segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Reportagens (09) - Mini-Puma e outros projetos

A reportagem da Revista Autoesporte de maio de 1974 mostra a grandeza da Puma em apenas dez anos de atividades. O potencial adquirido pela Puma chegou ao ponto necessário de crescer, não tendo como ficar na pequena fabricação dos esportivos. Sentindo essa necessidade, a diretoria determinou vários rumos, para a escolha correta daquele que elevaria a fábrica a uma potência nacional. Com um firme ideal, Milton Masteguim tem pelo menos duas propostas de carro urbano, mas tudo dependeria de uma ação governamental, que na época este, não estava muito preocupado em honrar o nome brasileiro e sim impor sua determinação política. No final dessa reportagem, vale salientar o assunto do cambio de cinco marchas para o Puma VW, que foi desenvolvido pelo Milton Masteguim e não chegou a ser fabricado. Vinte e poucos anos depois, esse cambio chegou à mão de um recuperador de câmbios VW de S.Paulo, que acabou de fabricar as peças que faltavam e vende hoje dia, como um projeto inédito.




A Puma sempre antenada no que havia de mais moderno no mundo, pensou em fabricar uma pick-up de luxo, para atender seus consumidores mais ricos, que queriam um carro para se locomover em qualquer tipo de estrada, mas não abriam mão do luxo, conforto e esportividade.

3 comentários:

Eric disse...

Fantástica reportagem Felipe!!! fiquei impressionado com as possibilidades que a Puma tinha na época, pena que não foram pra frente... mais uma vez ficamos no "Quase".

Uma coisa que me chamou atenção foi o cambio 5 marchas, vc disse que alguém o faz, quem é? saberia dizer pra gente?

Um abraço!

Leo Gaúcho disse...

Vero Eric, quem faz???Vi um cara em um anuncio no ML, é este Felipe?

Felipe Nicoliello disse...

Meninos,
Não é esse cara do ML. Quem ficou com o cambio projetado pelo Milton Masteguim foi o João da CBP, que deu para nossos amigos Waldomiro e Alfredo Blasi(tudo isso no final dos anos 80), que por sua vez doaram para o Maninho muito anos depois. Ele terminou o cambio, fabricando a peça que faltava, o compartimento da quinta marcha. Não sei se o telefones ainda valem: (11) 5929 0859 - 5925 3656 Av. Teotônio Vilela, 4695 Interlagos São Paulo. Tb não avalizo nada, nunca vi esse cambio pronto e muito menos testei. A idéia é excelente, tb vindo do professor Miltão, só poderia.