quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Limpadores de para-brisa Puma (2)

Uma coisa não ficou bem esclarecida na publicação anterior, a cor dos limpadores de para-brisa. Em 1977, apenas o Ford Galaxie e seus derivados, todos os veículos Chrysler e os Puma mantinham a cor do limpador em prata, o restante dos veículos a cor era preta. Até Kombi tinha o limpador em preto fosco. No ano seguinte 1978, esses veículos citados aderem à nova cor preta ficando apenas a Puma, com limpadores prata. Até que momento de 1978 a Puma segurou esse padrão, não se pode precisar com exatidão. Uma das razões era puramente estética, pois os limpadores pretos davam aspecto esportivo, mas ao mesmo tempo empobreciam o produto. Por isso a demora da mudança nos veículos mais luxuosos do mercado, como Galaxie e Dogde. Nessa época o Puma era visto, pelo consumidor comum, mais como um veículo de luxo pelo alto preço, do que um esportivo como foi no início da fabricação. Então meus caros amigos, Puma de 1978 pode ter as duas cores nos limpadores. Abaixo fotos de Puma 1978, recortadas da extinta Revista Status Motor, reportagem enviada pelo grande amigo Mário Estivalet.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eita!

Beleza ... que fiquem prata então meus limpadores.

Como comentei na primeira mensagem, logo abaixo, sobre limpadores: os 78 são uma incógnita mesmo de até quando foram mantidos prata e quando passaram a ser pretos.

Mais um esclarecimento do Felipe!

Anônimo disse...

Felipeee!

Duas dúvidas me surgiram olhando o GTE e o GTS 78 das fotos:

- Em ambas as fotos não dá pra visualizar claramente o brucutu, mas está parecendo que ele já não é o capa de inox. Até que ano os Puma tinham o brucutu de capa de inox e quando passaram a ter o brucutu preto em material plástico?

- Na foto do GTS 78 verde as calotinhas das rodas tem as bordas cromadas ou é apenas falta de definição da foto? Até onde eu soube, os 76 tinham a borda e a carinha cromadas e o centro preto. E a partir de 77 as bordas passaram a ser pretas também. É isso mesmo?

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Vou publicar matéria sobre o assunto em breve.
Não, as calotinhas só mudaram em 1979 e sempre foram de plástico, nunca de metal.