sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Botão da Alavanca de Cambio Puma (Bolota)

O botão da alavanca de cambio, aqui chamado de bolota, era um equipamento muito alterado nos anos 60 e 70. Os proprietários de veículos costumavam personalizá-los alterando esse item facilmente, que é rosqueado com a mão na alavanca, portanto muito fácil de ser trocado. Por questões de gosto, estética ou empunhadura, a bolota era vendida nos mais diversos tipos e cores, até com escorpião dentro de uma bola de resina. Por isso fica muito difícil de acreditar em fotos ou carros atuais, ao longo do tempo, pode ter havido muitas trocas. Em minhas pesquisas, sempre adoto fotos de época ou de reportagens para comprovação dos fatos.
No Malzoni GT, a bolota era em formato de pêra curta...
...já no Puma GT DKW, o formato de pêra era longo, mas com o mesmo material em preto.

Esse tipo de bolota continuou nos Puma GT VW, como nos GT 1968 abaixo:



No GT 1969:

No GT 4R, iniciou-se a mudança para a bolota que mais tempo durou nos Puma VW, a mesma utilizada na linha VW 1600, TL e Variant, posteriormente no Brasília.


No GTE de 1970, primeiro da série GTE, além do console, a bolota de Variant é novidade, mas permanecendo a madeira marfim do painel, igual do modelo GT 1969.


Em 1971, no lançamento do GTE Spyder, a única mudança foi a madeira do painel que passou a ser de jacarandá, mas a bolota continuava a mesma.


A partir daí, surge um acessório de fábrica, muito utilizado nos Puma exportados, a bolota em formato de pêra, com o emblema Puma (cara da fera e raios) ao centro, em acrílico transparente na parte superior e preto na inferior, como na foto abaixo desse GTE 1972 na Alemanha.

Existem hoje em dia reproduções dessa bolota em forma de bola, coisa que não existiu originalmente. Até poderia existir à venda na época, mas vendida como qualquer outra bolota. A verdadeira é como a da foto abaixo, em formato de pêra.

No GTE Espartano 1972:

Mesmo com a nova carroceria de Puma tubarão lançada em 1973, que tinha um novo painel e console, novos bancos e interior mais refinado, a bolota continuava a mesma da linha VW, como mostra a foto abaixo de um modelo GTS 1973.

No Puma Sul Africano a bolota utilizada era a de acrílico com o logo Puma em formato de pêra.

No Puma GTB, que utilizava cambio de Opala, a bolota era a mesma da linha Chevrolet Opala.

Com a chegada da nova carroceria de Puma GTE e GTS, tudo mudou, menos a bolota da alavanca de cambio. A foto abaixo é de um modelo GTE 1976.

Em um GTS 1976:


Em um GTE 1977 no exterior, a bolota de acrílico:

No GTB S2 lançado em 1979, apesar da carroceria ser nova, a mecânica era a mesma do antigo GTB, permanecendo o cambio de Opala, obrigando a utilização da bolota que vinha nesse cambio.


Mesmo chegando no final da década de 70, os GTE e GTS ainda utilizavam a bolota da linha VW.

Em alguns veículos existentes no exterior, encontramos o tipo de bolota da foto abaixo, podendo ser uma exigência local de destino.

Enfim houve a mudança da bolota que permaneceu em linha durante onze anos. Nos GTI / GTC de 1982, assim como o Puma P-018, a bolota era do tipo utilizado na linha VW Passat.

Com o relançamento do Puma GTB S2, agora chamado de Puma AMV, o cambio de Opala havia mudado a bolota, consequentemente a mesma utilizada no AMV.

No Puma AM1 enviado à Revista Oficina Mecânica para teste, curiosamente o carro tinha a bolota da alavanca de cambio antiga, da linha VW.


Já no AM2 da mesma reportagem, a bolota era a mesma que deixou a produção em S.Paulo.

No AM3 e AM4, a bolota era a mesma do AM2.

12 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Nota 10!Felipe, no Puma que era do Gutenberg a bolota é a mesma do fusca, aquela plana/chata.Não está correto então?

Felipe Nicoliello disse...

Leo, não está. Na época existia tanto modelo de bolotas de alavanca no mercado, imagine se a Puma iria deixar aquela incomoda e nada esportiva bolota do Fusca, além disso, em 1969 essa bolota no Fusca era cinza, bege, ou o nome da cor que queiram dar. O Puma já pecava pelo botão do ar quente ser igual do Fusca nessa cor clara e não preto, já pensou tb a bolota?

Unknown disse...

Legal!

Tem até uma foto do interior do meu carro! Quanta honra! Ainda mais quando o tema abordado é a originalidade.

[]

Irineu

Anônimo disse...

Felipe notei vários PUMA AM-4 Com esta bola de Cambio. Ela é igual a dos VW Gol GTS 1.8, porém ao invés da indicação das marchas usava o Logo da PUMA.

Abraço!

Lele GTB 78

Anônimo disse...

Novamente fiquei com uma dúvida, pois está escrito:

" Com a chegada da nova carroceria de Puma GTE e GTS, tudo mudou, menos a bolota da alavanca de cambio. A foto abaixo é de um modelo GTE 1976. " ... " Em um GTS 76: " -> na foto em PB a bolota é formato pera.

Depois escreveu:

" Enfim houve a mudança da bolota que permaneceu em linha durante onze anos. Nos GTI / GTC de 1982, assim como o Puma P-018, a bolota era do tipo utilizado na linha VW Passat. " -> na foto do Puma monocromático marrom a bolota é do tipo pequena. Então se permaneceu em linha durante 11 anos, 1984 - 11 = 1973.

Qual das 2 bolotas pertence a um GTS 78?

Eu tenho ambas (a em formato pera em material plástico sólido e a pequena que encapei com couro e é a que prefiro e estou usando.

Mas qual é a certa então?

Anônimo disse...

Felipe...meus parabéns pela iniciativa...embora seu alvo tenha sido a alavanca de cambio, eu acabo de aprender que o painel de jacarandá substituiu o de madeira clara em 1971. Como iniciante neste mundo dos Pumas, a primeira coisa que percebi é que estes "coitados" foram sistematicamente "violentados" por donos sem o menor compromisso com a marca ou mesmo estética... o resultado de 30 anos de abuso gerou um exército de mutantes hibridos...desta forma, como vc. mesmo frisou, a unica forma de buscar a verdade quanto a originalidade é se basear em publicações de epoca...acho que o mundo do Puma precisa de um site com extensa cobertura de fotos de época para gravar as mudanças de ano a ano e servir como base para que os novos donos munidos de uma mentalidade de PRESERVAÇÃO possam trazer os carrinhos de volta a glória do passado...aquele abraço...

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Se entendi direito, a foto mostra a bolota, mesma do Brasília, que tinha o formato em pera, porém com a parte superior corrugada, fazendo uma divisão ao centro. Essa bolota perdurou onze anos, até 1982, qdo entrou a de Passat, portanto a foto do 84 está dentro do período. O problema era que eu não tinha uma foto original de carro 1982 para publicar, então coloquei do 1984.
Pedro,
Meu trabalho é exatamente esse, salvar a maioria dos felinos que foram violentados como vc falou. Um trabalho árduo que venho fazendo há cinco anos e com o blog, talvez resulte em um livro, pq um comprador eu já tenho com certeza: Dr. JM ( o advogado de Brasília José Maria Morais). Agora te entreguei Zé!
Sandro,
A pessoa do catalogo que o Zé falou, sou eu, vou tirar xerox e mandar para ele, se vc quiser, já mando fazer prá vc tb.

Felipe Nicoliello disse...

Leandro,
No GTS não pode ser, porque a bolota era em formato de bola de golf.
Pode ser igual ao do GTi que tinha a bolota em forma de bola e pera, com a cabeça cortada, onde ia a indicação das marchas. No Puma não poderia manter essa indicação, pq a marcha ré é em posição diferente do Gol.
Sabe como era a Alfa Metais para manter catalogo, ainda mais no final dos tempos... Obrigado pela indicação sempre muito proveitosa.
Irineu,
Valeu nosso esforço (Ferri, Rinaldi e eu) com vc a respeito da originalidade. Muito mais mérito para vc, por sempre acatar nossas opiniões, pelo menos nesse quesito.

Anônimo disse...

Entendi o lance da bolota original do 78 agora: deveria usar a maior em formato de pera que tenho também, mas ela é tão incômoda, raspando nas mãos que vou continuar utilizando a bolota menor do Passat que encapei com couro inclusive, pois o material emborrachado estava meio desgastado já, pois ela é bem mais confortável ao tato.

Mas vou guardar a original com carinho, certamente.

Quanto ao manual ... ahhh ... é você?

Quero sim uma cópia. Por favor me envie um e-mail dizendo quanto devo transferir para sua conta e novamente seus dados bancários pois não guardei quando comprei o kit do encontro.

[ ]s e obrigado a ambos: a você Felipe e ao Dr. JMM.

Eustácio disse...

Felipe, eu não sabia que o painel de marfim foi substituído pelo de jacarandá. Eu a um tempo atrás vi uma matéria sua, que você até publicou fotos de um puma que tinha o painel em alumínio, você até se mostrou entusiasmado em sua escrita, porque acho que menos de 60 tiveram esses painéis ou foi ao contrário? Primeiro era de marfim, depois jacarandá, e só ai o de alumínio?

Felipe Nicoliello disse...

Eustácio,
Primeiro painel de metal com painel de madeira imitando jacarandá só em volta dos instrumentos (1968 até n° 51). Depois painel imitando marfim, GT 1968-1969 e 1970. Após GTE 1970-1971-1972 painel imitação de jacarandá.

Fábio Machado disse...

Felipe, meus parabéns pelo site, uma aula sobre Puma, estou anotando todas as informações para deixar os carros q herdei de meu Pai os mais originais possiveis, tenho uma pergunta, meu Pai comprou uma GTS 1980 bege metalica, monocromática, q tivera dois donos só o carro tem tudo, cintos originais com a cara do Puma, cheiro etc. A pergunta é q ele veio com volante de madeira jacaranda, a bola do câmbio em modelo pera mas de madeira e o freio de mão na empunhadeira com revestimento de madeira e segundo os donos anteriores é original, pois tratava-se um dos ultimos modelos com os parachoques cromados. O amigo tem alguma informação a este respeito?
Um grande abraço e mais uma vez parabéns pela iniciativa.