terça-feira, 6 de abril de 2010

Maçanetas externas Puma 1967 a 1972

A maçaneta utilizada pelo Puma em seus modelos desde os Puma GT DKW de 1967 eram oriundas do Fissore DKW. Desenho moderno para época, aerodinâmica e com estilo bonito, não houve dúvida, a Puma pegou para seus modelos. E foi assim até 1972, quando entrou em linha a genial maçaneta de botão. Nas maçanetas de Fissore, a porta do motorista contava com chave para abertura do segredo...
...Já a porta do passageiro, só travando a porta por dentro.Como estamos próximos a Exposição de Águas de Lindóia, onde a feira de peças é das mais completas do país, muitos vão até lá somente para adquirir aquelas peças que estão faltando. Mas não se engane, as maçanetas do VW SP1 e SP2 eram muito parecidas, principalmente se não tiver a maçaneta do Fissore ao lado para comparação. Já comentei que a VW "puxou" o estilo do concorrente Puma em muitos detalhes e a maçaneta foi um deles. Abaixo fiz um comparativo para vocês perceberem bem a diferença e não levarem gato por lebre. A primeira, ao fundo, a do SP2 menor que a do Puma e a segunda, na frente, a original. Outra maçaneta meio parecida, mas que nitidamente vemos a diferença (só eu que não vi na hora da publicação), é a maçaneta do Lada Niva.
Abaixo o Fissore DKW...
...E o VW SP2.

10 comentários:

Leandro disse...

Felipe. A maçaneta do SP1 e SP2 eram muito parecidas com a do DKW Fissore. As do SP1 e SP2 Eram mais gossas e também o miolo da Chave era do Lado de fora da Porta Lado Direito já as do DKW Vemag Fissore a achave era posicionada do lado interno da porta lado esquerdo. Já a Foto que você comenta que a maçaneta é do SP2 na realidade a maçaneta é do Jeep LADA Niva. Abraço! Lêlê GTB 1.978

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Leandro, já está devidamente corrigida.
Ah senão fosse o meu pupilo!!!
Estou ficando velho, por isso guardem esse nome: Leandro Guilherme de Londrina-PR, é ele que um dia irá me substituir nesse empreitada.
Desculpem, falha nossa!!!

Leo Gaúcho disse...

Heim vovô, mas a maçaneta do Lada é bem diferente da do Fissore!Outra, já vi Pumas destes modelos com a maçaneta do Fiat 147(são os apressados, que não tem paciencia de procurar uma maçaneta de Fissore, que não é fácil de encontrar, eu que o diga!!!!)

Dr. JMM disse...

está ficando velho???
com quantos anos se fica velho? segundo a lei com 60, mas eu penso que pra ser considerado velho, tem que ter uns 90...
isso é só opinião.
hehehhe
cuidado.

Luby disse...

Vai passar o bastão é ???

Luby disse...

tem gente que vai ficar com ciumes com esta declaração do Felipe...

Fernando Portilho disse...

Felipe,
Segundo o Marco Antonio da Skill Emblemas, as maçanetas 69/72estarão disponíveis para a venda em Lindóia.
Nem sempre os prazos dados pelo Marco são cumpridos, porém a qualidade é indiscutível.
Vamos torcer para que desta vez possamos leva-las pra casa.
Abraço, Fernando Portilho

Felipe Nicoliello disse...

Fernando,
Ouço essa do Marco há cinco anos.
O João dos Puma do Rio de Janeiro está fabricando, o ano passado ele colocou em Lindóia, não sei esse ano vai estar lá, mas quem quiser eu passo o e-mail dele.

Fernando Portilho disse...

Felipe,
As maçanetas do João passam por seu crivo?
O padrão de exigência do Puma Classic, aprova a qualidade?
Em caso afirmativo, eu quero o e-mail.
Abraço, Fernando Portilho

Luis Alberto disse...

Bom dia Felipe
Tenho 2 pumas 1972 reformando e precisaria do Email do Joa dos Pumas estou a procura de maçanetas do Fissore.
Se vc pudessem ajudar
Abraco
Luis Alberto