terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Entrevista Engenheiro Ronaldo Brochado (1) - Caminhão Puma

Em 2006, fiz uma entrevista com o Engenheiro Ronaldo Brochado, Ex-Chefe da Engenharia da PUMA em São Paulo, exercendo a função de 1973 até meados de 1979. Vamos a entrevista:

Felipe - Quando foi lançada a cabine de fibra do caminhão Coca-cola?
Ronaldo - Entrei na Engenharia da Puma em 73 e já havia este fornecimento para a Coca-cola, sendo que as primeiras cabines foram desenvolvidas para a "Heliogás".

Felipe -
Vendia só a cabine ou caminhão completo com mecânica?
Ronaldo - A Puma vendia o caminhão completo. A GM fornecia o chassi c/ uma cabine Chevrolet incompleta, só para este objetivo de entregar o chassi na fábrica de caminhões da Puma e que após era devolvida para a GM. A Puma fazia algumas adaptações mecânicas para a novo posicionamento da caixa de direção e fixação da nova cabine, além dos mecanismos para os novos posicionamentos de pedais, freio de mão e alavanca do câmbio.

Felipe -
Em qualquer um dos casos, qual era a mecânica utilizada?
Ronaldo - Na época a GM ainda não contava com motores diesel, utilizando ainda o seu tradicional motor de 6 cilindros a gasolina, com caixa de 4 velocidades e eixo traseiro de 2 velocidades (reduzida e alta, com comando por cabo fixado na própria alavanca de cambio, permitindo o acionamento com as extremidades dos dedos, sem tirar a mão do pomo da alavanca de cambio). Interessante comentar que a Coca-cola dava a largada nestes caminhões, que comportavam carrocerias mais longas em cerca de 1 metro de com um pouco de sobre-peso ao sair de suas indústrias carregados, justificando que logo estariam sendo aliviados ao realizar as primeiras entregas de bebidas. Com isto apresentando apreciável produtividade, algo muito valorizado pela Coca-cola.

Felipe -
O caminhão Puma 4T em que ano foi lançado?
Ronaldo - Em 1978, no Salão do Automóvel, já no Anhembi.

3 comentários:

Felipe Nicoliello disse...

Pô, ninguém gosta de caminhão????? Só eu???? Acho que em outra vida fui caminoneiro.

Anônimo disse...

Caminhão para Coca Cola? Há fotos?

ALEX ZANOLLA

Felipe Nicoliello disse...

Zanolla,
Veja em: http://www.pumaclassic.com.br/2008/12/caminhes-puma-01.html
a publicação de dezembro de 2008.