segunda-feira, 3 de julho de 2017

Espartano - Recriação (15)

Ele voltou para os trabalhos de finalização no mês de abril de 2017, ele, o Puma Espartano Recriação do Puma Espartano #48, o mesmo que pertenceu a Equipe MM, pilotado por Angi Munhoz e posteriormente vendido ao piloto José Martins, que conquistou muitas corridas com o carro.

Chamamos de recriação e não réplica, porque o automóvel conta com muitas peças originais, que foram do Espartano #48, cedidas ao Puma Clube, graciosamente por José Martins, o piloto que fez sua fama a bordo desse bólido. Rodas, tanque 60 litros de combustível, bolhas dos faróis, lanternas, coroa e pinhão do diferencial autoblocante, tinta com a cor verde e mais algumas coisinhas eram daquele carro que desapareceu em meados dos anos 1970. Na época o José Martins vendeu apenas a carroceria, que o comprador colocou em cima de um Puma de rua. Em um momento, essa pessoa se acidentou com o Puma, ficando completamente destruído e seu dono, vindo a falecer.
Então, com essas peças, mais um Puma 1971 e com a ajuda do José Martins começamos a recriação.
Depois de um período de hibernação por pura falta de tempo e profissionais capacitados, ele voltou.
Chegada em abril de 2017 para terminar a construção.

A criação do capô alto para abrigar o tanque de 60 litros, como era no Puma #48.

O teto teve que ser totalmente refeito em virtude de consertos mal executados ao longo da vida desse Puma. Como não tínhamos nenhum outro de modelo, o jeito foi O Benedito fazer como na época em que trabalhava na Sulam, recriando um novo teto, de acordo com as laterais e para-brisa original.


Na traseira cuidados com os acabamentos, apesar de ser um carro de corrida.
Em junho, depois de terminada a construção, o Puma entrou na funilaria. Uma vez terminada, o próximo passo a pintura. Aqui, já aplicado o gel primer para proteger a fibra de vidro e não acontecer de criar bolhas no futuro.
Agora começa a pintura propriamente dita, com aplicação do fundo PU e massa de acabamento para tirar as imperfeições da carroceria.

Abaixo o detalhe do capô elevado.

14 comentários:

Antonio Dourado disse...

Muito bom!

Artur disse...

Está ficando show!! Parabens

Mazinho Rocha disse...

Resgatando a história. Parabéns!!!

Unknown disse...

Fenomenal !!!

Andre Luis Mohr disse...

Show, parabéns Felipe, tá ficando muito bom.

DnA disse...

Great project with attention to all the details of the original Spartan. Please keep posting picture. Greatings Dennis from Holland. (The GTE Channel on youtube)

Joao Victor Francisco disse...

Boa noite Felipe, me tira uma dúvida, quanto as rodas tijolinho desse puma qual o aro delas e as talas? Fiquei curioso pq tenho 2 jogos de rodas desses que são aro 14 tala 6 na frente e 7 atrás que um jogo uso em uma Brasília 4 portas e outro jogo tô pensando em por na minha puma GTE 77

Anônimo disse...

Grande Felipe,

que este abraco te alcance aonde voce estiver. Obrigado por tudo,
Christian

Artur disse...

Meus sentimentos a toda a família e Pumeiros amigos do Felipe! :(

Antônio Carlos Mendes disse...

Caro João Victo, o saudoso Mestre Felipe chegou a publicar assunto referente às rodas tijolinho em matéria anterior conforme endereco a seguir http://www.pumaclassic.com.br/2010/10/rodas-puma-gte-gte-spider-1970-1971.html?m=1 .
Cordial abraço,
Antônio Mendes

Aluisio Martinez disse...

Pois é... Acabou a enciclopédia do Puma.
Descanse em paz Felipe

Carlos Emanuel Nóbrega disse...

Vá em paz em Felipe! Seguiremos admirando, restaurando e preservando essas máquinas incríveis que você tanto amava e conhecia. Meus pedidos para que o blog continue, essa é a maior homenagem que podem fazer ao Felipe que construiu essa obra monumental com tanto empenho e dedicação. Minhas condolências a família.

ronaldin disse...

Meus sentimentos a família.

O puma classic deve ser preservado, o Felipe acumulou muito conhecimento neste espaço. Sou proprietário de um GTS 75, e membro do clube do puma MG. Caso exista alguma iniciativa para manter o site, e for necessário qualquer tipo de ajuda, podem me contactar, pumeiros ou familiares.

A mais justa homenagem ao Felipe seria a manutenção e/ou continuidade do pumaclassic.

Fiquem em paz.

Caso queiram entrar em contato
ronaldo_eduardo@msn.com
31 99768-1003

Nelson Meyer disse...

Grande Felipe, uma enciclopédia humana em Puma.
Descanse em paz, amigo.

Este blog não pode acabar, espero que alguém continue esta parte da história do carro mais amado do Brasil.

Nelson Meyer