terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sistema de Aceleração Puma - Motor VW

Dupla carburação, já comentei a respeito até em revista de circulação nacional, a Puma foi a primeira indústria brasileira a colocar a dupla carburação em um motor boxer. Desde o primeiro Puma VW 1968 já saía com dupla. Quando a Puma idealizou esse sistema de carburação, ela pegou os carburadores existentes no mercado, não tinha produção suficiente para bancar um novo modelo de carburador. Como os carburadores existentes eram únicos (Corcel 32, Opala 40), quando colocados um de cada lado no motor boxer, eles vão ficavam na mesma posição e seus acionadores da borboleta de abertura ficavam para o mesmo lado, ou seja, aceleravam na mesma posição. O cabo sendo acionado no centro, foi necessário criar uma vareta que puxasse os acionadores dos carburadores ao mesmo tempo para a mesma posição, o varetão. Esse varetão é ligada por uma vareta menor, ao centro do acionador, que era soldado na caixa da ventoinha. Esse sistema desenvolvido pela Puma, resultou no ganho de alguns HPs ao motor. Como a Puma recebia da VW o chassis rolando, tudo montado, ela tirava apenas a caixa da ventoinha, soldava as peças do acionador e como teria que repintar por causa da queima da pintura pela solda, a Puma já pintava de "prata duco uso geral ", para diferenciar seus motores.
O sistema Puma em detalhes e as medidas das peças para reprodução. Click na foto para ampliar.
Quando a VW lançou a dupla carburação para os motores boxer a ar de caixa vertical, no ano de 1975, ela idealizou um sistema mais simples por torre central e apenas duas varetas com quase o mesmo tamanho, porém houve a necessidade de fabricar os carburadores diferenciados, do lado esquerdo e do lado direito, com acelaração do lado inverso um do outro.
Esse sistema VW começou a ser adotado no Puma por volta de 1977, porém é difícil afirmar com exatidão o momento em que a Puma deixou seu sistema de lado e utilizou o sistema VW. Uma coisa é certa, para quem utilizava o Puma Kit com carburação 40 nacional ou importada, o sistema era Puma, com varetão e acionador na caixa da ventoinha.

8 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Perfeito Felipe!!!Perfeito!!!Vamos aguardar uma matéria sobre os tipos de carburadores e os modelos de distribuidores!
Valeu cara!!!

Anônimo disse...

Felipe, na primeira oportunidade vou lhe mostrar o acionador do meu GTS 78.

Embora fique na capela da ventoinha, não é o sistema de varetão Puma, também não é o sistema de torre VW e exibe as rótulas maiores (no acionador somente, pois nos carburadores as rótulas são as menores padrão VW) com aquele sistema de trava.

Até ia substituir pelo sistema da torre VW mas mudei de idéia e deixei como está depois da troca do cabo do acelerador, das molas de retorno dos carburadores e lubrificação geral, quando consegui amaciar todo o conjunto (antes estava duro).

O que será que tenho então? Fiquei na dúvida agora.

Como disse, numa primeira oportunidade eu lhe mostro.

Anônimo disse...

Em tempo ... uma dica bastante simples: polo positivo do alternador (não sei se no dínamo também) possui uma chupeta de borracha que dá acabamento e, principalmente, isola, evitando aqueles pequenos curtos circuitos que invariavelmente ocorrem quando estamos mexendo no motor.

Podemos utilizar a chupeta do polo positivo dos motores de partida das motos Honda (é padrão único) que custa muito barato (menos de R$ 1,00) nas concessionárias de motos e se adapta perfeitamente.

Felipe Nicoliello disse...

É Leo, tem muito assunto ainda, principalmente vc lembrando de vários.
Sandro, depois eu vejo.
Ótima susgestação, barata e funcional. Essas pequenas coisas sempre me deixaram inconformado. Tem certos detalhes que não custava nada para a indústria fazer e eles deixam de lado. Uma vez um engenheiro de uma montadora que explicou a matemática da coisa: "Um real não é nada, mas em 100.000 veículos é um bom montante". Tudo bem concordo, mas dê a opção de ser um acessório para quem quiser colocar.

Deni disse...

Felipe,
Vou pintar as "latas" do motor da minha Puma GTE77/78 qual cor devo usar? imagino que prata na capela e na chapa do alternador e preto no resto, estou certo?

Felipe Nicoliello disse...

Deni,
Olhe a primeira foto do motor que está correta.
Prata na caixa de ar (capela, ventoinha, etc.)
Preto brilhante no restante, inclusive a chapa de apoio do dínamo/alternador.

Anônimo disse...

a pouco tempo adquiri um puma gte 1977 em mal estado, todo bagunçado, feito gambiarra, e apesar de estar com a dupla carburação da brasilia e o acionamento da brasilia ela tem essa "chapinha" soldada na caixa de ventilação, coisa q pretendo reativar, ela esta em prosseso de restaura ainda falta muito, tenho foto no meu blog http://www.clubeuniaovw.blogspot.com/

abraços

Anônimo disse...

Ola, vou iniciar o restauro do motor, GTS 75, e queria saber se alguem esta reproduzindo esta peça?
Abraço
Bruno