terça-feira, 10 de julho de 2012

Reportagens - Troféu Quatro Rodas 1967

A revista Quatro Rodas promoveu o "Troféu Quatro Rodas" para projetos automotivos brasileiros. O resultado foi publicado na mesma revista em maio de 1967. O carrozziere Nucio Bertone foi o grande nome do corpo de jurados, pela sua extensa experiencia no setor internacional. João Rodolfo Stroeter, arquiteto da Associação Brasileira de Desenho Industrial; Sérgio Bernardes, arquiteto; A. Tângari do GEIMEC; Leszek Bilyk diretor da Quatro Rodas; Maria Bononi, a importante artísta plástica junto com outro artísta plástico de renome, Aldemir Martins completavam o quadro dos julgadores. Portanto, todos com grande conhecimento do assunto elegeram o Puma GT DKW como o ganhador entre onze inscritos.




Não participaram por não ficarem prontos para o concurso o Scardua GT;  o carro do Teixeira e o Willys 1300. Destaque para os outros participantes: 
Rino Malzoni com GT Malzoni - esportivo, chassis e mecânica DKW

Gurgel com o Ipanema -  buggy, chassis e mecânica Volkswagen

Rigoberto Soler com o Uirapuru - esportivo, mecânica Chevrolet 4200 cc

Santos Scardua com o Scardua-Mut - esportivo,  mecânica Gordini

Santos Scardua com o Capixaba - esportivo, chassis e mecânica Volkswagen

Cristiano Piquet com o GT Piquet - esportivo, chassis e mecânica Volkswagen - Homenagem póstuma

Domingos Nascimento Filho com Carpo - Sedan, chassis e mecânica Volkswagem

6 comentários:

charles disse...

achei simplesmente sensacional esse gt piquet, pena não ser fácil encontrar mais fotos desse carro na internet.

outro carro com design fantástico é o simca perereca.

milton disse...

Sem dúvida, ganhou o que, para mim, é o mais bonito, qual seja, o PUMA GT DKW. Também é lindo o Uirapuru. Também gostei do Capixaba, que eu não conhecia. Lembrei do Democrata, outro carro muito bonito, cujo projeto de fabricação infelizmente não foi adiante. Aliás, sobre este carro recomendo o livro do Roberto Nasser, que é muito bem escrito.

carlo paolucci disse...

Master Felipe,

Uma pena ñ ter guardado as reportagens publicadas na Itália sobre a premiação do Bertone. Ele só premiou o mais espetacular jamais construído. Master, por que ñ promove um concurso entre seus leitores p eleger o antigo mais bonito? Selecione p categoria (fibra, nacional/importado, ano, etc)e depois se surpreenda.
Saudações belgo-monarquistas
carlo paolucci

Felipe Nicoliello disse...

Charles,
Futuramente publicarei alguma coisa sobre o Tempestade que virou Perereca.
Milton,
Esse concurso foi só uma pequena amostra do talento brasileiro, mas tivemos outros igualmente importante antes desse evento e depois.
Carlo, grande Carlo.
Queria que todo brasileiro fosse como vc, que dá o devido valor àqueles que merecem. Deveríamos valorizar muito, mas muito mais o Puma DKW e seu criador Anísio Campos. Com um belíssimo desenho, poucos automóveis conseguiram o equilíbrio das linhas do Puma DKW.
Quanto a sua sugestão vou analisar como pode ser feito. Obrigado.

Caíque Pereira. disse...

Felipe e Charles,

O GT Piquet- DKW pertence a mim, desde 2008. Aguarda restauro, pois fiz a besteira de começar a restaurar 5 carros ao mesmo tempo e apenas um ficou pronto: Belcar...este ano mais dois ficarão: Fissore e Puma DKW (Goldfinger Metaliz, viu Felipe?)...ano que vem espero concluir meus 2 Pumas VW e que o PIQUET entre na linha de restauração....é DKW, minha PAIXÃO.

Tenho uma Berlineta com Pedigree e não sei se restauro ou faço negócio com ela.

Abs.

charles disse...

caíque, parabéns pelos carros!!!!!

fico feliz em saber que esses antigos serão restaurados.

como disseram acima, o brasileiro sempre soube e sabe apreciar e criar design automotivo de qualidade.

não me entendam mal, adoro o design da puma.

sou fã da mecânica vw a ar e comecei minha coleção com fuscas e derivados e acabei conhecendo a puma quando comecei a adquirir foras de feria nacionais com mecanica vw e tive que me render á excelencia do design da puma, mesmo alguns carros dela utilizarem outra mecanica. não tem nenhum modelo puma que seja feio, ou que se torça o nariz. são todos lindos, principalmente os mais antigos.

fico na torcida pela restauração do gt piquet e assim que possivel, mande mais fotos do modelo para termos em registro.