"Este caminhão estava hoje de manhã aqui no Condomínio. A mecânica parece Agralle. Pergunto aos universitários:
É original ou foi transformado em cabine dupla?
Foi feito pela Puma ou pela Alfa Metais?
Abraços virtuais -- Cesar Costa"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitvjAxOi4eB9navGt06NbIPjdI3z8_ngbiiBm3d6U8nL_eqCzX5XLQwld-UscX6LRnBjw3dQZ7yrLE2CKfdGtZPm4whOqcpDSQqyqOfI7uvhPjojFItXZDuNH5LOzvZNbUycOzE0hMIDg/s400/Caminh%C3%A3o_Puma_7.900CD-foto_Cesar_Costa-1a.jpg)
Vamos a resposta: É um autêntico caminhão Puma 7900 CD fabricado na Alfa Metais em meados dos anos 90. A Puma lançou seu primeiro caminhão leve (até 4.000 kg) em 1978, projeto do nosso amigo Ronaldo de Almeida Brochado, utilizando chassi próprio e motor MWM ou Perkins. Quando a fabrica foi comprada pela Araucária, esta não fabricou caminhão. A partir da venda da Araucária para o Grupo Alfa Metais, sua subsidiária Alfa Metais Veículos começou a fabricação do Puma 4.T. Logo após lançou o Puma 914, que nada mais era que o 4.T com pequenas modificações. Alguns anos e o realmente novo 7.900 foi para as ruas, com inúmeras modificações, inclusive mecânica. Repare que na cabine dupla, a porta traseira do 7900 deixou de ser idêntica a dianteira, que nos modelos anteriores, como o Ronaldo já nos contou, era para baratear a produção e se tivesse que fazer um molde em estampo de chapa, um modelo único viabilizaria mais que dois ou três moldes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4WatV4YA7yGeV-AAs24qB3SPrISyKTSrKtPeiSF_c9iAQu1fCZjEhLKj8J72lw2661rVWy2od88RCfNAj23LRuWXZHQNVXUfROZKbmd1AluVbXCEs9OO4fOuyx1Jygrn5Q_PtTHQK2kc/s400/Caminh%C3%A3o_Puma_7900_1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizWOx26nUNpbxMFrStFA6Y0ejy5R9RYnYxIFD68BrSDgwoxQmvGxE-YB6XkpON45YiiRnPYr7HYdc2HVz7L5A-Bm5rhC6sG-sYI08AX7VlXoKz3gR_Yzm7FoVES41qydBVzL6RGfKwt1w/s400/Caminh%C3%A3o_Puma_7900_2.jpg)
Catalogo gentilmente cedido por Rubens Rossato da Master Fibras, Curitiba-PR.
3 comentários:
Felipe,
Já foi pra ti o folder q recebí em 1996 qdo estive lá na Alfa Metais:
- Tb destaquei a 'placa promocional dos Caminhões Puma'!
Abçs,
Ronaldo
E um detalhe curioso, SEGUNDO O ROSSATTO, nos documentos não estava escrito cabine dupla, a identificação se dava na numeração do chassi, que iniciava com as letras CD (cabine dupla).
Obrigado Ronaldo,
Vc sempre me surpreendendo.
Postar um comentário