terça-feira, 21 de setembro de 2010

Puma de amigo - GTS 1980 vermelho

O Puma GTS 1980 do meu amigo Carlos Tatu de São Paulo é um dos melhores Puma deste modelo e ano que já vi. O carro tem quilometragem baixa, bem conservado e em sua restauração os critérios originais e de boa qualidade foram respeitados.
O Puma é quase todo original, apenas mínimos detalhes, como a pintura do miolo das rodas em cinza ao invés de preto, deixam a originalidade. O Tatu cansa de ouvir isso de mim, até o dia em que vai pintar as rodas.
O alinhamento da carroceria é exemplar, mostrando que não foi judiado e nem batido.
Os detalhes são perfeitos, como as lanternas laterais - que eram do Alfa Romeo - na posição correta.
As lanternas traseiras bicolores (toda vermelha e branco na luz de ré) são originais.
As lanternas no detalhe...
Os emblemas também respeitam a originalidade, em preto (1979 a 1984) ao invés dos cromados (1970 a 1978).
O mais incrível são os espelhos retrovisores "raquete" originais, fabricados pela Metagal, em muito bom estado de conservação, ainda são durinhos para movimentar.
Por dentro também orgulha seu dono.
Bancos restaurados exatamente como os originais...
...Com os cintos de segurança Puma.
As maçanetas de vidro oriundas da linha Chevrolet Opala e Chevette e as maçanetas da porta do VW Brasília, tudo perfeitamente correto.
A trava das portas, exclusiva dos modelos conversíveis de 1976 2a. série em diante, ainda exibe um restinho do adeviso 30 anos depois.
O console original para esse ano.
Com o cinzeiro de inox da linha VW (Fusca).
O volante, os interruptores em formato de tecla e a chave de seta em três alavancas, que vieram a partir do modelo 1979.
Também os instrumentos com o grafismo lançado em 1979.
Além dos instrumentos de combustível, pressão e temperatura do óleo, vemos também os três botões, dois da abertura do ar interno e o central do acendedor de cigarros.
Junto com o novo painel de 1979, a tampa do porta-luvas também mudou. Nesse GTS ainda está intacta, com o puxador e presa através de velcro. Na época muitos proprietários reclamaram desse fecho e pediram a substituição para a Puma, que atendia o pedido de todos os proprietários que reclamassem, assim como o painel injetado, também de 1979, a Puma trocava pelo revestido àqueles que solicitassem . Como dizem os nossos amigos Ronaldo Brochado e Paulo Sérgio (PS) engenheiros da fabrica, era o recall silencioso da Puma.
O motor é um dos itens que mais houve alterações, os filtros de ar; distribuidor, acionamento dos carburadores e capa cromada da bobina. A cor da caixa de ar (dog house) está correta para o ano, em preto brilhante a partir de 1979.
No porta-malas tudo normal, como a maioria dos Puma restaurados.
A plaqueta de identificação que nem mostra a ação do tempo.
O Puma pertence a coleção do Puma Clube para a placa preta. Um dos melhores em pontuação total, atingindo a excelente marca dos 94 pontos dentro dos 100 possíveis.

21 comentários:

@MarceloSCamara disse...

Belíssimo.

Mauricio Morais disse...

Belíssimo, mesmo, parabéns.

smarca disse...

Muito bonito esse Puma!

Gozado, com essas rodas a cor deveria ser preta com os gomos retos polidos, mas acho mais bonito o cinza como está.

E com as rodas do meu GTS 78 a cor deveria ser cinza com os gomos arredondados pintados, mas acho mais bonito o preto como está, hehehe.

Não sabia desse recall branco da Puma em relação à troca do painel injetado pelo antigo até 78 (que na minha opinião faz uma diferença muito grande no acabamento geral do carro) e nem tampouco à tampa do porta-luvas com o fecho dos GM Opala/Chevette.

Quando estaciono meu carro, tiro a frente destacável do CD player, o pencrive, o CR do aparelho e o CR do portão de casa, coloco tudo no porta-luvas e tranco com chave.

Se o porta-luvas não tiver chave e for de velcro, não saberia o que fazer com esses apetrechos a não ser leva-los comigo.

Teria sido uma tentativa de barateamento de produção por parte da Puma na época?

Assim como os cromados que acabaram virando preto, mas neste caso talvez por uma tendência também.

Luby disse...

Belissimo, parabens ao tatu.

Fernando Portilho disse...

Muito bonito.
Acho que este tipo de postagem termina por motivar restauradores a manter a originalidade.
Abraço, Fernando.

EGO's disse...

Fantástico! Qu jóia!! Os bancos são um item a parte, estão perfeitos denotando a baixa Kilometragem.

Felipe Nicoliello disse...

E isso vocês não viram o Puma pessoalmente, é melhor ainda.

Sandro,
Exatamente esta a reclamação de muitos proprietários que viam no porta-luvas, um cofre dentro do carro.
Não foi propriamente um barateamento, mas a substituição pelo painel injetado trouxe rapidez de fabricação, além de ser mais barato. Com isso o fecho do porta-luvas teve que ser eliminado, porque a tampa não suportaria essa fechadura. A tampa antiga era de fibra de vidro e a nova desse material plástico, sei lá o nome.
Quanto aos cromados darem lugar ao preto fosco era pura tendência européia, vinda principalmente dos Porsche.

Tatu disse...

Felipe, parabéns pela matéria e pelas fotos, ficaram show, exaltaram bem os detalhes desse belo exemplar, vou completar com 2 detalhes que vc acabou nem comentando, ele possui ainda o assoalho original com o número do chassi gravado nele, aquele que fica atrás do banco do carona, outro detalhe é o estepe ainda original o famoso CINTURATO CN36 da Pirelli muito bem conservado e em boas condições.

EGO's disse...

Um detalhe que jamais vi em um Puma foi as argolas nas presilhas do tanque de gasolina, são originais? Para que servem?

carlos alberto torres disse...

Olá Felipe,
Pertinente a observação em relação a pintura do miolo das rodas. Na Spyder 71 era cinza ou preto ?
Abraços,
Carlos

Anônimo disse...

PARABÉNS PELAS FOTOS FICARAM LINDAS, ADOREI O BLOG, O CARRO DO C@RLO$ "TATU" É REALMENTE LINDO. MERECE OS MÉRITOS. PARABÉNS AMOR! VC MERECE!!Fantástico! SHOW DE CARRO!! TEAMO LINDINHO! BJUS NO S2
ABRAÇOS A TODOS

TELMA disse...

AS FOTOS MOSTRAM EM DETALHES A PERFEIÇÃO DESSA PUMA. MUUITO BOM MESSMO.FIQUEI TÃO ORGULHOSA DE VC C@RLO$.. E PARABÉNS AO BLOG. PERFEITO!!SENSACIONAL!!

TELMA disse...

OPS!! FALTOU DIZER - ele possui ainda o assoalho original com o número do chassi gravado nele, aquele que fica atrás do banco do carona, outro detalhe é o estepe ainda original o famoso CINTURATO CN36 da Pirelli muito bem conservado e em boas condições.:D
:p

Anônimo disse...

Esse Puma vermelho do Tatu é bastante bom. Mas o legal mesmo é o outro, branco, que é bem malvado. Não estou falando de um que tem motor Chevrolet e sim do OUTRO. He he he...

Esses que tem motor Chevrolet servem bem para passear em linha reta com o ar condicionado ligado. Não faço segredo disso nem para os donos.

Mas os que tem capota fechada de fibra e o barulhento motorzinho desenhado pelo Sr. Porsche são muito legais.

Aliás, o carrinho malvado do Tatu tá devendo uma visita a uma certa garagem para uma fuçadinha básica.

Irineu

Felipe Nicoliello disse...

Edson, (EGO'S)
As argolas que se refere não são argolas e sim chapas de passagem (aruelas) dos parafusos de fixação do tanque, originais VW dos anos 80. Antes elas eram quadradas.

Glauber Facão Acquati disse...

Tenho um puminha 1980 que dá dó, perto desse... mas o post valeu porque pelo menos eu pude ver o que no meu carro está original, e até que não é pouca coisa... Valeu, Felipe!

Glauber Facão Acquati disse...

Felipe, deixe eu fazer duas perguntas aqui... estou restaurando um Puma 1980 igual a esse, acabo de achar um volante original mas ele tem o símbolo da puma, em vez do logo escrito puma. Isso está correto?

Outra coisa: se houve troca de motor do carro (novo número), mas o motor é regular e com alto índice de originalidade, é possível, ainda assim, obter placa preta?

Um abraço!

Felipe Nicoliello disse...

Glauber,
O número de motor importa mais para o departamento de transito, aliás o n° existe para controle de fabricação da montadora e aproveitaram para usar contra roubos.
Para a placa preta o que importa é o motor original, mesmo que este tenha sido substituído por outro, desde igual.

Anônimo disse...

A pintura dessas rodas originais nunca foram pretas mais sim na cor GRAFITE

Anônimo disse...

Eu tive um puma desse 1980 0km, mais o meu era fechado era um GTE,comprado aqui no rio na vw Real, o carro vinha com as rodas polidas e pintadas de grafite bem escuro e o vermelho era o monte carlo.

lenilson jose disse...

Bom dia realmente o puma está impecável,só não concordo com este enorme alto falante de 6/9 embaixo do painel completamente desfocado desculpe a sinceridade mas está horrível.