![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjpsa-7laoEFs1MmtnD9xWc9jCeUqLo8B7sr_tVxHkn8IIgui6zc_bg_1QoNgp6zrO958Z23icLEvA7AxTeAK4uCESD965TRyRMlgbbfCmVrybA5sVB7US-ZAX8wYpR1HJconyekkOYyI/s400/Jo%C3%A3o_Gurgel.JPG)
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, um grande brasileiro nos deixou no sábado dia 31 de janeiro de 2009. Na sexta-feira, seu sobrinho, o médico Ricardo Gurgel, Diretor do Puma Clube, passou aqui para conversarmos, estando a caminho do Hospital São Luís para ver o tio, que não estava muito bem. Uma doença que o deixou sem consciência durante 9 anos.
João, um engenheiro mecânico que fez pós-graduação nos Estados Unidos, começou seu estágio na GM americana, de onde trouxe a tecnologia da fibra de vidro. Chegando de volta ao Brasil montou em 1958 a Moplast - Modelagem de Plásticos. Em 1966, seu primeiro veículo na Macan, já era polêmico, numa época em que os grandalhões eram donos do pedaço.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjT-oZ57YlYNhaEBNspZ-5T6n6geN4FtVKjuLsLhHJDOeg9ZnnnLoXznJnLiiYuwRLQSaqv-nrstY6oAIiGOrfB9I4qOptbzDRV4SAOr6j8M7h_Mci-3laYYDuQI8nW9txCFEx8clDxKF4/s400/Gurgel_1963_2.JPG)
O projeto não foi avante, mas Gurgel não desistiu e começa a fabricação do seu primeiro jipinho, inicialmente chamado de Gurgel 1200, logo seria conhecido por Ipanema.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAjjHYbOwm0oqFOuj-Fh-ovYpVPCIZyzkk8AuKBT2XE5UkZ3pcWo-gLP__Ts8mQ1xTNYmiC-ve6sRHHIR2PJL333x25LOgvCUhB4lqTP9tvUePcvEsynb8F0f_uVUGEOiupzmsOgnFePc/s400/Gurgel_1966_2.JPG)
Com algumas mudanças, em 1969 o jipinho tem a conotação de bug, um jovem veículo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEji-lu9G3uolsBtsZJGV7LLoEE-6qyjTB4pufVs_FbubpQIjQgFdFWMwdlv02JnjMoUzN2sAMzKuIWrTlTyBj7XkewQRWUSIAQNua8VdktIpp_vioYZ7_l2yhEr5KkWnVTG08hJklrqX0k/s400/Gurgel_1969.JPG)
Assumindo a identidade que geraria muitos projetos, o Gurgel agora era realmente um jipe.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIhSGrG2rWcXfTIPglszrxTKIUFmAtodfx0ypavcLrAjdqbWVcprI9dV9gaP-Rrky_xycleH0EylVgaKKGAYbTVcFcQY97Pyokg107hZOJYoepJtKWCr_eT_s2AkYQDGU0H7UYC-iwZSo/s400/Gurgel_1972.JPG)
Em 1974, Gurgel apresenta seu inovador modelo movido à eletricidade: Itaipu Elétrico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJ2q7a5K2VkK8cv_kqOBS29jSYfGt46ahCsZV_CfaTg5fCe86OTPpuLP7d9ue0N_Mwml53RRVhdup88B1GVrUJvjNnvN-FCZ0SemnoMmpwjzWGKLqNlS7jJU0hF7Fo2lMPGymoVrOkKrA/s400/Itaipu_1974.JPG)
A gama de produtos fabricado pela Gurgel, não parava de crescer, em 1979, seu catálogo mostrava diversos modelos e versões para atender várias faixas de mercado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6Bae7Dk9_u3QOSB92u958yuXs8ylnUyQWi61k1FXM7ii2u_Q3eP9lgiFsbtcIzD4A7tM27sZrf4M1NmvMNpQj1nAHiep4ioDetGWpn17INiB2P2eRHNQAkB9e4cMo_N3ACCN5JjYRcgE/s400/Gurgel_1979_03.JPG)
Um grande sucesso de vendas aqui no Brasil e exportado para 50 países do mundo, o X-12 foi o carro chefe da Gurgel, e até hoje é disputado por admiradores e colecionadores.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEA7K2IPyvRcoUAfSfsQmM8OCip9HEdxD9mmLv3HYrIcYyTEWCLbFBBmGJrCYtI2YhuyYtGpQ2CPgtlKQa4QVHV8fnF902rWGP9UAwKne6PY1zIHVJISZsQ06KABRxMZrpExXczkLxeHk/s400/Gurgel_X-12_01.JPG)
Nas fotos atuais abaixo, existem Gurgel restaurados...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUhMkscKu6wItousi6dAHb1IuzoBdBColkE4KNQKWr6S21IQ3UK9hwTf_n83jTwKQJkQ-LsmPxjCoDi_yzQN3FP1wNa0oIpxzaapsh93AjwzUiCVjNNnXhkJHI1Tyh71R9tAEeaeCS4zI/s400/Gurgel_X-12_04.JPG)
...e muitos ainda estão em serviço.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9F4JArmR9yrHzkCFYFQFTxMpCHX4agTXKnbnPLByfDQeujjhwfmbGjznyU687ONWPveVQZ-DBgDA9tse8kzayGEq0WbfwD4dbXKG0wQqe1KrOaHLHc4nWWsyi62ebx-isHATn3KXvLio/s400/Gurgel_X-12-capota-rigida.JPG)
Na onda dos mini-carros de luxo, o XEF sacudiu o mercado, mas seu preço foi o vilão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUniANIFKxIoJYPPx49wZieJL0kuO5SdoBVhKwfAjaOadWdROIiB54z0vEyNG5nc8OHHUZJ50H3BMPK-IbgbkUYv4bIDWcxhb18t-xEmruDjmlvYBtXChWvK8qkaIwTwItArijhRJwijc/s400/XEF_1986.JPG)
Para fugir da limitada mecânica VW a ar, o Eng. Gurgel projetou o Carajás, um SUV, com mecânica da Kombi diesel na dianteira e cambio na traseira, mais uma das genialidades de João Gurgel. A foto é do catalogo de 1986.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi17oUmvYIw-uNf2JTU_cjGPMzfdj0Whvn_meEkHDUVFElh6IuBD1CvhHGLOxZzcjyvopwSOgJ7_s9_ZaM4q-CFPilMWzJuhCBkiELRCXesluIgywDsuSK7y_fPSJsebsXXPNFLl6I52eU/s400/Caraj%C3%A1s_1986.JPG)
E assim Gurgel não parou de inventar e criar, sempre com projetos ousados e singulares.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF7fO3J8VYIzFkart9QB5gE6JUW7Cx-DW1ffQoRWEICmmuw9bbpAsgEq9F45oCsG4AHTuwp3Iy4RzZ40QRukJiIbW1nmvMP6mzO2MhG3w7iXcMmDUdoDwUeyHJmqPuRzGmhtdNDKeT7YY/s400/G-800_1986.JPG)
O sonho do carro urbano ainda não tinha morrido. Somado ao sonho do primeiro automóvel inteiramente brasileiro, Gurgel projeto o CENA, que receberia o nome de BR-800.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDr01JHwIUxMhPVGGBc1KDPBu0vgwfuIyAY4Eo0FydF4uUgxpqqSTjUpbPEQhbxreBYMm0_U8VluHINu_1hMKwnnabYzy59-qty43R3GfuMuU0qwDFslGc4CIaWvMnZRob8cSkru8rgxI/s400/br800.jpg)
Junto vieram seus derivados, como o singular Motomachine.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfro92njI0YkL5oldhpxNNVixzLxJgTRQf4Hgi0yv5MCIOHJnkTFOI8UNCyMeOpU15_RitKe18XD2KzF0Nv_rfXngwzk3euW2MEW-U-8uAThbIXiVfJUPmaSm8FLaz4UfyEEPgvDpQa8U/s400/Motomachine.JPG)
Mais tarde, com aperfeiçoamentos da linha BR-800, a Gurgel lança o Supermini, com novo desenho e muitas melhorias mecânicas e funcionais. Abaixo um Supermini em uso diário até os atuais dias.
foto pick-up Marcos Vieira de Almeida
E assim, por motivos que prefiro não discutir, perdemos um homem de valor e uma grande marca da indústria brasileira: GURGEL.
4 comentários:
Gurgel é um caso unico no Brasil e merece nossas homenagens sem duvida nenhuma. É uma pena que as fabricas de carros realmente BRASILEIRAS tenham tão pouco apoio, e quase sempre acabam tristes (Romi, Democrata, Gurgel, Puma, etc).
Alguem sabe quantos GTA foram feitos, e se ainda sobrou algum????
Sem dúvida nenhuma, é o nosso "Thomas Preston Tucker". Obviamente que, este fez somente um carro, o lendário e futurita Tucker, mas no nosso Gurgel, fez dezenas, se brincar, centenas.
Uma grande e lamentável perda.
Me solidarizo à familia do gênio do Gurgel.
Era o cara!!!Vai fazer muita falta!A industria automobilistica brasileira deve muito a ele!
Pessoal do Puma Clube, a primeira foto do João Gurgel não é a cara do Ricardo Gurgel? A Eliane achou na rede uma foto de um carrinho para crianças que o Gurgel também fabricou (esqueci de colocar no post, tem um garoto no volante que só pode ser o Ricardo. Fala aí Ricardo, era vc ou não era?
Postar um comentário