segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Confronto de Gerações - Carrocerias

Entre o modelo Puma GT DKW e o Puma GTE (VW), a carroceria e a mecânica são bem diferentes, mas o processo de fabricação sempre o mesmo. Laminação em resina de poliéster, reforçada com fibra de vidro e secagem ao sol pelo menos seis meses, para cura completa da resina. Assim ficavam expostas as carrocerias no fundo da fábrica da Avenida presidente Wilson, onde passava a linha de trem. Uma atração a parte para quem passava ao fundo, sempre com olhares curiosos, sem muito entender o por quê estas carrocerias descansavam no tempo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Tínhamos um aparelho especial p/medir a dureza superficial destas carrocerias:

- "...certa vez uma corroceria bem mais envelhecida foi medida, resultando em dureza récorde!"

(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo,
Como era esse aparelho, vc tem foto? Dá para explicar?

Anônimo disse...

Felipe,

É o chamado 'medidor de dureza Barcol':

www.radarindustrial.com.br/produto/100985/medidores-de-dureza-tipo-barcol.aspx

Abçs,
Ronaldo

Anônimo disse...

Isto tudo ainda passa por uma lenda e tanto:

- "...procurando equipamentos para melhor processar a 'fibra de vidro' o 'Miltão' encontrou um fabricante norteamericano e um representante por aqui (Porto Alegre-RS); ñ satisfeito com os preços ameaçou comprar nos EUA, mas teve q se render aos fatos e ao 'Mário Pettini'(*)!"

(*) q veio a falecer recentemente:

http://lendasdosurf.blogspot.com/2009/04/lendas-do-sul-mario-pettini.html

Anônimo disse...

Esta máquina -um respeitável avanço nos primórdios desta indústria!- ainda ñ era robotizada, resultando -muitas vezes!- em partes da carroceria com excesso ou falta de material.

O que era compensado pela habilidade do operador da pistola que lançava a resina... juntamente com o catalizador... e, então, iniciava-se o processo de solidificação da 'resina poliester' ...ñ esquecendo tb q, junto, esta pistola se encarregava de picar e tb lançar a fibra de vidro no molde da carroceria.

Um atraso -ou falta-do operador deste equipamento significava grande perda... pois a 'equipe de ajudantes' que compactavam o material(*) e tb estavam envolvidos na preparação dos moldes e, posteriormente, na sua abertura p/sacar a peça pronta... resultava improdutiva.

(*)de cerca de 4 homens, dada à velocidade estonteante da produção realizada p/ 'pistola e seu equipamento', interconectados por mangueiras... desnecessário dizer que o pistoleiro era o experiente lider!
(Ronaldo)

Anônimo disse...

Um problema a mais... era qdo um pequeno atraso no início da laminação levava `a desmoldagem prematura do 'gel coat':

http://www.barracudatec.com.br/dicas_gel.htm

Aqui lembrando q a 'indústria náutica segue evoluindo' ...nestes processos e tb é conhecida por projetar e sistematizar 'o processo de laminação' nos mínimos detalhes:

- "...pois usa tb diferentes 'tecidos de fibra de vidro' q são desenhados em seu formato típico para cada ponto do casco... -principalmente assim- ...pré-cortados e organizados em 'sequência lógica de aplicação' no molde do casco."

Anônimo disse...

Todas estas dificuldades levaram a famosa LOTUS a descontinuar sua técnica de 'carroceria estrutural em fibra':

- "...na Lotus Elan 3 grandes laminados prontos, acabados e colados formavam 'o sanduiche' que resultava na forte carroceria!"

www.lotuselan.net/publish/article_365.shtml

Obs.: fácil é imaginar que num processo manual... 'algo pode dar errado' ...e alguém vir a se acidentar no trânsito.
(Ronaldo)

MSalinas disse...

Ronaldo,
é muito bom ler as suas explanações. Quando a gente compra e anda em um Puma geralmente se esquece que tudo isto estava por trás de um complexo processo artesanal. O que só dá mais valor à fera.

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo,
Só tenho que agradecer, você engrandece este blog.
Aos poucos nós vamos conseguindo dar os devidos valores a todos que transformaram a Puma na maior conquista automobilística genuinamente nacional, e você estava nessa. A Puma ainda hoje é lembrada no mundo inteiro e isso me enche de orgulho.

Anônimo disse...

Então... só mais uma:

- "...o Miltão -orgulhoso disto!- ñ abria mão da pesada/encorpada 'manta de fibra de vidro trançada' na região de fixação da carroceria à plataforma VW."

Anônimo disse...

Mto bom esse blog e todas as informacoes valiosas sobre a fabricacao quase que artesanal do Puma.Eu tb trabalho com fibra de vidro es sei como eh dificil conseguir um bom resultado final. Aliás , aproveitando, alguem conhece alguma maquina capaz de picar tela de fibra resinada?

Grande abraco
Uli

Anônimo disse...

Amigos,

Ñ sei se entendí corretamente, mas acho q é isto:

- "Uma máquina q possa picar rebarbas, sobras, etc" (peças com mais espessura serão mais difíceis de processar)

O Milton fazia a "massa plástica com fibra de vidro" picando estas sobras da produção da 'laminação de peças em fibra'.


-Pelo Google se acham firmas fabricantes de 'máquinas de picar plástico'; o problema será 'testar o material a ser picado' junto ao fabricante para aprovar a oferta deste maquinário com segurança quanto ao processo e tb qto à durabilidade da máquina.

-Recicladores de plásticos em geral tb usam estas máquinas e podem dar sugestões úteis.

Abçs,
Ronaldo