quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Fora de área - Porsche CBP

Ontem no Sambódromo, encontrei meu amigo pumeiro Fernando de Itú-SP, que estava com uma réplica Porsche muito bem feita para vender. Perguntei por perguntar, mas já sabia a resposta pela qualidade do veículo: "- É CBP?". E a resposta foi afirmativa. A CBP, originalmente fabricante de capacetes, era do meu amigo João Perfeito, já falecido, que sempre conseguia fazer o que idealizava. Muitas coisa que sei atualmente sobre fora-de-série devo ao João, um grande amigo. Engenheiro mecânico, poeta (como costumamos chamar os sonhadores), era rápido em suas concretizações. Um projeto nascia e logo estava em pleno vapor para ser realizado e em pouco tempo era pura satisfação de ver, pronto para ser fabricado. Um grande defeito era a quantidade de projetos que tinha em mente, nem sempre possível a fabricação de todos. Assim foram muitos, de gaiolas de Autocross, Baja Bug, buggys, camionete Formigão, Prost (já que o Gurgel fez o CENA, depois chamdo de BR-800, o João fez o mini-carro dele e carinhosamente o chamou de Prost, que na época era o concorrente do Senna na F1), Réplica do Porsche Speedster, as réplicas do Porsche Super 90 (antes fabricadas pela Envemo, depois pela CBP), a van Futura até chegar nos 911. Foi a única fabrica que concluiu esse projeto Porsche 911 e entregava o veículo pronto, porque muitos fabricaram a carroceria e os proprietários depois não conseguiam montar por falta de peças de acabamento. Infelizmente, um assalto em sua fabrica, interrompeu esse ciclo.
Achei em uma velha e mal tratada revista Oficina, a publicação que consegui recuperar em partes.
Futuramente publico fotos dessa réplica Porsche do Fernando.

10 comentários:

Anônimo disse...

oi,por favor vc sabe qto pediam nesta replica do porsche cbp,ele era cabriolet?
obrigado alexandre.

Felipe Nicoliello disse...

Alexandre,
Não é cabriolet, é fechado. O Fernando pede R$ 42.000,00, ligue para ele: (11) 7300 6751.

Cesar Costa disse...

Falando em Porsche, acho que a primeira réplica foi feita aqui em Jacarepaguá, por uma empresa que também fazia Bajas. Não lembro agora o nome do cidadão, mas me lembro que era um mistério, porque acredito que ele tinha mêdo de ser acusado de pirataria. Não sei se ainda é feito, mas até que era bem acabado. Só que o bicho era feito de acorod com o gosto do freguês e um dia apareceu um muito bem feito, com todos os escudos, aparentemente originais. Só que o infeliz mandou fazer o carro azul calcinha....

Felipe Nicoliello disse...

Cesar,
Conheço toda a história da CBP e como esse modelo chegou as mãos do João. Isso foi em 1986/87, e pelo que me consta, a partir da fabricação da CBP, se espalhou pelo Brasil. Eu falei com o João, os caras estão copiando sua carroceria e ele nem ligou, falando que depois todos tinham que bater na porta dele, porque era o único que tinha as peças de acabamento, difíceis de fazer ou mandar fabricar.
Mas pode ser, vc lembra da data?

Cesar Costa disse...

Não lembro a data, mas o cara foi o primeiro a fazer kits Baja, com certeza. Logo depois começou com os Porsches, mas era muito na encolha.

Anônimo disse...

Boa noite, sei que faz tempo esse forum, mas navegando agora encontrei esse depoimento maravilhoso sobre um dos meus tios mais queridos, engraçados, bricalhão e musico ainda por cima.
Sei bastante sobre a cbp, pois sou filho da socia do Jõao, ao qual dava seu nome a sigla C.B.P.
Tenho algus exemplares de capacetes deles, antes que alguem pergunte INVENDÁVEIS.
Mas agradeço do fundo do coração expor a historia do Ticão.
Abraços a todos.
Fica meu e-mail para duvidas e conversas. sergioperfeito@hotmail.com

Marc Claassen disse...

Por várias vezes tentei encontrar na internet informações sobre a CBP e só agora eu achei esse blog.
Eu comprei uma em 2003 (réplica do 911 Turbo de 1988). A carroceria é um espetáculo. É realmente uma cópia fiel. Eu já coloquei meu carro ao lado de um original e realmente não há diferença !
Por várias vezes me pararam para perguntar de ano é o Porsche.
Não conheço réplica tão bem feita. Mesmo as da Envemo ou da Baja não copiam os detalhes com 100% de fidelidade.
Infelizmente estou tendo que vender o carro pois já não tenho espaço na garagem.
Se alguem tiver mais detalhes sobre a historia da CBP por favor me mande um e-mail (mlclaassen@terra.com.br)

Unknown disse...

olá , recentemente adiquiri uma replica da porche 911 turbo e descobri q ela foi feita pela cbp e gostaria de saber onde posso adiquirir as pessa de acabamento dela preciso de praticamente tudo se alguem souber entre em contato comigo e-mail le_stencel@hotmail.com
att.

Unknown disse...

Estou a um tempo a procura da carroceria para poder montar a replica a meu gosto, a CBP produz (ainda) só a carroceria ? existe algum contato?
se alguem souber de alguma carroceria replica por favor entre em contato j.johann@hotmail.com

kINS_DD disse...

Na olx tem essa carroceria a venda feita de fibra de vidro.
Agr alguém teria a informação de como cadastrar no documento?
Se devo usar numero do chassi ou se registro como replica?