segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Som - Auto-rádios modelos até 1969

Para aqueles que querem saber o que se utilizava no Brasil até o final dos anos 60, aí estão as fotos dos auto-rádios (assim chamados) existentes no mercado até início de 1970 e fabricados no Brasil. Rádios com OM (ondas médias, atual AM) e OC (ondas curtas). Essas OC pegavam estações de rádios de outros Estados do Brasil, claro que mais fácil a noite, quando o céu estava menos congestionado de ondas, mas quem viajava muito por esse "interiorzão" tinha que ter as OC para pegar alguma estação de rádio. FM (frequência modulada) nem se cogitava no assunto, ela existia para assinantes, que compravam o aparelho, pagavam mensalidade e colocavam em ambientes comerciais, como restaurantes, para ouvir músicas clássicas ou música ambiente. Só existia uma ou duas estações de rádio FM tocando apenas músicas, sem comerciais.
Toca-fitas, só mesmo aqueles trambolhos de cartucho, caros, grandes e desajeitados, mas com uma fidelidade de som muito boa. Os cartuchos também eram caros. As primeiras tentativas da fita cassete foi a adaptação dos aparelhos caseiros para uso em automóvel, como o National da propaganda abaixo veiculada em dezembro de 1969.
O problema que esses aparelhos sofriam com as trepidações das nossa ruas e estradas, ocasionando muitos defeitos, afinal não foram projetados para essa utilização.

6 comentários:

Dr. JMM disse...

tou precisando de um radio desse pro meu gt 68...

CLAUDE fONDEVILLE disse...

O que você relata acima está certíssimo. Lembro quando meus pais tinham uma casa em Cabo Frio na década de 60 eu na viagem de ida ou de volta no meu DKW sintonizava OC para escutar uma estação do Rio ou de São Paulo.


Neste carro mesmo cheguei a ter um Motoradio 3 faixas, um Toca disco Philips trocado depois por um toca cartucho de 8 pistas e ainda por cima uma pequena televisão Sony , preto e branco é claro, com tela de 4 ".

Hoje em dia, quando vejo um radio antigo de carro não resisto, compro e reformo inteiramente ele. Atualmente devo ter uns 100 radios e toca-fitas, são Blaupunkt, Philips, Bosch , Mitsubishi, etc.. Minha filha brinca comigo dizendo que se um dia a policia entrar aqui em casa vai pensar que sou ladrão de radio de carro !!!
A turma do Puma e do veteram aqui do Rio volta e meia me pede um de época para seus veterans cars.

Afonso disse...

Com certeza,esses rádios contam uma história de uma época,eu mesmo coleciono vários modelos.

Afonso disse...

Felipe teria como colocar os modelos e marcas dos rádios, numerando-os, pois nao consigo ler .
Obrigado.

Felipe Nicoliello disse...

Afonso,
Melhorou?
O que eu não faço por vocês...

Afonso disse...

Felipe Nicolielo , Muito obrigado, você é sem sombra de dúvida... incomparável.
Afonso.