sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Puma - Paixão Pura

Por Kleber Pizolato
Sou paulistano, militar da Marinha, amante dos carros (ainda bem que minha esposa concorda em me dividir um pouco), a paixão especial sempre foi pelo Lamborghini Miura (também é um dos preferidos do Felipe) e pelos Porsche 911, ambos impraticáveis de serem possuídos no Brasil pelo altíssimo custo (para um militar rsrs)... Assim, a cerca de um ano tive a oportunidade de fazer meu mestrado nos EUA e agarrei com unhas e dentes, pois sabia que seria "a chance". Minha história com Pumas é antiga embora eu tenha menos idade que a média do pessoal (35)... As coisas começaram com meu pai que tinha um Karmann Ghia, depois comprou um Puma e por acaso acabei ficando com o Puma dele, quando vendi tudo para comprar um apartamento. Foi paixão pura, juntou a silhueta próxima do Lamborghini com a mecânica a ar próxima a dos Porsche e o preço acessível... Depois fui aprimorando, comprando modelos melhores, mais originais, e meu último foi um GTS monocromático, igual ao do Ricardo Gurgel a exceção da capota. Acabei vendendo, pois ficava muito parado por falta de tempo (a carreira militar toma todo o tempo e sendo da Marinha as viagens são inevitáveis) e porque fico mais de dois anos nos EUA. Aqui nos EUA realmente antigomobilismo é coisa séria, na cidade em que moro e vizinhanças é muito comum que as pessoas tenham um terceiro carro (clássico ou superesportivo)... Um paraíso... Sair fim de semana é como estar em um evento... Desde Ferraris Itália até Ford T... Como um evento daqui (Concorso Italiano):
Além de termos uma semana dedicada aos veículos clássicos / esportivos em agosto... Também pude matar meu desejo de comprar um 911 (a ar lógico!), pois ele é tudo o que eu sempre desejei que o meu Puma fosse... rs rs
Vejo colegas reclamando da mecânica a ar, tentando substituir o motor boxer por motor AP... Enfim, mudar a natureza dos Pumas. Tem outros que reclamam da altura do carro, espaço interno, etc., acho que nunca entraram num Lamborguini (rs). E o acabamento dos Pumas da década de 60 início de 70, não deve em nada aos Porsche 911/912 que conheço...
Aqui temos muitos 356 e 912, com motorzinhos parecidos com nossas feras brasileiras e que são verdadeiros diabinhos na estrada.
Grande abraço, bom fim de semana a todos. Kleber Pizolato'

5 comentários:

EGO's disse...

Ótimas fotos! Gostei do 911 vermelho, meu sonho de consumo!

EGO's disse...

Corrigindo ..Porsche 912!

samuelfamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
samuelfamorim disse...

Sempre li que a Puma tubarão tinha seu desenho inspirado no Lamborghini Miura. Desde sites e blogs a revistas especializadas. Porem a excepção da janela da porta, não vejo outra semelhança. Fato oposto pode se constatar se comparada com a Ferrari 275 tanto a GTB/4 como a Alloy dos anos 1965 a 1968. Para mim, são irmãs quase gêmeas.

Felipe Nicoliello disse...

Samueel,

Se você ver o Puma ao lado do Miura, verá que tem muitas diferenças de altura, largura e comprimento. Mas seus traços são similares, veja em:
http://www.pumaclassic.com.br/2008/09/escola-italiana-2.html.

O Ferrai 275 está mais para o Puma GT DKW, o estilo daquela época, onde muitos carros esportivos acompanharam essas linhas.