sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Lanternas traseiras Puma GT 1968 a 1969 (2)

Falamos de lanternas traseira de diversos Puma aqui. Mas depois de ver tantos GT com lanternas em diferentes lugares surgiu uma grande dúvida quanto o posicionamento correto das lanternas em relação a carroceria, especificamente nos modelos GT 1968 e 1969, que utilizavam a base do modelo do Chevrolet C-1416. A base porque no Chevrolet era dianteira sendo lentes brancas ou amarelas, com apenas uma lâmpada e no Puma a lente era vermelha com duas lâmpadas. Já faz tempo que estou tentando conseguir as medidas sem sucesso. Até que tive uma ideia e com a ajuda do meu amigo Marco Rinaldi, baseado em uma foto de época - que aqui foi publicada no Feras e Gatas - ele desenhou em Autocad e conseguiu as medidas muito próximas do original. Se houver diferenças serão de no máximo 2 milímetros. Então está aí para todos verificarem e se necessário corrigirem as lanternas de seus Puma. Como muitos podem não entender o grafismo de medição utilizado em desenho arquitetônico, coloquei as medidas de uma forma mais clara e fácil entendimento. Lembrem que a base para a medida da lanterna foi tomada o centro dela no comprimento e na altura, porque ela é arredondada.

15 comentários:

smarca disse...

Uma dúvida: se nos GM a lanterna utilizava 1 lâmpada e nos Puma 2 lâmpadas, a base é a mesma?

Ou, em outras palavras, a base é também da GM que tinha local para 2 lâmpadas mas somente utilizava 1 lâmpada ou a base é exclusiva da Puma?

Se for a segunda opção, era de algum carro em especial ou era fabricação exclusiva para a Puma?

Luby disse...

Beleza mestre Felipe, vou conferir a da minha 69 e procurar coloca-la dentro do padrão...

Fernando Portilho disse...

Olá Felipe,
O Claude me enviou as fotos do Puma do Dinho para fazermos o que você já havia feito.
Em relação ao GT 69 as informações parecem estar completas.

Leo Gaúcho disse...

Exelente, no meu ainda ha tempo para as correçõs, mas só vou corrigir quando restaurar, e isso vai demorar um pouquinho!

Leo Gaúcho disse...

Em tempo, acredito que ainda faltou uma medida:do limite do capô, até o limite da lanterna na parte interna.

Fernando Portilho disse...

Léo.
A medida em cm, do limite do capô até a borda interna da lanterna é 8,6 cm.
Como a lanterna mede 22,60 cm correspone a 37,9% de sua extensão.
Abraço, Fernando.

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Fui pesquisar e as lanternas utilizadas no Chevrolet eram de uma lâmpada, portanto a caixa metálica da lanterna era exclusiva Puma, até que se provem o contrário, porque pode haver algum modelo na linha Chevrolet que talvez use duas lâmpadas. Olhe no catalogo de peças e verá o desenho com a caixa para duas lâmpadas.

Fernando,
Eu havia pedido as fotos para o Dinho Amaral para fazer esse trabalho. Um dia o Dinho peediu para o Claude fotografar e me mandar, só que o Claude não sabia para que fim e tirou várias fotos, mas nenhuma chapada da traseira inteira. E todas tinham problema de ângulo, podendo criar distorções e consequetemente medidas erradas. Aí lembrei dessa foto e pedi ao Marco fazer o trabalho em cad, só que desenhou como um arquiteto e o outro arquiteto conferiu e entendeu, esquecendo que nem todas aqui poderiam entender. Aí fiz um novo desenho com as medidas de fácil entendimento.

Léo,
Estavam lá no desenho, mas você foi um dos que não entendeu, acredito que agora ficou mais claro.

Fernando,
Não é esse medida.

Leo Gaúcho disse...

Ops!!!Desculpem aí!!!Não havia reparado!Obrigado!

Fernando Portilho disse...

Felipe, é por essa e outras que você continua sendo nosso "Mestre".
Quanto a lanterna, existe uma lente específica para duas lâmpadas, eu tenho um par que consegui no norte de Minas numa lojinha "chinfrin" portanto não deve ser exclusiva Puma.
Vou fotografar e mandar, deduzo que deva haver a base para dois bocais.
Abraço, Fernando.

Anônimo disse...

Pela perfeição do acabamento deve ser desenho do 'Mestre PS':

- "Como tb acontecia nos desenhos do grande 'Walter Brito' o original já tinha grande dimensão e perfeição!"

Ao ser reduzido ...esta perfeição ia p/o lado da excelência.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Observar q nos 'anos 74/75' ainda tratávamos do:

- "Catálogo de Peças ...de modelos mais antigos!"

(Ronaldo)

Anônimo disse...

A lanterna dianteira da Veraneio sempre teve apenas uma lâmpada (de dois filamentos) desde 1964 até 1988. E tanto a lâmpada quanto a lente sempre foram brancas. Jamais existiu lanterna de duas lâmpadas na linha da Veraneio. Jamais.

Felipe Nicoliello disse...

Anonimo,
Acho que vc não leu o texto que escrevi, leia atentamente e verá que falo: "utilizavam a base do modelo do Chevrolet C-1416. A base porque no Chevrolet era dianteira sendo lentes brancas ou amarelas, com apenas uma lâmpada e no Puma a lente era vermelha com duas lâmpadas."
Portanto, somente o desenho da lente (já que a cor no Puma era vermelha), o friso, o tamanho, borracha são iguais do Chevrolet Veraneio, C-14 e caminhão C-60. O corpo refletivo tinha uma pequena diferença para encaixe de duas lâmpadas. Quanto a lâmpada dos Chevrolet serem dois filamentos, eu teenho minha dúvida, pq nos automóveis americanos era comum fazerem a divisão na chave de seta, ou seja, a lâmpada era um filamento, mas com duas utilizações, lanterna e seta, quando acionada a seta, a chave desta desligava a lanterna somente daquela lanterna e passava a piscar (a do outro lado continuava acessa como lanterna). Não tenho certeza se nesses modelos Chevrolet eram assim, mas tb não vou pesquisar pq pouco importa para a nação Puma.

Anônimo disse...

Sou o anônimo de 11 de dezembro de 2011 01:30, e venho dizer que quanto à lente, concordo com a questão da cor. E havia lido o seu texto, certamente. Se eu não tivesse lido, não estaria comentando acerca do referido assunto (a lanterna do Puma). Escrevi isso não para contestar, mas apenas para acrescentar informações, talvez inúteis por se tratarem de veículos Chevrolet, mas de alguma forma ligadas à lanterna do Puma. Quanto à lâmpada, era sim de dois filamentos, pois a Veraneio era brasileira e não americana. Concordo e entendo com a questão da "base" da lanterna que o senhor citou, pois é algo claramente notável. Desejo boa sorte à "nação Puma", e que a mesma possa vir a receber comentários de nações distintas de forma um pouco mais amistosa.

Felipe Nicoliello disse...

Infelizmente caro anônimo, os comentários que as pessoas não se identificam, na maioria das vezes são maldosos. E para tal sempre tenho resposta na ponta da língua.
Não sei porque esse estigma de não escrever o nome, não tendo o e-mail, ninguém vai achar do mesmo jeito.
Quanto a ser amistoso, o seu "jamais" duas vezes em seu texto anterior, induz o leitor achar que a matéria tem algo errado, quando não tem. Isso eu não admito, seja quem for, mesmo com identificação, quem dirá anônimo.