quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Soluções caseiras

"Felipe, Estou no final da reforma da minha GTS 1980. Havia uma coisa que não achava correto do ponto de vista resistência, a forma de prender a tampa do motor nas dobradiças. São dois parafusos com porca, arruela e acabou. Decidi aumentar a área de apoio da fixação como podes observar na foto.
1. Peguei uma chapa de aproximadamente 1mm
2. Sobre ela desenhei o perfil utilizando como padrão, o acabamento de plástico da própria moldura, inclusive a localização dos furos.
3. Recortei a chapa, pintei primeiramente com surface e depois com tinta preta semi fosca.
4. Confeccionei quatro peças iguais e as montei nas dobradiças que receberam parafusos e porcas auto travante de aço inoxidável.
Não sei como era quando o felino saiu da maternidade em 1980, mas esta foi a solução que dei para não forçar a área. Atenciosamente , Claude Fondevillle"

Claude, um capricho de execução ficando com um excelente acabamento. Originalmente eram colocadas aruelas nos parafusos, funcionando perfeitamente, porque a fibra é bem mais forte que a dobradiça, essa quebrando primeiro, porque todo esforço da peça fica na articulação e não na fixação, mas valeu pelo acabamento, dando uma aparência bem melhor e não comprometendo a originalidade.

6 comentários:

Dinho Amaral disse...

coisa de francês.... trés chic.... pd...

smarca disse...

Legal!

Fiz exatamente a mesma coisa, apenas utilizando uma chapa de aço inox, bem como porcas e arruelas de pressão de inox também.

Tanto nos prisioneiros que ficam na tampa como nos que ficam na parte fixa da fibra.

GTI1993 disse...

rsss... sandro, voce gosta tanto de usar inox e cromado no teu puma que nós vamos te presentear com um jogo de panelas açõ inox da tramontina, heheheheheh!

Brincadeiras a parte, achei interessante. Agora, continuando na dobradiça, parafusinho ruim de apertar é o do outro lado da peça, pelamor!

Felipe Nicoliello disse...

Gostei Alex, sugestivo presente, boa!!!!!!

Cesar Costa disse...

Ê caraio! Claude agora vai usar luvas brancas pra levantar a tampa do motor....

smarca disse...

Alex, agora que terminou o tempo que disse que ía dar ... vá se catar!

Hahaha ...

E o parafuso da parte fixa é fácil de apertar. Larga mão de ser muquirana e compre um jogo de chaves combinadas decente, hihihi.

Faz assim, se me doarem um jogo de panelas inox da Tramontina eu vendo e compro um jogo de chaves pra você, tá?

E inox vai bem também nas presilhas das calotas das rodas de 5 furos, como deve ter lido no Yahoo também. E aí, vai encarar?