sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Quebra-cabeça (28) Resposta

A pergunta do Quebra-cabeca 28 foi qual seria o ano desse GTB da foto e qual detalhe para essa afirmação. A reposta correta é 1977, porque vemos o ressalto no painel traseiro devido ao jumelo da suspensão. Outros detalhes marcavam esse GTB com possíveis anos de fabricação, de 1975 2a. série a 1979, mas a certeza do primeiro GTB com ressalto é do final de 1977, quando introduziram as lanternas de Alfa Romeo 2300 TI. 
 Nos primeiros GTB as lanternas de Saab Sonet III formavam o conjunto com a placa de licença no painel traseiro. Após a inclusão da nova lanterna, a placa desceu dando mais largura ao painel e os frisos desapareceram em prol da placa de licença, que não poderia apenas descer, ficaria chapada. A solução foi uma pequena inclinação nesse painel, entrando mais para a parte interna do carro. Com isso, as duas extremidades inferiores do painel traseiro encontraram as pontas dos jumelos da suspensão, sendo obrigados a criar o tal ressalto.
 No detalhe o painel antigo de um Puma GTB 1974 sem o ressalto.
 Só como curiosidade das muitas que encontramos em GTB. Na foto abaixo um GTB modelo antigo até 1977 1a. série, com painel moderno incluindo ressaltos, sendo adaptados os vincos e as lanternas no painel antigo.
 Nesse outro caso, o mesmo tipo de GTB até 1977 1a. série com painel antigo, porém com as lanternas modernas e a placa de licença embaixo. Veja que não tem os ressaltos.
Tivemos vários amigos com a resposta correta, mas dessa vez o ganhador do chaveiro Puma foi o meu amigo Luciano do blog VW SP2 Clássico, pela primeira resposta completa e correta.  Tenho a ressaltar que as lanternas traseiras de Alfa, que alguns citaram estar na foto, temos que convir a grande dificuldade de mostrá-la claramente, podendo criar dúvidas, assim como as maçanetas de botão grande ou pequeno, mal dá para perceber o contorno do botão. Aí é exigir muito da turma do pré primário, que pela primeira vez ganhou o prêmio. Parabéns Luciano e a todos que participaram. Agora só falta mandar o chaveiro para Porto Alegre-RS, isto é, se eu tiver o endereço.

3 comentários:

gabriel disse...

mais uma vez perdi por um cabelo de sapo. nossa, nossa! assim voçê me mata, mais na proxima eu te pego Há eu te pego.

vwsp2classico disse...

Pode deixar que o endereço já vai seguir via e-mail.
Luciano (já contando os dias para pegar o chaveiro...)

Agnaldo Murilo disse...

Merecido.