terça-feira, 24 de julho de 2012

Eventos - Santos 2012 (2)

Em Santos 2012, os veículos nacionais brilharam, sempre com seu líder o Volkswagen Sedan e seus derivados.
 Uma moda dos anos 50 em Fusca dos anos 60, a pestana nos faróis...
 ...Assim como as grades de faróis também dos anos 50.

 Um acessório do começo dos anos 30 até os anos 60, o Car Cooler, montado na janela lateral do automóvel, um refrigerador de ar evaporativo, um tipo antigo de ar condicionado para automóveis. Ele funciona com água fria que evapora para dentro do automóvel, com a entrada do calor no aparelho, deixando um ar fresco e agradável no ambiente interno do veículo. Quanto menor for a umidade, melhor ele funciona. Foi muito popular no Estados Unidos, nas regiões desérticas do sudoeste americano, como Arizona, Texas, California, Nevada e Novo México.
 Um belo e original Fusca alemão de 1959.


 O Fusca simples e barato: o Pé de Boi de 1965. Esse automóvel foi premiado no evento.
 O Super Fuscão ou Bizorrão, o primeiro Fusca com dupla carburação e motor 1600 cc.
Os Karmann Ghia foram bem representados.


 Também com o modelo Karmann Ghia Type 34 alemão que nunca foi fabricado aqui no Brasil.


 E os representantes do design brasileiro: o VW SP2 e...
 ... o Karmann Ghia TC.
 O primeiro VW 1600 4 portas, apelidado de Zé do Caixão, por suas formas quadradas com as alças do caixão (maçanetas). Ele deixou muita gente triste com o encerramento da produção em 1972, principalmente os taxistas, que o consideravam um automóvel durável como um Fusca e muito mais confortável. Somente mais tarde a Volkswagen percebeu o erro que havia cometido em substituí-lo pelo "feioso" VW TL de 4 portas.


 Um raro Gurgel Xavante XTR, a versão militar do Xavante XT. A diferença ficava por conta das portas maiores e outros pequenos detalhes.
 O último Simca fabricado, que deixou muita saudades aos mais tradicionais.
 E o grande sucesso que não aconteceu: o Fissore DKW. Um carro de estilo avançado, que agradou com seu desenho limpo e moderno, mas que não foi um fracasso de vendas. Talvez seu motor de 2 tempos tenha criado esse impasse, um automóvel belo, mas fumacento. Algumas pessoas adoravam e ainda adoram esse motor, mas a grande maioria odiava, justamente pelo Blue Cloud.
 E o esportivo Corcel GT que agradou esportistas de todas as idades.
Fotos Marco Rinaldi.

Um comentário:

Daniel Pardo disse...

Fuscas e derivados... amo muito tudo isso...