sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Console Puma GTE/GTS 1971 a 1976 1a. série

Falei aqui do primeiro console Puma lançado no modelo GTE em 1970. Agora vamos falar dos consoles que vieram depois. Talvez em meados de 1971, não se pode precisar a data correta, a Puma modificou o console de seus modelos. Agora mais fino e delicado, dando-lhe um aspecto mais charmoso e luxuoso. Esse console era feito em fibra de vidro, com acabamento corrugado, parecendo o corrugado do vinil que reveste o painel desses Puma. Mas não ainda falarmos somente deste console, porque o modelo que veio a partir de 1973 é muito parecido, podendo ser confundido. Então preparei um comparativo. As mudanças começam pela dimensão, que no 71/72 é mais largo que no 73/76, imperceptível a olho nu, principalmente para os leigos. Outras diferenças são o porta-objetos e a parte superior (cabeça) que liga a parte inferior (túnel) do console. No modelo 71/72 a "cabeça" tinha um desenho levemente diferente além de ter uma placa de madeira com acabamento imitando jacarandá, idêntica ao do painel. Alguns retiravam essa placa para a instalação de instrumentos complementares, já que o modelo até 1972 só vinham com conta-giros, velocímetro e marcador de combustível.
O console 73/76 não tinha mais essa madeira, pois o painel era todo de fibra corrugada como o console. Abaixo vemos o console desmontado e suas peças. O apoio de braço era revestido de vinil igual a cobertura do painel, assim como a tampinha do freio de mão e acabamento da alavanca de câmbio. A tampa do porta -luvas na parte interna e o "chão" deste eram revestidos de carpete comum.
No console 71/72 são as mesmas peças que desmontam porém não são intercambiáveis por serem de dimensões diferentes. O revestimento era igual com uma única diferença, no porta-objetos do console 71/72 era revestido também de carpete comum, abolido no 73/76.
Console 71/72.
Console 73/76.
A maior diferença está na "cabeça", além da madeira existe abaixo dela uma cavidade que no modelo 73/76 não existe.
Nessa foto do modelo 73/76 existe o buraco do rádio, mas não vinha furado, era uma placa só.
Aqui reparamos bem a diferença do porta-objetos, abaixo do 71/72...
... E do 73/76.
Futuramente falaremos do console 1976 2a. série.

3 comentários:

Luby disse...

Mandou bem.....

Luby disse...

Só faltando agora um post sobre os coletores..

ps. não esqueci não ok..rsrsrsrs

Luby disse...

Nada a haver.... tivemos o prazer hoje de fumar uma cigarilha junto com o nosso amigo holandes(aqule pumeiro ) eu e o berlineta pois ele se encontra aqui no Brasil, creio que p Cesar vai colocar umas fotos que eu tive o prazer de tirar, meu irmão um grande abraço.