quarta-feira, 4 de julho de 2012

Puma Hot - GTS 1980

No evento de Santana de Parnaíba-SP, o meu amigo Homero fotografou esse Puma GTS 1980, que teve muitas modificações. Começando pelos para-choques e spoiler dianteiro, que foram baseados no GTC. As lanternas laterais de Golf, maçanetas de GTC e os grandes espelhos retrovisores de Honda Fit antigo. Rodas grandes com off-set deslocado para fora, próprio para suspensões modernas.   
 Internamente um volante alternativo, menos bonito que o original, painel do GTS original com um revestimento ao centro, deixando os instrumentos planos ao invés de direcionados ao motorista. Adição de dois instrumentos no console original, destoando do conjunto pelo grafismo, fundo branco e localização. Revestimento das laterais de porta com desenho nostálgico e maçanetas de Fusca para abertura das portas, um detalhe retrô... um retrocesso na segurança em caso de acidente.
 O que chamou mais atenção do público foram as lanternas traseiras, que não sei de que carro são. Olhando  a distancia lembra o desenho dos Alfa Spider, causando um bom impacto...
...Mas observando atentamente, as formas não casam ao desenho, mostrando claramente se tratar de uma forçosa adaptação. Apesar dos para-choques imitando GTC, as marcas do painel traseiro do GTS ainda estão presentes, os frisos embaixo dos para-choques, que no GTS contornavam toda traseira e no GTC não existe.
 Na foto abaixo, para comparação do painel traseiro, o GTC tinha seus vincos e cortes alinhados, de acordo com as lanternas. Mesmo assim, houve problemas nos para-lamas, detalhe que não agradou muita gente, parecendo uma adaptação caseira.
Os Hot quando bem elaborados são bem apreciados, mas não tentem inventar muita coisa, principalmente no desenho das peças. Um projetista estuda muitos anos para fazer direito e pensa em muitos detalhes que deve ser levado em conta. 

6 comentários:

Artur disse...

Essas lanternas são de siena 2010... mas ficaram mto estranhas mesmo!

Felipe Nicoliello disse...

Artur,
Siena? Acho que não, pq nos Fiat elas são retangulares. No Gran Siena 2012, a parte da lanterna que fica no porta-malas, se virarmos de ponta cabeça, ela ficaria parecida com essa, mas não é também. Aliás essa do Gran Siena virada ficaria mais harmoniosa com as linhas do Puma.
Deve ser de algum carro chinês.

Anônimo disse...

Traseira do siena 2010 sim; as que vão na tampa do portamalas, em pé porém trocadas de lado.

Abç

Neuri

Felipe Nicoliello disse...

Neuri,
É verdade, agora entendi.
Se o cara tivesse usado essa parte da lanterna, mas do Weekend, acredito que a curvatura ficaria melhor que a do Siena.

jarbas disse...

Essa GTI amarela ai do lado é linda demais... ela é minha hehehe

Daniel Pardo disse...

As vezes Deus dá cadeira pra quem não tem bunda...


Sem mais...