terça-feira, 8 de novembro de 2011

Artigo (42) Veja 1973

No artigo de abril de 1973 da revista Veja, a matéria ressalta vários fatos importantes da história Puma, começando pela exposição Racing Car Show em Londres, onde houve uma avalanche de pedidos, mais de quinhentos, mas a Puma não poderia atendê-los em menos de um ano. Depois a ação jurídica da Ford inglesa contra a marca Puma, que perdeu porque a Puma tinha registro anterior na Inglaterra. O assunto da fotografia da matéria, a exportação de tecnologia, citando dados interessantes da negociação com a Bromer Sul Africana, para o licenciamento e transferência de moldes e tecnologia, pela quantia de 20 mil dólares. O acordo ainda previa o recebimento de 250 dólares por automóvel Puma fabricado. E hoje, será que os detentores da marca não tem esses direitos? Depois na sequência, a velha choradeira da Puma por falta de incentivos do governo e com razão, talvez se esses tivessem acontecido, hoje a Puma seria uma grande montadora. Em uma época de patriotismo, imperada pelo regime militar no Brasil, faltou aplicar aquilo que pregavam. Até a VW of America propôs a montagem do Puma nos Estados Unidos, mas para isso queria 30.000 carrocerias por ano. Sem dinheiro para investir foi obrigada a declinar da proposta.

4 comentários:

Anônimo disse...

sonhador !!!! se quisessem tomariam emprestimo e investiriam ! naquela epoca, assim como hoje, nao faltava dinheiro no mundo para ser emprestado ! isto é lenda !! nao aceitaram por outro motivo OU tampouco foram convidados formalmente...

Felipe Nicoliello disse...

Como tem idiota nessa terra.
"Para um povo que não conhece ou não acredita em sua história está fadado a cometer os mesmos erros".

Infelizmente não posso contar as histórias de bastidores, mas para os outros que nos leem, podem acreditar nesse fato. O problema que em terra de muita malandragem fica difícil o governo "emprestar" sem garantias.
Além disso, sempre existiu as "forças contrárias", as mesmas que caíram na cabeça da Gurgel.

Em 1982 a Puma conseguiu um empréstimo com os japoneses da Daihatsu, mas para qq empréstimo deve existir um fiador. No caso de grandes somas deverá existir o aval do governo, que seria o fiador da Puma. Mais uma vez o governo não confiou.

FLAVIO FAGUNDES FERREIRA disse...

quem detem a marca PUMA atualmente :? (2012)?Obrigado

Daniel Pardo disse...

Olha... eu não sou um grande conhecedor da história da Puma e nem tampouco dos carros da marca, mas conheço o suficiente para saber que, se fosse em outro país, a Puma seria uma montadora do mesmo nível de uma Maserati, por exemplo.