quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Rodas (3)

Agora o restante da matéria que começou aqui, tipo coisa de portuga, começa pelo fim. Isso que dá quando se tenta ser dinâmico. É que não posso ver roda antiga... Sempre boas lembranças. Para a garotada ter base das larguras de uma roda. A tala 5" que vinha nos GT Malzoni, Puma GT DKW e Puma GT 1500 1968. Quando era a chamada "meia tala", o exagero de 5,5". Nos Puma GT 1500 1969, aí sim, tala 5,5" na dianteira e 7" na traseira, passando a partir de 1976 para 6" e 7" respectivamente.

6 comentários:

Dr. JMM disse...

Carro com roda mais larga na frente? como diz meu amigo gaúcho: "isso não existe, tchê".

Cesar Costa disse...

Aquela no canto inferior direito era a roda Fittipaldi, né?

Luby disse...

Esta roda do Fittipaldi tambem é muito linda ...

Felipe Nicoliello disse...

JM,
Prá vc ver como vc ainda é moçinho. A grande moda nos anos 60 eram os DKW com tala 8 na frente e 5,5 atrás para não raspar nos paralamas traseiros, que nos DKW eram muito fechados.
Na teoria, as rodas largas devem ser usadas nas rodas de tração, melhorando a estabilidade em curvas. E assim era feito. Carro de tração traseira sai de traseira, portanto rodas largas na traseira. Carro de tração dianteira, saem de frente, rodas largas na dianteira. Depois com advento da maioria dos veículos de tração dianteira, mudando a concepção das suspensões e os off-set das rodas, tornando os carros mais neutros em curvas, permitindo assim, o uso de talas iguais na dianteira e traseira.
Luby,
Linda não, é maravilhosa, é bárbara! Êpa, isso é coisa do gaúcho! rsrsrs

Ricardo Collantes disse...

Felipe,

Apenas uma duvida os GTS 75 tambem são 6" na frente e 7" traseira?

uma abraço,

Ricardo

Felipe Nicoliello disse...

Cesar, Sim era a roda Fittipaldi aro 15 para Fusca.

Ricardo, Eram 5,5" na frente e 7" na traseira. Na matemática da engenharia, esse era o número proporcional para as rodas dianteiras e traseiras em veículos de tração traseira. Se fosse usar rodas 8" na traseira, a dianteira teria que ter 7", segundo esses cálculos.