele existiu, foi modelo feito pelo funileiro do Rino Malzoni, o Chicão, que serviu para execução dos moldes em fibra de vidro. As fotos são dos arquivos do meu grande amigo e Engenheiro da Puma, Ronaldo de Almeida Brochado, que são o documento que prova a veracidade deste carro. O que não sabíamos é que o carro acabou sendo montado e vendido ou talvez tenha sido vendida apenas a carroceria e montado fora da Puma. No total agora são seis unidades do modelo, mas só três vão comemorar os 50 anos da revista Quatro Rodas em junho próximo, considerados os legítimos.
Na época, Rino não utilizava os processos habituais de formas de madeira ou de arame com gesso para criar os modelos. Ainda era no martelo feito por um artesão de mão cheia. O processo mais moderno só foi utilizado nos modelos mais novos. Dizem que existe um Puma GT VW de chapa, mas as provas mostram ao contrário no site do Anísio Campos, vemos as fotos das formas sendo definidas em arame, para posterior cobertura de argila e gesso, mas não vou duvidar, eu heim!

10 comentários:

thiago disse...

Que legal, Felipe! Tantos anos depois e a Puma ainda nos reserva surpresas. Parabéns.

Anônimo disse...

Felipe,

Já havia comentado aqui q meu 'prototipista' já havia concertado, no martelo, mtos Mercedes.

(...até do Tarcísio e da Glória)

Mas nem dá p/ comparar com o 'capo lavoro' deste Chicão... do Rino Malzoni!

(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Thiago.

Ronaldo, conheci alguns funileiros bons, mas construir do zero, a partir de um desenho, não é fácil, claro que o Rino ao lado devia dar muitas orientações.

F250GTO disse...

Felipe, os carros sorteados pela Abril foram tres.
Existiu um quarto (famoso) carro vendido para uma senhora da Bahia.
Voce diz que esse é o sexto carro.
Qual é o quinto?
Romeu

Anônimo disse...

Positivo, Felipe,

É bem isso q o 'Jorge Lettry' me falou, em 2006:

- "...muito bom gosto, fotografias dos melhores, grande poder de síntese e correta finalização dos protótipos!"

Ronaldo

Deni disse...

Felipe, você já deve ter conhecimento disso, mas segue o link

http://www.interney.net/blogs/saloma/2008/08/17/malzoni_de_chapa_2/

malzoni de chapa (marrom com listras amarelas, em Canoas-RS, já o vi pessoalmente.

Felipe Nicoliello disse...

Romeu,
O quarto GT 4R era o que o Rino usava, que mais tarde foi vendido para uma senhora que vivia na Puma pedindo para vender ou fabricar um carro deste para ela. Ela não deveria ser baiana, porque fazia a manutenção do 4R na Comercial MM. Segundo consta que esse carro foi achado jogado na Bahia, hoje nas mãos de um colecionador da Bahia, mas estou fazendo os levantamentos com ajuda do meu amigo Rai, para as devidas comprovações se realmente é o dito cujo. Deve ser.
O quinto GT4R foi do meu amigo Péricles Cruz do Rio de Janeiro e foi vendido para o James de Minas Gerais e hoje está com o Bruno tb de MG. Segundo a lenda, um fazendeiro muito, mas muito rico, quis presentear sua amante com o carro, sendo necessário sigilo e conseguiu também a proeza, não sei que história ele deve ter contado na Puma ou quais seus argumentos.
Então fica assim:
N° 1 - Bronze - Restaurado - No interior de SP com colecionador de autos;
N° 2 - Azul - Em restauração - Em SP com o Carmelo;
N° 3 - Verde (mas seria Bronze segundo o Rossato)- Restaurado - No RJ com o Kiko Malzoni;
N° 4 - vermelho (hoje branco)- A espera da restauração - Na Bahia com colecionador de autos;
N° 5 - dourado - Em restauração - Em MG com colecionador de autos;
N° 0 - Protótipo em chapa - Não se sabe a cor - Em restauração - No interior de SP com um colecionador de Puma.

Deni, já vi sim, também o Malzoni foi feito em chapa para servir de modelo para o molde de fibra de vidro.
Antes desse, o Rino fez três modelos que foram para seu próprio uso, por isso foi convidado a participar da nova sociedade Lumimari para o novo projeto de carro esporte, pela experiência adquirida na construção de seus próprios carros esportes com mecânica DKW.

Anônimo disse...

Amigos sou o Licio de Salvador, fui eu que achei o Gt4r da Bahia, tinha saido pra comprar um tenis com cem reais no bolso e me deparei com ele parado na rua procurei o dono e ele me pediu cem rais pelo carro , sem pensar duas vezes comprei o carro e levei pra casa sem saber que se tratava do Gt4r mais tentando lembrar de onde eu o conhecia, mais tarde achei uma materia do carro na quatro rodas comfirmei minhas suspeitas, so que como nunca consegui dirigir um puma pela altura , o vendi para um amigo que esta guardando para uma posterior restaurção , se alguem quiser mais detalhes meu msn é kikocaldas@hotmail.com

Drausio Luiz de Camargo disse...

Lá pelos idos de 1973, 74 eu vi em Santo André, um GT 4R amarelo, parado na entrada de uma casa. cercado por uns rapazes. Era de um estudante da engenharia da FEI. O carro, que era de chapa de aço, eles me disseram, era o primeiro protótipo do GT 4R. O vidro traseiro era vertical. Creio que deve ser esse carro do interior de São Paulo mencionado.
Drausio L. Camargo

Daniel Pardo disse...

O cara que tem esse molde, tem um tesouro nas mãos, se bem que ele não vai poder fazer nada pois, segundo o que li aqui, a fábrica da Puma ainda não está oficialmente fechada, logo, ele não vai poder fazer carrocerias de fibra de vidro para montar outros carros, né???