segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Maçanetas Caminhões Puma

No primeiro modelo de caminhão Puma, que era montado sobre o chassis do Chevrolet D-60, existiam dois tipos, o Luxo e Standard. Ao contrário da grande maioria de automóveis, as cabines Puma se diferenciavam  entre esses dois modelos pelo desenho e não pelo acabamento. A foto abaixo é da cabine Luxo que usa uma maçaneta de Fusca colocada ao contrário, porque a porta é do tipo suicida, ou seja abre ao contrário.
Na cabine Standard, que tinha os faróis na grade central e lanternas da C-1416, suas portas eram do tipo normal, com abertura de trás para frente e suas maçanetas eram bem simples, a mesma do capô traseiro do Fusca.
 No projeto do Puma 4.T de 1979, o meu amigo Ronaldo de Almeida Brochado, engenheiro chefe da Puma, junto com seu projetista Paulo Sérgio Fonseca, o meu amigo PS, optaram por colocar a maçaneta do VW Brasília.
Mesmo na cabine focinhuda  fabricada para colocar no chassis do MB 608-D, também utilizava a mesma maçaneta.
No protótipo do caminhão de 6 toneladas, o Puma 6.T, que não chegou a entrar em linha de produção, continuou com a mesma maçaneta de Brasília.
Na mudança da carroceria promovida pela Alfa Metais de Curitiba-PR, o Puma 4.T passou por uma revisão no desenho e suas maçanetas foram alteradas para o mesmo modelo do caminhão Mercedes Benz 608D de 1978 ou 1979 acima.
 
Mesmo na porta traseira do Cabine Dupla, a maçaneta era a mesma.
 Algumas fotos da maçaneta do 608D.

3 comentários:

vwsp2classico disse...

Legal a postagem, tirou uma dúvida que eu tinha.
Gostei muito da foto do caminhão da Coca-Cola. Lembro que há algum tempo atrás o páteo da Vonpar aqui em Porto Alegre era lotado destes modelos.

Felipe Nicoliello disse...

Luciano,
Foi por sua causa que fiz a publicação. Vc perguntou na publicação do Puma 914 CD, ao invés de simplesmente responder, fiz mais uma matéria, afinal estão aparecendo os apaixonados por caminhões Puma.

Anônimo disse...

Felipe, acho que daqui a pouco você vai ter material para dois livros: O Puma Classic vols.1 e 2. Tô esperando! Abs. Paulo (Fpolis)