segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Puma Kid

Sempre estou ouvindo falar sobre mini-veículos e há algumas distorções, que pretendo esclarecer.
A Alexandre Veículos Ltda., uma empresa paulistana da década de 60/70 criou um dos primeiros mini-veículos para crianças. Eram motorizados, com freios e pneus iguais aos de veículos normais. Uma grande sensação para a molecada. Seu modelo pioneiro foi o Marco GTO, baseado no design do Ferrari 250 GTO. Posteriormente, veio o mini-kart, que virou mini-buggy e depois o fórmula. Tinha seus concorrentes que também faziam mini-veículos baseados em carros de sucesso, como Uirapuru, Mustang e Ferrari 250 GTO. O Puminha de criança chegou em 1971 (dois anos depois do Marco GTO), devido ao grande sucesso do Puma Spyder no Salão de 1970. Era um ótima réplica miniaturizada do Puma GTE Spyder, com muitos detalhes do carro original, além de realmente lembrar um Puma.
Na propaganda abaixo, vemos em primeiro plano, da esquerda para direita, o Fórmula, Mini-buggy e Puminha. Ao fundo, outro Mini-buggy e o Marco GTO branco. Claro que as novidades ficavam na frente.
Aqui começo um comparativo para acabar de vez com a ideia de que o Marco GTO era um Puma. Peguei a foto do Marco no Pumaland e a do Puminha do Hélio Claro. Vejam as linhas da traseira, nem precisa ressaltar que apesar do logo Puma GT e lanternas ovais no Marco, ele não lembra nada um Puma de traseira.
Na frente a mesma situação, o Puminha tinha linhas mais arredondadas e faróis embutidos.
Na lateral a diferença mais gritante: o Marco GTO tinha uma abertura como porta e no Puminha, além do para-brisa, a suavidade da lateral, idêntica ao Puma Spyder.
Outro Marco GTO que quer ser Puma, com adição das grandes lanternas originais do Puma 1969. Mesmo assim a traseira não fica em nada parecida com o Puma, já o Puminha AVL, quase uma perfeição.
Muitos dos Puma AVL existentes hoje, não estão totalmente originais, o mais comum é a utilização das calotinhas iguais ao Puma grande, mas o que vinha no AVL era o emblema da fabrica Alexandre Veículos.
Um Marco GTO...
O Puma AVL com seu proprietário Hélio Claro, na porta da Puma na Av. Presidente Wilson. O Hélio, que teve a Concessionária Puma Glasscar, tem uma grande habilidade de executar projetos em fiberglass e metal. Ele comprou um Puma AVL e melhorou seu produto, trazendo mais identidade com o original Spyder. Colocou para-choques de metal cromados proporcionais; espelho copinho; volante tipo original; dobradiças capô traseiro bicudas; bigodes na frente e vinco na lateral simulando a porta original. Essas coisas não existiam no AVL, essas modificações ficaram muito boas, com exceção do bigode dianteiro, que no Spyder nunca teve.
Na foto abaixo um Puma AVL nunca restaurado, pertencente ao meu amigo Christian Lovatto, do Puma Clube de Campinas. Mas colocaram um para-choque grande no Puminha, perdendo a proporção.
O Marco GTO...
...E o Puminha AVL.
E para comparar com o Puminha do Hélio, o Puminha do Christian.

8 comentários:

MSalinas disse...

A matéria ficou ótima. Por curiosidade dei uma vasculhada e encontrei um amarelo à venda na Internet.
Pelo preço de um grande: R$ 16k.

http://www.jsautosantigos.com.br/index.php?option=com_rdautos&view=detail&id=441

deia disse...

gesnei de petropolis adorei a materia dos minicarros estou restaurando um marco que conheço desde pequeno e digo que as lanternas traseiras originais sao mesmo as do caminhao usadas tambem nos pumas 69 porem com uma so lampada parabens pelas materias abraço

Felipe Nicoliello disse...

Marcelo,
A loja JS é do João, filho do falecido Romeu Siciliano, antigomobilista e vendedor de autos antigos. Ele está cobrando pela raridade, porque se este Puma fosse fabricado hoje, seria mais ou menos de 8 a 10 mil, usando os parâmetros dos mini-carros atuais, como o Corvette e Jipinho.
Deia,
As lanternas eram essas no Marco GTO. O que quiz dizer, que por usarem essa lanterna, somados aos faróis dianteiros, as pessoas atualmente acham que era réplica do Puminha, instalando coisas que o Marco não tinha, como emblemas Puma e outros, descaracterizando um personagem da história. Quer gostem ou não, o Marco GTO teve seu espaço e foi um dos primeiros mini-carros brasileiro. Só não afrimo que foi o primeiro, pq sempre tem um que lançou e não vingou, mas cobra o direito de ser o primeiro. Mas realmente foi o primeiro mini-carro de sucesso. Mantenha seu Marco original para resgatar a história, afinal muitas já viraram Puminha.

André disse...

Amigos,estimo que o AVL iniciou-se em 1968 fabricando o Marco GT(cuja a lanterna original é essa mesmo),o mini mustang,o formula 1,e logo depois o rarissimo mini corcel...pouca gente sabe mas...tenho 2 Marco GT e em um descobri um numero de chassis,411,que fica localizado perto da alavanca de cambio,e NAO é BASEADO EM CARRO NENHUM!!!,saiu nas versoes GT,GTO e GTD alem de o GTD possuir ate radio.Em 1971 mini puma tinha uma versao incrivel que abria as portas,possuia estofamento com apoia braço e tudo alem dos parachoques cromados painel imitando madeira e tudo mais,acredito que pouco depois a empresa fechou as portas,existem diferenças mas acredito que o motor original era os Briggs & Stratton entre 3,5 e 5 HP...

Wan disse...

Marcello

Meu pai foi o fundadador da AVL e ficamos muito felizes com o seu blog,
É muito bom saber da importancia que deixamos para os amantes e colecionadores dos mini-veiculos
Atenciosamente
Wannessa Alexandre Hochman

Felipe Nicoliello disse...

Wannessa,
Obrigado, felizes ficamos nós por ele ter criado o Puma Kid.
Você poderia contatar-me:
felipe@pumaclube.com.br
Grato.

Eclipse Assessoria disse...

Estou tentando localizar donos ou antigos donos da empresa Alexandre Veículos Ltda, alguém poderia me ajudar e-mail de contato: eclipseadv@hotmail.com

André disse...

Tenho 3 Marco GTO em restauração e gostaria muito de saber mais sobre Gaspar Alexandre e qualquer coisa sobre a AVL,ja pesquisei muito e pouca coisa sei a respeito,qualquer ajuda é bem vinda,se voce é parente dele entre em contato pois me interesso muito sobre o assunto,se voce tem algum mini carro e deseja alguma ajuda em restauração,dicas,foto de epoca,etc

Favor entrar em contato no e-mail: andrelp90@hotmail.com

Obrigado!