quarta-feira, 3 de junho de 2009

Console Puma 1970 / 1971

O primeiro console Puma nasceu com o lançamento do Puma GTE 1970, até então os veículos não dispunham desse equipamento. Visando o mercado externo, mais exigente que o nacional, a Puma equipou seu modelo GT com diversos acessórios para atender esse público, como console central com porta-luvas, apoio de cabeças, excelente revestimento dos bancos, lanternas traseiras com luz de ré, sistema de aeração interna, pisca-alerta, lavador do para-brisa, circuito duplo de freio e acendedor de cigarros. Mas continuava com um carpete e tapetes de baixa qualidade.
Esse console foi utilizado no GTE 1970 e nos primeiros veículos de 1971. No Puma GTE Spyder o console só vigorou nas primeiras unidades fabricadas, sendo substituído por outro modelo, que foi até 1972 e ainda será alvo de publicação.
O console era feito de fibra de vidro com acabamento corrugado, imitando o vinil que vinha em cima do painel. Na cabeça do console existia uma placa de madeira tipo jacarandá igual a do painel. Ao lado um porta-luvas com boa capacidade, mas de difícil acesso ao motorista. O porta-objetos existente no final do console era grande e um pouco desproporcional, sendo que no modelo posterior esse aspecto foi corrigido.
A parte que fica encima da alavanca do freio de mão, não tinha nenhum revestimento nas bordas (a tampinha revestida de tecido igual do centro dos bancos, não abrangia os cantos), sendo descômodo para o apoio de braço, também corrigido no console posterior.
A fotomontagem abaixo mostra a "cabeça" do console com a madeira jacarandá. Ao lado a tampa do porta-luvas.
A foto abaixo de um GTE 1970 descoberto em 2005, pelo meu amigo Wagner Classer em Juiz de Fora-MG, que nem chegou a restaurá-lo, vendendo para uma pessoa de Brasília.

6 comentários:

Dinho Amaral disse...

o meu console em volta do jacarandá tem um friso que nem o do painel , o meu cinzeiro é o cromado e não pintado de preto...o resto é igual.... mas meu pai teve um outro 72 que no lugar do jacarandá veio o auto falante...

vai no meu fotolog que eu podei a foto do 72...

Dinho Amaral disse...

esqueci...debaixo do jacarandá no lado esquerdo tem o acendedor de cigarro... no meu tem e se ampliar a foto do verde tem tambem...

Felipe Nicoliello disse...

Dinho,
Juro que nunca vi com esse friso, mas deve ficar bonito, dando um requinte ao carro. O cinzeiro era pintado de preto desde o começo, será que não descascou? O acendedor de cigarros era item muito útil antigamente, hoje nem tanto. Os primeiros ficava a resistencia em primeiro plano e qdo em brasa, muitas pessoas se queimaram ao apontar para o cigarro, errar e acertar a testa. Verdade! Depois fizeram uma capa cromada, deixando a resistência interna, menos mal.

branquinho disse...

Felipe,
Você conhece alguém que ainda fabrique estes consoles? Queria um desses pra mim...
Abraços

Gonçalves disse...

Tive um Puma GTE 1976 nos anos 80 restaurei ele em 1986 na época comprei um console do VW SP2 completo em um ferro velho depois de limpo montei no GTE encaixou como um luva, a altura do final do painél até o assoalho é exatamente a mesma e os limites são identicos inclusive o prolongamento que envolve o freio de mão parece que foi feito para o Puma.

Felipe Nicoliello disse...

Branquinho,
Esse console eu fotografei de um colecionador, e acho difícil alguém ter, pq o molde não custa barato e só são para Puma GTE de 1970 e alguns GTE e GTE Spyder de 1971, pq nesse mesmo ano saiu outro console, mais parecido com o console do 73. Esses dois modelos de consoles, do 71 a 72 e os de 73 a 75, eu fabrico. Qualquer coisa escreva: felipe@pumaclube.com.br