sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Plaquetas de Identificação Puma (2)

Na primeira matéria publicada aqui falei sobre os tipos de plaquetas de identificação do veículo Puma, locais de fixação e mudança de grafismo. Mas houve muitas mudanças no começo da vida Puma até 1976, com alterações da cara da fera e razão social da empresa. A "lebre" foi levantada pelo meu amigo César "da Ilha" Freitas, do Rio de Janeiro, que comentando sobre a plaqueta de seu Puma 1968, disse que lhe falaram que no primeiro era Puma ... S/A e depois Puma ... Ltda. Uma confusão que fazem, por isso esta é para acertar os dados e quando forem comprar sua plaqueta, procurem a plaqueta correta, correspondente ao ano. Então vamos lá:
No início, os dados não são precisos, porque a Puma não registrava seus produtos fabricados, somente a partir de 1968, começou a registrar em um Livro, que hoje está em poder do diretor da Araucária, o meu amigo Rubens Rossato.
Como sempre foi necessário a plaqueta de identificação dos dados, nos veículos fabricados no Brasil, a Puma começou utilizando a plaqueta da Vemag nos Puma GT DKW (não se tem uma comprovação da utilização de plaqueta própria, pelo menos até o momento).Como todos sabem, em 1966 nasce a nova razão social, Puma Veículos e Motores Ltda., em lugar da Sociedade de Automóveis Lumimari. Portanto a partir de 1968 as plaquetas já mostram esta razão social, mas lembre-se era capital fechado, ou seja, LTDA.
Nos Puma GT (VW) de 1968 e 1969. Abaixo a rara plaqueta do GT 4R.
Puma 1970. Vocês reparam na cara da fera? Pois é, algum desenhista com vontade própria, estilizou a fera, com orelhinhas de gatinho, bigodes e bochechas siliconadas, sendo que nas outras peças, a cara da fera já era como sempre foi. Falei "algum", porque antigamente, em qualquer empresa, sempre tinha o dedinho de alguém querendo mudar as coisas, e logotipo é uma coisa séria que não deve ser mudada a torta e direita. E mesmo quando há decisão de mudança, muda-se tudo, impressos, propagandas, etc. Tem que existir um padrão. Hoje em dia, isso é uma norma seguida por qualquer empresa. Mas entendo bem esta situação da Puma, porque sempre briguei com os fornecedores de minha empresa, pois cada um fazia o logo do jeito que achava melhor, era muito duro!
Em 1971, o gatinho de bigodes continua.
As plaquetas de 1972 trazem uma mudança, a cara da fera volta a ser a cara original, com feições másculas, como sempre foi. Mas como toda mudança não tem data marcada, podemos encontrar a plaqueta antiga, fera com bigodes, também em 1972. Abaixo a plaqueta sem a pintura, para perceberem o alto relevo, devido a ação de agentes químicos para gravação, método utilizado naquele tempo. Os números de cada veículo eram pinados com um bastão de ferro, que tem uma letra estampada na extremidade. Com um martelo, bate-se no bastão, marcando a chapa de alumínio. Por isso encontramos algumas plaquetas bem certinhas e outras com os algarismos tortos, dependia do profissional e do dia em que estava fazendo, se bem humorado, ótimo, agora se tinha brigado com a mulher, as pancadas eram com raiva!
A plaqueta de 1972 com a fera de bigode...
...E sem o bigode.
Em 1973, continua inalterado o desenho e os dados da plaqueta.

Permanecendo até 1974, com a razão social Puma Veículos e Motores Ltda.
Já em 1975, a razão social da empresa muda, passando a ser sociedade anonima de capital fechado, ou seja, vários sócios, mas sem ações na bolsa. Agora PUMA VEÍCULOS E MOTORES S.A.
Em 1976, muda novamente a razão social, passando a ser chamada PUMA INDÚSTRIA DE VEÍCULOS S.A., com novo endereço n° 4385 da Av. Presidente Wilson.

A plaqueta do 1977...
...E do 1978, em um GTB.
E permaneceu assim até a mudança da fábrica para Curitiba. Para os modelos subsequentes, veja na publicação anterior com o link no começo desta.

7 comentários:

M1R disse...

ola Felipe,
Tenho um puma tubarao 75 com a plaqueta "Industria de veiculos s.a"
modelo 76.
sera que fora trocada um dia ?

Mosca disse...

Muito interessante este tópico, nunca ouvi falar que existiam outras plaquetas, achei que era modelo único. Só vc mesmo meu Gurú para dar um teco de luz neste túnel escuro de ignorância automobilística. Fui até conferir a minha e bate o modelo com o carro. Agora a primeira carinha da puma com bigode parece mais o gato de botas....

Felipe Nicoliello disse...

M1R,
A mudança foi no final de 1975, podendo haver carros com os dois tipos de plaqueta, "veículos e motores s.a." "indústria de veículos s.a.". Para os carros fabricados no final de 1975 que saíram ano75/modelo76 ou mesmo ano e modelo 1976, certamente é a plaqueta "indústria de veículos s.a.", portanto seu carro está correto.
Marcelo,
Como sempre, vc é um bom aluno, continua assim...
Me elogiando!!!rsrsrs

Hélcio disse...

Felipe, meu carro é um 1974 e saiu com a plaqueta "Puma Veiculos e Motores S.A". Trocaram a plaqueta ou provavelmente existe a possibilidade de o meu ter saído da fábrica em 1975 com essa plaqueta?

Felipe Nicoliello disse...

Hélcio,
O seu caso é o mesmo do M1R, porém um ano antes. Pode ser que seu carro seja do final de 1974, já com a plaqueta com a nova razão social. Se fosse Puma ind. de Veíc. S/A, aí teria sido trocada.

Fabio disse...

Felipe essas plaquetas que vc colocou neste post são ficticias? pois os numeros são iguais

Felipe Nicoliello disse...

Claro, Fabio.
São montagens de computador para preservar os dados dos seus proprietários. No início eu apagava, assim como faço nas placas, mas resolvi fazer essas montagens para orientar como eram grafados os números colocados nas plaquetas.