terça-feira, 10 de julho de 2012

Anuncio (128)

Anuncio da concorrência veiculado em 1969. Desde essa época a Volkswagen já declarava guerra a Puma. Em dezembro de 1969 a VW apresenta o Karmann Ghia com motor 1600 cc de cilindrada e aproveitou para agulhar seu concorrente Puma, que também era apresentado com faixas decorativas nos modelos "1600S" e "1800S". Só omitiram declarar que as faixas no Puma representavam motores "mexidos" (preparados) em um chassis Karmann Ghia... Claro, a ética e o marketing da VW funcionava e funciona muito bem. 
Vamos nos colocar no lugar da VW. Fornecer a base para um concorrente não é nada agradável. Anos depois, a VW desistiu do Karmann Ghia tradicional, do Karmann Ghia TC e partiu para o tudo ou nada e lançou o VW SP2 em 1972. Quatro anos mais tarde, o presidente da VW já tinha ido embora e a VW parou com o SP2 e se concentrou em seu grande foco: carro popular para vender milhões, começado pelo VW Brasília e se consagrando com o VW Gol, dois projetos brasileiros.

Um comentário:

Fernando Portilho disse...

Esta estória da VW e Puma, é muito parecida com a de DAVID e GOLIAS.
Para nós Pumeiros é motivo de grande orgulho,se o Puma chegou a incomodar a gigante Volkswagem, é a comprovação de que o carro é realmente o máximo.