terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fora de área - Lorena RM

Na revista Quatro Rodas de dezembro de 1971, a mesma que fala dos designers brasileiros, traz também a reportagem sobre o Lorena RM, um protótipo naquele mês, que viria a ser fabricado no ano seguinte, coisa que nunca aconteceu.
Léon de Lorena já tinha deixado a fabrica do Lorena GT em 1969, passando os direitos para a Tambatajá Veículos Ltda que continuou a fabricação do antigo Lorena (veja toda história aqui). Mais tarde Léon foi convidado por Renato Melcher da Plásticos Reforçados Renato Melcher para o projeto do novo lançamento. Com design um tanto rígido e soluções interessantes, esse esportivo de quatro lugares mantinha as dimensões do chassi VW Fusca, com o mesmo entre eixos de 2400 mm. A frente com uma solução barata e bonita exibia a dupla de faróis parecida com o futuro lançamento da VW, o esportivo VW-X, mais tarde chamado de VW SP2, que foi apresentado na Feira da Indústria Alemã, na Bienal de São Paulo no Ibirapuera em fevereiro de 1971. A traseira deixava a desejar, por ter o painel grande e baixo tornando o visual pesado. A solução lateral similar ao Puma GTE, disfarçava bem o esportivo, não mostrando ser um veículo para quatro lugares, mas as pessoas que viajassem no banco traseiro deveriam se sentir excluídas da paisagem. Modificações nesse protótipo viriam segunda a matéria, mas não se sabe ao certo o que aconteceu para a não produção e seu protótipo desapareceu.
Quando o desenho cai no gosto popular, não existe barreira. E vamos concordar, Rino Malzoni, apesar de ser muito capaz naquilo que fazia, ele foi feliz demais em sua criação.
Foto Puma GT 1500 1969 de Hélio "Luby" Mendonça.

8 comentários:

Dr. JMM disse...

esse carro do Lubynho ficou espetacular. Pena que os carros do luby, são que nem orelha de freira, ninguém nunca vê...heheehhe

Eduardo Nogueira disse...

impressão minha ou as rodas do puma do Hélio são iguais as do Lorena acima ? aliás muito bonito o puma..

Felipe Nicoliello disse...

Impressão não Eduardo, são idênticas e originais Puma, as famosas rodas Bolo de Noiva da Scorro.

Mario Es disse...

Chegou a ser desenvolvida uma janela lateral para esta segunda versão do "Lorena GT 2+2" (veja http://www.webng.com/lorenagt/3-lorena-rm.htm), mas o design do carro realmente deixava muito a desejar. Particularmente prefiro a primeira versão do "2+2" (veja link acima). Produzido apenas os protótipos com paradeiro até o momento desconhecido.......

Mario Estivalet
www.webng.com/lorenagt

Luby disse...

realmente um carro bem fotogenico ..

Luby disse...

JM já comentei com vc que eu sou um cara muito timido...

Fernando Portilho disse...

Luby, qual a medida do pneu dianteiro do seu GT 1969?
O traseiro sei que é 185x70.13
Algumas pessoas me disseram que devo usar o 165, outras afirmam que a medida original é 175x70.13.
Se puder me esclarecer, agradeço.
Abraço, Fernando Portilho

Felipe Nicoliello disse...

Mário,
Ótimas matérias do RM. Vc sabe pq não aconteceu a fabricação?

Portilho e Luby,
Desculpe intrometer na conversa de vcs, mas gostaria de opinar sobre o assunto medida dos pneus.
O que eu ouvi falar, pois nem tinha nascido naquele tempo, é que as medidas eram:
165/80x13 na dianteira e 185/80x13 na traseira. Como não usavam a nomenclatura série 80 nos pneus normais (todos eram 80),antes da criação do perfil mais baixo, as medidas se pronunciavam assim:
165x13 e 185x13. Essas medidas de pneus não fabricam mais no Brasil há muito tempo, mas podem ser encontrados nos USA. Há pouco tempo vi em um borracheiro que vende pneus usados, pneus 185/80x13 argentinos, que são fabricados para camionetes ou jipes. Talvez lá existam tb. Agora a medida 175 não existia até a chegada dos carros mais modernos na década de 80.