segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cuidados ao comprar o carro antigo

Devido a pergunta do blogueiro Rafael Neddermeyer: " - É melhor comprar um Puma que ainda anda e aos poucos reformar, ou comprar uma carroceria e monta-lo novamente. Quais dicas vc pode me dar?
Comprar um carro restaurado corre-se o risco de comprar gato por lebre, se não conhecer a fundo a originalidade do carro ou o processo de restauração. Mas é a melhor solução, desde que compre de pessoas idôneas e conhecedoras do assunto, porque restaurar um carro, pode aparecer inúmeras surpresas quando não se tem experiência, principalmente se é pego por oportunistas.
Bons Puma está cada vez mais difícil de encontrar e os preços são altos. Se for comprar para restaurar, não compre carros destruídos, ele deve ter a maior quantidade de peças originais possível, mesmo que estejam ruins, porque peça faltante é pior que peça para restaurar, tudo por questões de custo. Carros que tem somente carroceria, o custo final ficará nas alturas, porque terá que comprar muitas peças, é como fazer um carro novo. Outro detalhe importante é a documentação, que deve estar em ordem, hoje em dia regularizar documentos atrasados ou com placa amarela, gera altos custos. Deve ser levado em consideração, porque para colocar as placas cinzas em carro com placas amarelas, custa no mínimo mil reais, podendo subir até dois mil e consumir alguns meses de trabalho do despachante. O documento é muito importante, porque será ele que abrirá o caminho para obtenção da placa preta. Documentos não correspondentes ao modelo do carro ou como protótipo, nunca conseguirão essa licença.
Se preferir um carro restaurado e não tiver um bom conhecimento sobre o modelo, procure um especialista para analisar a originalidade para você.
A mecânica de um Puma VW não tem grandes problemas, as peças são fáceis de achar, é só uma questão de custo, que também deve ser analisado, porque se pode gastar facilmente mais de dez mil reais se tiver que fazer tudo, inclusive motor.
Modelos raros tem um custo maior de restauração pela dificuldade de encontrar as peças ou mesmo a mão de obra dos profissionais. Ex.: Um bom tapeceiro, especialista em Puma VW, tem os moldes de cortes dos tecidos já prontos, se levarmos um Puma DKW para ele, o preço não será o mesmo, apesar de utilizar menos material. Isso se deve ao fato de ele ter que fazer os moldes de corte do modelo, estudar sua colocação, etc. Assim como esse tipo de serviço, os outros também encontraram o mesmo problema, cada qual no seu tipo serviço.

15 comentários:

Luby disse...

Muito bem colocado....
Luby

Eric disse...

Ótimo texto... muitas pessoas aqui em Vitória entram em contato com o Puma Clube do ES perguntando exatamente isso... melhor pegar um Puma pronto ou um por fazer... e isso da uma polemica...

Um abraço!!

Leo Gaúcho disse...

Isso mesmo Felipe!A turma que quer entrar no mundo do puma ou no mundo de carros antigos precisa estar ligado nisso que tu disse.É importante salientar que a fibra, claro com um bom fibreiro, as vezes é mais fácil de concertar do que correr atrás de uma maçaneta de porta, dependendo do modelo.Minha pequena experiencia com o meu Puma GT 1500, 1969 me disse isso.Eu queria um destes, e fui atrás das peças primeiro!Comprei as rodas bolo de noiva, as duas maçanetas de Fissore, e o volante F-1(original, mas hoje no carro está uma réplica).Só 8 meses depois é que efetivamente apareceu o Puma, o carro!Portanto, é interessante fazer um estudo prévio do carro que vc realmnete quer, fazer uma pequena pesquisa de peças, preços, capotaria, e depois partir para o fechamento do negócio.Tive 4 KGs, só acertei mesmo nesta última, uma 1970 que está com a funilaria em estado deplorável, contudo possui todos os detalhes originais, inclusive bancos que são uma peça dificil de se encontrar e cara.No mais é boa sorte e a certeza de contar com esta turma blogueira para concretizar o sonho do "carro dos sonhos"!!!

Felipe Nicoliello disse...

Não esquecendo Leo, que estamos todos aqui para ajudar, nas informações, detalhes e aprendizado. Vc que é jovem e que não viu o alge da Puma, aprendeu muito sobre o carro e a marca, mostrando assim que não precisa ter vivido a época para saber, é só estudar. E agora vc já é professor, quem diria...

Leo Gaúcho disse...

"Putz"!!!Que palavras heim Felipe!!!Obrigado, mas não exagera, professor aqui só um:você!

Anônimo disse...

Léo jovem??? que porra é esta??? num sei se 50 anos é jovem.... e outra, que rasgação de seda é esta aqui? vamos gastar energia para estudos, não pra rapapé e salamaleques, sacou??? ah, e quem não gostou V.T.N.S.C. e axé a todos. e agora pra agulhar e ninguém saber quem eu sou, virei anonimo tb.

Leo Gaúcho disse...

Putz, tá difícil de descobrir quem é!!!!(risos)

Luby disse...

kakakakakak Quem sera este "anônimo"
de Brasilia que tem um KG azul, quem sera ??????

Felipe Nicoliello disse...

Acabei de colocar um comentário sobre esses anônimos malacabados, como diz meu amigo Tarzan. E agora vem vc JM? Axé, agulhar... que isso, quase nunca vc fala essas palavras, tá disfarçando?!?!
Não ainda se esconder que verifiquei seu ID através de um novo programa que meu filho cientista da computação me arrumou, o Heitor, o caçula.
Agora os anônimos vão comer na minha mão!!!!!rsrsrsrs

Anônimo disse...

Gostei das dicas. Daqui ha um tempo quero entrar nesse mundo, pretendo finalmente comprar meu Puma, e esses toques ajudam. Gosto muito do blog, aqui estou aprendendo mais desse carro que admiro tanto. Abraço. Diego Camargo - Floripa/SC

Dr. JMM disse...

heheheheehe. Mentira, e mais. Bisbilhotagem sem autorização Judicial é crime véio. Num bisbilhota minha vida não hein.

Leo Gaúcho disse...

Diego, seja bem vindo!Precisando de alguma dica ou detalhe do carro é só consultar o blogg, tem muita informação e com certeza todas elas são importantes para a definição de qual o carro comprar e restaurar.Abraço.

Fernandes disse...

Comprei um gol 1000 branco no dia 30/09/1993. No dia 02/12/2011 estacionei o carro e fui pagar meu ISS, quando voltei, tchau, tchau, tchau, meu golzinho branco foi furtado. Agora estou pensando em comprar uma PUMETA (PUMA), mas meu medo de comprar "gato por lebre" é maior que minha vontade. Perguntas: Onde comprar com segurança? Com quem comprar?
Grato!
Fernandes.

lemron disse...

Olá gente tenho um caminhao puma td original e gostaria de vender. Meu e-mail: normel@webmilla.com.br

Unknown disse...

Alguém poderia me ajudar; Se eu adquirir uma puma (carroceria) em um desmanche com nota fiscal e a plaqueta e restaurar a mesma com peças(motor, cambio, etc...) tudo com nota fiscal, consigo tirar os documentos?