terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Carburaçao / Comando / Virabrequim

Muitos me perguntam sobre Puma através do e-mail, nem sempre posso fazer tudo sozinho, e para tal, sempre conto com a valiosa colaboração dos meus amigos. Nesse caso, o Irineu, piloto de provas, preparador e Vice-presidente do Puma Clube, me socorreu, obrigado Irineu.

"Bom,
Depois de certa demora na resposta de questões técnicas sobre motores VW a ar instalados em Pumas, cá estou eu de volta.
Em primeiro lugar, Henrique, é necessário saber o ano de fabricação do seu Puma, já que há diferenças na carburação em função disso. Já que não disponho desse dado, segue a tabela da carburação básica da maioria dos Pumas, sempre lembrando que ela era adequada ao uso de combustível diferente do que é vendido hoje. Assim, pode ser necessária algum ajuste, já que a quantidade regulamentar de álcool hoje é maior do que a empregada nas décadas de 70 e 80.

CALIBRAGEM CARBURADOR – VW PUMA 1600 cc
ITEM-------DESCRIÇÃO---------------------AJUSTE
01 ----------Carburação Tipo----------------H-32 PDSI - DUPLA
02----------Venturi (K)------------------------26
03----------Gicleur Principal (Gg)------------157,5
04----------Gicleur Corr. Ar (a)--------------100
05----------Gicleur de Marcha Lenta (gf)-------55
06----------Tubo Injetor (i)--------------------40
07----------Alvo do Jato----------------------Paralelo ao Venturi
08----------Econostat (E)----------------------145
09----------Válvula Agulha (P)----------1,2 com Mola + Esfera ou Pino
10----------Bóia (F)------------------------------7
11----------Volume da Bomba (cm³/golpe)----0,6 ± 0,1
12----------Nível da Cuba (147 mm HG)-------16 ± 1
13----------Ident. Tampa----------------------2 ou 6
14----------Ident. Corpo-----------------------2, 4 ou 4,1
Como é sabido, os Pumas eram todos movidos a gasolina, o que limita a escolha de peças para montagem do motor, se o objetivo for a manutenção da originalidade. Assim, o virabrequim é o de aço, de 69 mm de curso, original das Brasilias, Fuscas 1600, Kombis, etc produzidos até o fim de 1983. A partir do fim deste ano a VW passou a usar o virabrequim de ferro fundido, menos apto a motores preparados mas funcional em motores originais (ou quase). Os virabrequins de aço antigos são muito difíceis de serem encontrados no mercado de reposição. O mesmo vale para o comando de válvulas - é o original das Brasilias, Fuscas 1600 e Kombis pré 1984. Os pistões certos são os côncavos (existem os planos, dos motores a álcool), adequados aos kits que servem nos cabeçotes de 8 aletas - isso é fácil de encontrar.
Quanto ao conjunto corôa e pinhão, o original de todos os Puma é o 8x33, igual ao das Brasilias e Fuscas 1600.
As peças para carburação e/ou carburadores completos podem ser encontrados no Giba Carburadores e SBA carburadores. Estão no Google. Talvez haja alguma dificuldade em encontrar os venturis de 26 mm originais. Mas pode-se tornear os de 24 mm (mais comuns e fáceis de serem encontrados) para a medida original dos Puma.
Mais uma vez, desculpem a demora nas respostas.
[] Irineu
Puma Clube"
Querem falar com a fera? Irineu Desgualdo Jr.

2 comentários:

Otto disse...

Mto lindo o carro...

Anônimo disse...

Pelo que eu vi no site gicle.ilax.com.br o gicle de AR é 115 e nao 100. Confere?