terça-feira, 8 de novembro de 2011

Restauração - GTE 1972 laranja

Esse GTE 1972 é do meu amigo e sócio do Puma Clube Marcos Homem, de Goiânia-GO. Ele vai começar a restauração do carro, que até está em bom estado, mas o principal é que mantém muitas características originais, diminuindo o trabalho e a chance de errar. Mas como ele quer deixá-lo bem próximo do 100% de originalidade, ele me pediu ajuda. Depois de pronto garanto que valerá uma pequena fortuna e ninguém irá contestar.Vamos acompanhar essa restauração de perto e todas evoluções serão publicadas.
Faltam os frisos do vigia, as dobradiças bicudas e as rodas originais.
A carroceria parece bem alinhada, mas será conferida.
O interior é o local com mais trabalho a ser feito. A madeira hoje mogno ou algo parecido, deverá ser substituída pela imitação de jacarandá. Também serão colocados os botões originais. Os instrumentos ainda são originais, para certas pessoas que não conhece esse detalhe, observe atentamente para conhecer. O volante de três raios com rasgos nas hastes, curvatura na parte superior delas e com 320 mm é original apenas do 1972. Será revestido novamente.
O console é original, mas será avaliada as condições. Falta a parte superior (cabeça), que deverá ser incluída.Os bancos, apesar de estar em bom estado, não são originais, outro item a ser substituído.
A traseira está em ordem não necessitando de reparos, apenas acabamento de superfície. Falta a soleira do motor em alumínio, que talvez um amigo consiga desenvolver, ele está tentando.
Na frente as bolhas dos faróis e seus encaixes não existem mais, mas serão refeitos. Quanto as lanternas dianteiras, que no 1972 seriam as de Corcel, em alguns casos podem ser as de Fissore. Explico, as mudanças nunca são exatamente no primeiro dia do ano, portanto pode haver alguns GTE e GTE Spider 1972 sem as lanternas de Corcel. Para isso deve haver uma investigação da fibra no local onde seria a lanterna e obter o Certificado de Registro com o Rossato para ver a data de fabricação.
Outro detalhe das diferenças entre os modelos 1972 são as saídas de ar da parte baixa do motor, no painel traseiro, que no 1971 tinha rasgos largos, como nos 1969. Depois em 1972 passou a contar com rasgos mais estreitos. Nesse caso, os rasgos são como na carroceria do 1971. Por isso merce investigação.
Essas coisas sim valem o espaço do Puma Classic e não aquelas coisas "jambradas" que geralmente estão à venda., por isso estão vendendo.

15 comentários:

sandrogte disse...

Felipeeeeeeee eo espartanooooooo??????

Acacio disse...

Felipe,
Estou comprando um gts 74 e preciso de seu apoio para concretizar a compra, pois não quero levar pra casa lebre no lugar de felino; favor, responda meu email ou gentileza, entre em contato: prestesmoura@hotmail.com.
Abraço e obrigado pela ajuda.

Sergio Campos disse...

Felipe, uma duvida: As rodas "Cruz de Malta" nao eram oferecidas como opcionais já em 72? Abs!

Comandante. disse...

Caro mestre Felipe,
Saudações antigomobilísticas. Encontro-me nos Estados Unidos e como de hábito, onde eu esteja consigo um tempinho para visitar o Puma Classic. Élamentável ver que esse espaço tão importante para o antigomobilismo que você sabiamente mantém e conduz, ser alvo de bobagens, infantilidades e pseudo-críticas. Na verdade, sabedoria não se herda, se adquire no caminho espinhoso da experiência. Só atiramos pedras em árvores que dão frutos, portanto, repito mais uma vez...." os cães ladram e a caravana passa...." continue assim amigo, parabéns pelo seu trabalho, o futuro, com certeza será melhor se o passado não for esquecido.
Até a volta.
Comte.

Neuri disse...

Nossa! Tem tudo pra ficar um carro maravilhoso.

Luby disse...

Belissimo exemplar felipe, creio que o mais dificil seja encontrar a soleira de aluminio do motor procurei uma por uns 3 anos ..
abs
Helio Mendonça

Felipe Nicoliello disse...

Sandro do Coupê,
Está parado, falta de interesse do clube.

Acácio,
Não recebi seu e-mail. Faz bem vou lhe escrever.

Sergio,
Que bom que vc está participando dos comentários, gosto de ouvir pessoas que realmente tem capacidade e conhecimento, como muitos de nossos amigos que já participam.
Não, a roda Cruz de Malta foi lançada em 1973 junto com a carroceria nova. Em 1972 nem a Scorro tinha esse modelo de roda.

Heriberto,
Obrigado pelas gentis palavras, ótimo retorno e veja se não acha um Puma aí no dia a dia para fotografar.

Neuri,
Por isso publiquei. Parabéns já está com o olho afinado.

Luby,
Eu sei, tanto que vc comprou minha reprodução em fibra para não ficar sem a soleira. Pena que a Puma só resolveu fazê-la de fibra a partir de 1973,pq poderia ter feito muito antes e não teríamos esse problema para os carros até 1972.
Mas como citei na matéria, um amigo que tb precisa, está tentando produzi-la, se der certo, falarei para todo mundo.

Comandante disse...

Mestre Felipe,
Em qualquer parte do mundo por onde ando, o olho clínico de antigomobilista está sempre em alerta, e documentando tudo.
Um PUMABRAÇO.
Heriberto.

Marcos Gagliardi disse...

Salvo engano a Atlas tinha uma soleira de alumínio do motor, e o Morello também, mas o preço lá em cima.

luiswynns disse...

engraçado Amigo Felipe tem uma foto que mostra que do lado do carona existe a bolha no farol e do lado do motorista não, eu sempre quis saber como são refeitos esses encaixe, acho que agora vou matar minha curiosidade,
ja faz um tempo que eu venho esperando uma materia desse tipo, eu to comendo o pão que o diabo amaçou na restauração do meu humilde GTE77, por isso vai ser legal acompanhar essa restauração que tem tudo pra ser tranquila, boa sorte

Anônimo disse...

ola felipe
olha se eu não me engano a soleira do motor é feita com a soleira de porta do karman guia.

Felipe Nicoliello disse...

Nada disso, a soleira era feita com um perfil fabricado pela Alcoa, muito utilizado em acabamento das escadas rolantes antigas. Isso era vendido por metro linear. A VW também usava esse perfil para a soleira do KG, só que bem mais comprida que a da Puma.
O que eu falo que a Puma poderia ter mudado antes, porque ela pegava esse perfil e cortava em um dos lados em forma arredondada para acompanhar a carroceria do Puma, que baita trabalho, pq cortar alumínio dá trabalho. Além do mais era um lugar escondido no motor. A VW não, só cortava no tamanho e instalava, além de ser em um local visível.

Leo Gaúcho disse...

O carro é muito bom, fácil de retornar.As réplicas dos bancos são fáceis de encontrar e muito boas.As bolhas estavam fixadas , mas não no ressalto que está fechado, provavelmente apenas com massa plástica.Fácil de fazer.Mais uma voltando!!!!

Helcio disse...

Felipe,

os rasgos da saida de ar da saia traseira tem medidas exatas? Algumas fotos os ragos são largos e em outros finos. Qual seria a medida certa?

abs,
Hélcio.

Felipe Nicoliello disse...

Hélcio,
Os primeiros GTE 1972 do começo do ano tinham os rasgos largos, como nos modelos até 1971, depois passaram para os rasgos finos e foram assim até o final.