sábado, 1 de novembro de 2014

História Puma - Motor boxer 8 cilindros

Esse motor boxer a ar de 8 cilindros e 3.200 cc  foi criado pela Puma em 1971, pelo Eng° Milton Masteguin, sócio-proprietário da empresa. 
Motor Puma 8 clindros
 O motor foi montado em uma plataforma de Karmann-Ghia e segundo Newton Masteguin, filho de Milton, que nos conta:
"Eu testei esse motor com meu pai, em um chassi de KG e os bancos, mais nada, em plena Avenida Presidente Wilson! Baita loucura. Felipe, era colocar qualquer marcha, soltar a embreagem e as rodas dianteiras saiam do chão!!! Se tivesse evoluído..."
Realmente Newton, se tivesse evoluído seria o caminho seguido pela Porsche anos antes, tanto que já falavam que o motor 8 Puma seria o Porsche nacional. A ideia foi juntar dois blocos de motor VW soldados, com apenas um eixo virabrequim, um eixo comando, um distribuidor e quatro carburadores Solex 32. O virabrequim e comando eram fabricados pela Puma, sendo o comando baseado no Comando Puma P3.
Hoje, existe um motor boxer a ar de 8 cilindros no Museu do Automobilismo Brasileiro do Paulo Trevisan, em Passo Fundo-RS. Eles achavam se tratar do motor dos irmãos Jamaro, mas assim como o motor dos irmãos Fittipaldi no Fitti-Volks, eles utilizavam um acoplamento por junta elástica entre os motores e não soldados os blocos.
O Dr. João Cesar Santos me enviou as fotos abaixo do motor existente no Museu e claramente observamos se tratar do motor Puma 8 cilindros.
 Com apenas um distribuidor...
 ... E blocos soldados.

4 comentários:

João Cesar Santos disse...

Felipe, no inicio o Museu do Automobilismo acreditava que esse motor era aquele montado pelos irmão Amaro, RJ. Depois de algumas pesquisas um dos irmãos negou a paternidade desse motor, até que concluiram que esse vw-8 era o motor Puma. Procurando no youtube você acha videos do motor funcionando. Se não me engano ele foi materia do Auto Esporte da globo, ainda com a denominação de 'Jamaro', montado num chassi de Espron com carroceria de fusca.

Fernando Bessa disse...

Imagina um desse daí com 4 webber 48 Idf com ese comando P3 com quatro cabeçotes 40x35... É melhor imaginar não...

Daniel Pardo disse...

Fico imaginando esse motor em funcionamento, aliás, eu já vi num vídeo do You tube, não sei se era esse.

Anônimo disse...

E como foram feitas as modificações nos cabeçotes???