sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Puma x Volkswagen

Muitos sempre tiveram a imagem da Puma como uma fabriqueta de fundo de quintal, mas a coisa não era bem assim. Nesse comparativo, com fotos tiradas em 1972, entre a fábrica da Puma e a fábrica da VW, aqui representada pela Karmann Ghia, podemos tirar nossas conclusões e numerar algumas diferenças: 1) Tanto uma como a outra tinham uma boa linha de montagem, a diferença vem dos processos construtivos e do poder aquisitivo, pois a Puma movimentava suas carrocerias através de armação sobre quatro rodas, a VW com trilho deslizante. 2) As instalações das duas fábricas eram de bom porte e claro, conforme o o tamanho da empre$a. 3) A quantidade de funcionários na VW era bem maior, devido a volume de produção diferenciado, enquanto a Puma fabricou 7.009 unidades de todos os modelos de 1964 a 1976, a VW fabricou mais de dez mil carros somente do modelo SP2, que viveu apenas 5 anos. Ao meu ver as diferenças param por aqui, mas como todos sabem sou muito suspeito em falar de Puma, ouvirei vocês.

10 comentários:

Dr. JMM disse...

Hehehehehe. Nem vem Felipe, vc sabe que ninguem no mundo gosta mais de puma do que eu. Nem mesmo vc. Agora, num da pra comparar véio. Olha o "ninho de cobra" que era a fabrica das nossas felinas véio. Pára com isso. hehehhe

Leo Gaúcho disse...

Sei lá, mas o que me chama a atenção é o seguinte nesta foto:os carros que estão sendo montados ao fundo(na linha VW) são KG TC, fabricados pela Karmann, correto?Em primeiro plano é um SP.O SP era fabricado pela Karmann tbém???Desculpe a ignorancia, mas se sim, realmente eu não sabia!Alguém pode esclarecer.JM tu é o cara dos SP, diga lá!
Dr. JM, na puma a linha de montagem necessitava apenas de fibra, resina e lixa!Agora vai mecher em lata... repare no capô da KG, tem pelo menos umas 15 alavncas ali para alinhamento de lata!!!
Obs.:aquele pequeno acidente no meu puma, deixou ela sem um pedaço do para lama, e só, pois o mesmo quebrou no momento da pancada.Já imaginou se a mesma batida tivesse sido no meu KG!!!!Amigo, teria amassado para dentro, puxado a coluna de porta junto, desalinhado a porta, puxado a frente e desalinhado o painel interno junto dos tubos de ventilação!Meu pai!!!

Leo Gaúcho disse...

Ha, lembrei de um negócio agora.O SP-3.Acho que isso é assunto para o Fusca Classic, mas onde está este carro?

Luby disse...

Podem falar que a fabrica era fundo de quintal / barracão / fabriqueta / que não tinha organização e outras coisas e tal mas é o sequinte meus amigos que a logistica dos caras era de primeira linha não temos como negar pois para terem a produção de veiculos diversificados ( caminhão /gtb s1 e s2 /gte /gts etc ) os caras deveriam ser todos alunos do Mandrake pois não é moleza não fazer o que foi feito e pelo que foi criado e desenvolvido e pelo tempo que ficaram em produção creio sem nenhum subsidio temos que tirar o chapeu SIM o resto dizer que era isto ou aquilo creio que é tudo conversa fiada e ou dispeito mesmo.
e um detalhe que eu ia esquecendo a tal da fabriqueta desorganizada ainda consequiu exportar varios carros para varios países portanto fim de papo.

Rafael Dias disse...

10000 sp2, e eu vi uns 5 inteiros na minha vida...que pena...que pena.....E ver o KG-TC sem pintura e sabendo da fama q hoje ele tem de amante da corrosao eh ateh engraçado. BELO BLOG O SEU! Parabens!

Dr. JMM disse...

Léo, karmann, karmann tc e sp, eram todos "feitos" na própria karmann, apesar de o SP não ter a famosa "plaquetinha".
Luby, ninguem disse que os caras das pumas não eram gênios, muito ao contrário, com uma "fabriqueta" assombrou a volks, desbancou lendas, que demandaram investimentos milionários (cite-se o karmann o sp e o tc). Sei toda história do sp inclusive, conheci um dos desenhistas (José Vicente Novita Martins, o Jota, que hoje é meu amigo pessoal). Não estamos falando em mérito, nem demérito e sim, capacidade de produção com o ferramental disponível. A puma foi a puma, fez os carros mais cobiçados do Brasil na sua época e até hoje, pela maioria dos colecionadores. Então os caras foram de "fibra", como todos os brasileiros são/foram, incluo nesse rol de gerreiros o Dr. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. e fim de papo.

Luby disse...

heheheheeheh sem comentarios..

Eric disse...

Lindas fotos... toda vez que vejo uma foto da fabrica de sonhos da Puma fico imaginando tirar GTE 72 zerinho... ai, ai...

Um abraço!

GP Oficina Mecânica disse...

Discordo de alguns comentarios.

Considerando o investimento da Puma e da VW, as linhas de montagens estão equivalentes. Alem do que a fabrica da KG nem é tão grande tambem...
E se querem saber, vou mais alem...
Atualmente eu trabalho na linha de montagem da VW em SBC e se analisarmos a linha da VW Kombi atual, ela está bem atrasada pros padrões de hoje e ainda assim continua vendendo. O que podemos concluir que a infra-estrurura da linha e fabrica, não é um fator decisivo, ele apenas ajuda, mas se o carro for bom vai ser vendido de qualquer forma....

Carlos Eduardo Szépkúthy

Daniel Pardo disse...

Uma vez, quando estava numa dinâmica de emprego, um cara disse um negócio pra gente que nunca mais me esqueci: Aquele que faz as coisas com técnica, mas sem entusiasmo, não vai conseguir nada, no entanto um caboclo pode não ter técnica, mas se tiver entusiasmo, ele vai longe... e é mais ou menos isso que aconteceu com a Puma, lógico que os caras lá não eram qualquer "zé ruela", mas o que quero dizer é que eles não eram uma empresa do naipe de uma Volkswagen, mas tinham entusiasmo, por isso chegaram tão longe.