segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Foto de época

"Bom dia Felipe. Achei mais uma foto histórica mostrando uma Puma (desculpe mas não sei qual modelo). Desta vez foi em Sapiranga, uma cidade da região metropolitana, distante cerca de 60km de Porto Alegre. O ano é 1971, no desfile de abertura da 18ª Milha de Arrancada. A foto mostra uma Puma, nº2 na terceira posição da fila. Espero que goste. Um abraço. Luciano Amaral Pinheiro"
Meu amigo Luciano, eu e todos aqui gostamos muito da foto e acredito que já sabe as razões. O ano do Puma, um GTE, provavelmente 1971, podendo ser também 1970, porque o GTE foi lançado em meados desse ano. Gostei também dos Fuscas, eram exatamente como se usava naquele tempo, traseira baixa com tala larga. O Fusca 53 e não era o Herbie, tinha os para-lamas traseiros alargados por inteiro e muito bem feito, diferente do Fusca 62, que só tinha as abas para alargamento, mais comum na época. Esse serviço que parece fácil, no Fusca é muito difícil, pelas formas arredondadas. A extensão aplicada no para-lama, não pode ser toda por igual, porque ele ficaria com aparência de caído. Fazer esse bom serviço em 1971, é porque o funileiro (lanterneiro) era ótimo.

4 comentários:

Cesar Costa disse...

Eu tive estes para-lamas num Fuscão 73, feito numa oficina de um amigo no Encantado, aqui no Rio. Compramos oito para-lamas num ferro-velho e cortamos quatro, uns dois dedos do encaixe da carroceria. Pegamos os outros quatro e cortamos no encaixe da carroceria. Soldamos uns nos outros e os quatro originais ficaram guardados pra quando vendesse o carro coloca-los. Ficou tão bom que meu pai só percebeu, quando mostrei os quatro originais guardados em casa. Depois um kit 1.6 cc na Lemos & Brentar, uma autorizada Puma no Jardim Botânico, volante Fittipaldi II, rodas Tijolinho, toca-fitas Span (de cartucho), retrovisores F1 etc etc etc. Todo mês uma parte da mesada ia pra colocar alguma coisa no carro...

Cesar Costa disse...

Olhando hoje, o que gastei no carrinho acho que daria pra comprar um Puma!

Anônimo disse...

'Lemos & Brentar' foi com quem a Puma trocou o primeiro fax:

- "...um 'pesado equipamento' ligado ao telefone dava conta da operação!"

Mas o telex ainda seguiu sendo muito usado.
(Ronaldo)

Daniel Pardo disse...

Como que, no início da década de 70 os caras usavam rodas de aro 13 nos Fuscas com a altura original da suspensão e o mesmo não ficava com aparência de jipe???