terça-feira, 22 de novembro de 2011

Curiosidades - Carteira para documentos

Vejam o que meu amigo Sylvio Fujioka achou: uma carteira para colocação dos documentos do veículo do Despachante Aramando Silva do bairro de Pinheiros em São Paulo. Pelo jeito é bem antiga, pois o prefixo do número de telefone ainda era de dígitos. Apesar que algumas linhas telefônicas ficaram com dois dígitos até os anos 90, mas dá para perceber que é muito antigo pela publicidade. Primeiro que aproveitava a carteira para propaganda de outros, como nesse caso a pizzaria e segundo pela própria informação do Despachante: "atrás do Mercado - estacionamento próprio para carros de passeio". A referência de outros comércios serviam ao pequeno comerciante e a informação de estacionamento próprio dava mais credibilidade e importância, sem contar que expressa que o estacionamento é para carros, portanto caminhões, nem pensar, porque deve ser pequeno. Hoje nem caminhões circulam pela cidade de São Paulo.
Não sei se lembram, mas quando o documento de circulação deixou de ser quase um cartaz, lá por meados dos anos 70, ficou do tamanho de uma identidade, chamada de licença anual. Por isso a carteira do Despachante tem aquele formato, para caber certinho a Licença anual. O IPVA ainda era uma folha grande, que dobrada em quatro partes cabia em um dos lados da carteira. Esse documento nunca foi de porte obrigatório, mas alguns policiais ainda insistiam em querer ver o documento, por isso era bom levar junto.

2 comentários:

Helcio disse...

Mais uma dúvida que eu tinha foi sanada no relato do Ricardo: o meu carro também não levou gel coat debaixo da pintura original. Na época, ainda teimei com o pintor, que disse que não tinha nada, era só a fibra pura e camada fina de massa plástica e primer, só isso.

Mesmo assim, a pintura original durou 18 anos. Daí, pra lá, ele só levou tinta por cima, até vir para a minha mão.

abraços,
Hélcio.

Alvaro disse...

Caramba Felipe! Nostalgia total esse 'boleto' para pagamento do IPVA!

Nessa época, como sou o caçula, ficava todo feliz quando meu pai e meu irmão me deixavam responsável pelo preenchimento dessa guia!

Fora que ela tinha duas ou três vias, e usava o 'jurássico' papel carbono!!!

Bons tempos!!!!

Um abraço!!

Parabéns pelo blog.

Alvaro
www.gasolinanosangue.blogspot.com