quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Reportagens (17) Puma GTO



A reportagem de 1973 da revista que ainda não descobri qual é, trata do Puma GTO, o protótipo que antecedeu o Puma GTB. No final dessa reportagem fala sobre as cores exclusivas dos concessionários Puma. O difícil é saber que cores eram essas, como o Cobre Metálico do concessionário União, será a cor VW 1976 do SP2, TL e Variant? Ou o amarelo da Camber, de Brasília, qualquer pessoa pode afirmar que seu amarelo é o verdadeiro, não temos comprovação. Por isso temos que tomar muito cuidado com certas análises e ponderarmos os fatos e as fontes.

3 comentários:

Carlos disse...

Mestre Felipe,
Tenho uma Auto esporte de dezembro de 1972 falando do salão do automóvel. Ela fala também do GTO e das cores da Puma.
O problema das cores para placa preta é complicado de resolver. Penso que as "cores Puma" deviam ser cores usadas nos anos anteriores, permitindo que fossem facilmente encontradas. Cores do mesmo ano, principalmente no começo do "ano" seriam mais complicadas de serem encontradas.
Mas, acho que seu medo não acontecerá. Se alguém aparecer com alguma cor estranha, esta fórmula foi desenvolvida a partir de um registro: basta que ele mostre o registro. Por exemplo, vermelho Convepe deverá ser desenvolvido pela marca da tinta a partir de uma fórmula, pois nenhuma tinta resistiria a 35 anos sem se alterar. Mostra a origem da fórmula.
Agora, Pumas pintados em cores disponíveis no ano (ou seja, dos anos anteriores também) devem ser considerados corretos.
Um abraço
Almendra

Felipe Nicoliello disse...

Almendra,
Mas aceitamos as cores anteriores sim, claro que tem certo tipo de cor que durou dois ou três anos, antes de aparecer outra da mesma tonalidade. Nesses cassos são aceitos sem problemas. O que a gente quer é preservar o visual do veículo para não haver distorções do visual. No caso de um Puma 72 cor laranja, cor correta Laranja Nepal Ford 72, for pintado com a cor laranja do caminhão Ford 75 ou o Laranja Califórnia Ford 78, só com um catalogo em mãos poderá perceber a diferença, nesse caso não alterou o visual, é mais uma questão de repintura. Qto a formula e sua devida comprovação deverá ser analisada caso a caso, pq nesse país fajutam até selinho da Blindex dizendo que é original e nunca foi retirado.

Felipe Nicoliello disse...

Almendra,
Mas aceitamos as cores anteriores sim, claro que tem certo tipo de cor que durou dois ou três anos, antes de aparecer outra da mesma tonalidade. Nesses cassos são aceitos sem problemas. O que a gente quer é preservar o visual do veículo para não haver distorções do visual. No caso de um Puma 72 cor laranja, cor correta Laranja Nepal Ford 72, for pintado com a cor laranja do caminhão Ford 75 ou o Laranja Califórnia Ford 78, só com um catalogo em mãos poderá perceber a diferença, nesse caso não alterou o visual, é mais uma questão de repintura. Qto a formula e sua devida comprovação deverá ser analisada caso a caso, pq nesse país fajutam até selinho da Blindex dizendo que é original e nunca foi retirado.