quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Reportagens - AutoVisie 1973

Oi Felipe, Em anexo seguem alguns artigos da revista holandesa AutoVisie.
Este em particular é o tema 32, de 10 de agosto de 1973.
O que acho incrível é que a revista tem apenas 40 páginas e que eles tenham usado seis páginas exclusivamente para o artigo do Puma, mais uma página que com certeza foi paga às propagandas dos negociantes holandeses.
Interessante também que o Puma exibido é um GTE 1972, então talvez isso fosse um carro para divulgação do principal negociante H. C. L. Sieberg B. V. já que já tinha chapa holandesa.
Na página de propaganda, outra curiosidade: no anúncio do principal negociante Siebergs B. V. eles citam que o carro tem motor de Porsche, mas não é verdade, já que nenhum carro importado tinha motor de Porsche 356 de quatro cilindros. Talvez eles se referiam ao projeto do Professor Porsche, pai do motor VW refrigerado a ar com quatro cinlindros e tentaram construir uma ligação por causa da configuração de dupla carburação no motor do Puma que era típica nos motores do Porsche 356 mas não nos Fuscas.
Também escaneei o anúncio colorido que tinha no verso da revista do fabricante de Buggy holandês, Ruska. Atenciosamente, Bernd.
“Hello Felipe, Attached are some scans of an article of the Dutch Magazine AutoVisie, thisparticular example is issue 32 from the 10th of August 1973.What I find amazing is that the magazine is only 40 pages thin and they used6 pages alone for the Puma article, plus one page (definetly paid for theadvertisements of the Dutch dealers.Interesting is also that the Puma shown is an 1972 GTE Version, so this wasmaybe a Press or Promo Car of the main Dealer H.C.L Sieberg B.V. as italready has Dutch registration plate.On the advertisement page another curiosity is found, in the ad of the mainDealer Siebergs B.V. they mention the car has a PORSCHE Motor, but this isincorrect as none of the imported cars had 4 cylinder Porsche 356 Motors,maybe they refer to the engineering of Professor Porsche who was the fatherof the 4 cylinder aircooled VW engine and try to built a link because of thedual carb setup on the PUMA engine which was typical on the Porsche 356Motors but not on the Beetle ones.Additionally I scanned the ad of the Dutch Buggy manufacturer Ruska whichwas in full colour on the backside of the magazine. Regards Bernd”
Tradução Heitor Lellis Nicoliello

2 comentários:

Germano disse...

não sabia que o puma era tão bem visto como esportivo no exterior

PS: achei uma raridade aqui em casa...um catálogo pumakit do meu pai, te mandei os scans por email

abraços

Ricardo Collantes disse...

Bernd,

Nice printed figures. It's so nice the opportunity to know the global Puma's newspaper report. I believe that these kinds of information are welcome for all Puma's fans.
Regards,

R. Collantes