sexta-feira, 13 de julho de 2012

Puma concolor - o Emblema

Acho linda essa foto que ilustra a Wikipédia sobre o Puma concolor. O Puma, animal,  já é muito bonito, nessa foto então... 
 Foi a partir da cara da fera que alguém desenhou o emblema da Puma, coisa que estou investigando e quando da descoberta do autor será publicado. Veja o comparativo na imagem abaixo colhida no http://flickrhivemind.net/Tags/pumaconcolor/Interesting. Só que na foto o Puma está somente com o olhar fixo e no emblema ele está rugindo. Um detalhe marcante para mostrar que se trata de uma fera.
 Só que na natureza as coisas são um pouquinho diferente. Para rugir o Puma contrai os músculos e as orelhas abaixam. Tem sentido, afinal com o barulho que ele vai fazer rugindo não irá ouvir nada, então não precisa aguçar as orelhas.... Além disso os olhos fecham um pouco e abrem as sobrancelhas Mas voltando ao desenho, se o artista pegasse as formas da cara da fera da imagem abaixo, ninguém conseguiria imaginar se tratar de uma onça, talvez um tigre ou quem até um leão e o desenho não ficaria com cara de mal, porque no felino quando ruge, sua malvadeza ele demonstra com as presas, impondo respeito sobre seu adversário.  Para isso o artista deu um toque genial, deixou as orelhas aguçadas, sobrancelhas normais, que já impõe respeito, nariz com um misto de normal e de rugido e abriu a boca para mostrar as presas, conseguindo o efeito desejado em um emblema.
Hoje esse singular emblema é reconhecido por todos que gostam de automóveis.

2 comentários:

walter ramos disse...

A materia está ilustrativa e mostra de fato, a beleza do animal.
Infelizmente eles não são domesticaveis,porém isso acaba sendo até um mecanismo natural de proteção contra a ação do homem.
Realmente foi muito feliz a escolha do nome do animal para batizar o esportivo genuinamente brasileiro.As belezas se completaram.

Walter

branquinho disse...

Interessante saber quem foi o artista que idealizou este logo, ele foi muito feliz, merece o nosso reconhecimento! Abraços, Branquinho