quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Guia da porta GT, GTE até 1974

O sistema de Guia da porta utilizado no Puma, não era nenhuma novidade. Os Fuscas da década de 50 tinham esse sistema, mas o Guia Puma é originário do... novidade, só poderia ser do Fissore. Desde o primeiro veículo fabricado, o Malzoni GT, utilizava a guia de metal presa na carroceria e a guia de borracha na porta. Servia para firmar a porta no lugar e não destrancar com a movimentação da carroceria. Isso se deve ao fato de que as fechaduras antigas não tinham o batente de borracha, como nos carros mais modernos. Essa fechadura também era do Fissore, assim como as maçanetas internas e externas e todo mecanismo de acionamento. A guia foi utilizada até início de 1974, nem todos os modelos 74 tem esse sistema. Curiosamente com a chegada da nova carroceria tubarão em 1973, as maçanetas externas foram mudadas para de botão, como também as fechaduras (de Brasília), maçanetas internas e acionamento, mas manteve a característica do modelo 72, somente para não chocar o consumidor com a retirada da peça, porque já não fazia sentido, haja visto que a fechadura nova tinha batente de borracha no pino de repouso.
As duas fotos abaixo são de um Puma 1973, que utiliza a fechadura do Brasília.
Como podem ver, um pouco acima do pino de repouso da fechadura tem um batente guia de borracha.
No detalhe das fotos...
...e do catálogo de peças Puma.
No Malzoni GT.
No Puma GT (DKW).
No Puma GT (VW).
No GT 4R.
No GTE Spyder.
E no VW SP2, mais um detalhe desse carro copiado do Puma.

5 comentários:

Carlos disse...

Mestre Felipe,
A peça da 73 era VW. Na minha tinha até o número da peça. Se contrariar você em relação a Puma já é complicado, imagine em relação a Fusca... mas alguns VW - possivelmente Fuscas - usaram este sistema. Eu sei disso porque eu perdi uma das borrachas e só as encontrei no exterior, pois eram de Fusca...
Depois eu vou procurar mais informações.
Um abraço
Almendra

Felipe Nicoliello disse...

Sim Carlos,
Eu tenho em meu Fusca "véio" a peça igual a que fotografei tirada de um Puma. Muitas peças eram compartilhadas entre a Vemag e VW, como essa e o cinzeiro do Fissore, que era dos Fuscas até 61. Isso deve ser método do alemão pós guerra. Só que as peças VW sempre tiveram o carimbo. Como em 1973 já não tinha a Vemag há tempos, talvez a Puma estive usando da VW, ou colocaram no seu carro, uma peça de VW. Foi bom esclarecer, pq as pessoas podem procurar a peça de VW jurássico e é capaz de custar mais caro. Agora se veio de VW ou Fissore, tanto faz, o importante que tenha a peça e mantenha a originalidade.

Renato Bellote disse...

Mais uma aula sobre Puma.
Belo tópico.

abs

Luby disse...

Excelente material, como de habito..
abs

Anônimo disse...

Boa tarde FELIPE, sou o Amarildo vc poderia me dizer onde eu encontro essa borracha que vai fixa na porta da puma, a minha é uma tubarão 1973 e esta faltando as duas borrachas, tenho só a peça de metal é é original vw, tem até o numero, desde ja agradeço..