quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Puma de Corrida - Alface

Falando em corridas, no último fim de semana em Interlagos teve a Classic Cup e a triste notícia foi o acidente envolvendo o Puma Alface do meu amigo Ricardo Malanga, que nada sofreu. Infelizmente um acidente de corrida, onde a ponta estava sendo disputadíssima. O acidente gerou muitos comentários no meio, por dizerem que o Puma Alface é todo modificado, nem parecendo um Puma. Discordo, porque carro de corrida tem realmente aparência diferente. Lembro certa vez na antiga Stock Car, onde a GM exigiu a colocação dos faróis nos Opala, para associar a imagem do bólido ao carro de rua, porque não parecia em nada um Opala. Em outras categorias também houve as mesmas manifestações das montadoras.
Na Classic Cup, não vemos a originalidade sendo como principal atrativo, muitos carros tem alterações, sejam grandes ou pequenas. Originalidade nesse caso, no meu entender, seriam os veículos de competição como eram daquele tempo, mesmo assim será que seriam parecidos com os veículos de rua? E isso seria impossível de realizar, porque existem carros de várias épocas e distintas categorias. Como uni-los em uma categoria atual e ser competitiva? Difícil. Se fossem criadas as mesmas categorias da época, com as mesmas limitações até poderia ser, mas teria tantos participantes em cada categoria? Certamente que não. E as peças especiais da época, que não mais existem, como fariam? Para citar alguns dos problemas.
Ao meu ver o importante é todos estarem dentro do regulamento estabelecido e aceito por todos na sua inscrição.
Por isso, acatamos o Puma do Ricardo Malanga o como um grande representante da marca Puma, porque foi campeão na Classic em 2006; vice-campeão na Classic 2007 e novamente campeão na Classic em 2008, sendo o carro mais vistoriado até hoje. Segundo o Malanga, sempre depois de uma vistoria pelos fiscais, com motor aberto, conferências, etc., nunca houve uma desclassificação por desacordo com o regulamento. Falaram da asa que ele usou em apenas uma corrida, onde foi permitida, depois a asa foi proibida e retirada.
Como participante, o Malanga sempre lutou muito pelo incremento da segurança na categoria, tais como:
1-Largada lançada, muito mais segura e nítida diminuição de acidentes (aprovado).
2-Retirada do pace car na sétima volta, por perigo na relargada (aprovado).
E tentou mas não conseguiu aprovar:
1-Melhores pneus (não aprovado).
2-Melhores freios (não aprovado).
3-Melhores amortecedores (não aprovado).
4-Asa e spoiler (não aprovado).
Sempre visando aumentar a segurança, Malanga não se conformou com alegação de alto custo para a não aprovação destes itens e exclamou: " - AGORA EU PERGUNTO: QUANTO CUSTA UMA VIDA???"
Aproveitando o assunto para responder a uma pergunta que me fizeram sobre o Puma de corrida amarelo, do Rui Carlovicke (aquele que tira a carroceria), ele não foi aprovado na Classic, porque seu chassi é tubular e não é permitido. Já o chassi do Puma Alface era, infelizmente, mas era, original do Puma.

14 comentários:

Eli - Puma Clube disse...

Felipe,
Sabia que essa seria a sua postura diante de tanta pataquada que falaram sobre o nosso maior representante na pista, Ricardo Malanga e a Puma 7 - Alface.
Parabens e obrigada.
Eli

Anônimo disse...

Com certeza essa fofoca foi inventada pelo fofoqueiro oficial, aquele anão petista.

Luby disse...

Que porradão!!

Cesar Costa disse...

Felipe:
O problema não é o carro, mas o regulamento, que permite um protótipo como este "ser um Puma". Mal comparando, me lembrei agora do Alfazoni, que corria na década de 60, aqui no Rio. Era um JK com carroceria de Malzoni, mas andava na categoria de Protótipos...

Felipe Nicoliello disse...

Eli,
O Malanga sempre foi e ainda é um grande amigo, recebendo criticas injustas.
Cesar,
Certamente o problema é o regulamento, mas se for muito diferente do que existe atualmente, não existirá a categoria, melhor isso do que nada. Essa é uma das poucas categorias no Brasil, que ainda são independentes, ou seja, não dependem de uma marca ou de uma estrutura construída para divertir pilotos amadores.
O Alfazoni, na minha particular opinião, era um lindo carro com boa mecânica, por ser um misto, corretíssima sua classificação como protótipo.
O que as pessoas não entendem, que na competição Classic, tem duas categorias distintas, uma vc pode mexer um monte de coisas, na outra nem tanto. Mas as duas tem uma coisa em comum, carros clássicos. E acredito que se conseguissem tornar a categoria principal mais forte, com velocidades maiores e mais profissionalismo, mesmo tendo que tirar muita coisa original, teria um público maior, ajudando a categoria dos originais a ser mais desejada.

Cesar Costa disse...

Felipe:
Acompanho a Classic à distância. Pensei em montar um carro há dois anos(seria uma réplica do Fitti-Fusca), mas não consegui. Já naquela época percebi que o regulamento mudava ao sabor das conveniências. Acho que este é o problema, mas não nego o sucesso da categoria. Aliás, foi a única que me fez despencar do Rio a São Paulo para assistir ao vivo. Não conheço o dono do Puma, mas na corrida em que fui ele tinha uma suspensão dianteira de Fórmula. O que mais me dá pena é que no início era uma categoria acessível a mortais e o que vejo hoje é um crescente aumento dos custos. Daí minha opinião, que a Classic Light seria a verdadeira corrida de carros clássicos, mas concordo com você que uma puxa a outra.

GP Oficina Mecânica disse...

Felipe... Acho que muitas vezes o Ricardo foi acusado de uma série de coisas que não foram provadas... Mas quando se anda na frente é natural o resto do pessoal duvida de tudo o que voce faz...
Concordo com a idéia de que se o carro foi aceito pelo regulamento, a pancada não tem nada relacionado, mas acho um assasinato colocar motores a água (AP) em Pumas e Fuscas, ainda mais qunado se é possível ter o mesmo resultado com motores refrigerados a ar...

Cesar,
Voce está certo, a Classicos de Competição, surgiu a partir do crecimento de custos sem fim da Classic, e estamos estudando maneiras de fazer com que o regulamento mantenha os carros "lentos" e o custo da categoria baixo, visando muita diversão e muitos carros no grid. Fica o convite a todos para a proxima etapa dia 01 de novembro, depois da Formula 1.

Carlos Eduardo Szépkúthy

Felipe Nicoliello disse...

Cesar,
Não sei se o Puma do Malanga esteve com suspensão de fórmula, mas se teve é pq era permitido, pq ele nunca foi desclassificado, e esse é um item bem visível.
Se a Classic só ficar com os carros lentos, não vai criar atrativos e velocidade custa muito no bolso. Não lembro quem dizia isso na antiguidade, se Emerson ou outro piloto, mas a frase é: "O carro anda conforme a qtde de dinheiro que se coloca no carburador".
Cesar e Carlos Eduardo,
O motor boxer pode até andar o mesmo que o motor AP, o problema são os custos, hoje em dia sai muito mais barato preparar um motor AP, do que um motor a ar, pela dificuldade de peças a venda para esses motores. Não tem a mesma qtde de fornecedor, aumentando o custo, pela falta de concorrência.

Felipe Nicoliello disse...

Outra coisa, realmente atacam sempre quem está ganhando, e não se conformam. O problema é que o Malanga sempre foi piloto (experiente), tem braço e a maioria dos que correm lá são pilotos que começaram a carreira há pouco tempo, daí tamanha discrepancia.

GP Oficina Mecânica disse...

Felipe, concordo com quase tudo o que disse...
Com relação aos motores boxer, são ligeiramente mais caros, mas não chega tanto assim... o que é compensado no equilibrio do carro... como citado em todas os descritivos da corrida, os Puma motores AP não iam bem no miolo... Se fosse motor boxer eu dúvido... mas foi só um comentário

Carlos Eduardo Szépkúthy

Felipe Nicoliello disse...

Certamente Carlos,
Vc deve concordar também que em motor boxer, o preparador tem que ser muito bom para colher resultados, senão é uma lástima. Isso é desde aquele tempo.

Marcelo disse...

Antes de mais na Felipe, parabens pelo Blog, so nao entendi o pq a puma amarela nao pode correr...

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Marcelo.
O Puma amarelo por ter chassi tubular, foge ao regulamento que exige chassi original.

Marcelo disse...

oK, fELIPE, MAS ESTIVE NO EVENTO DO SAMBODROMO, E PUDE OBSERVAR QUE ELE 'E MONTADO EM CIMA DE UM CHASSIS DE FUSCA.LOGO NAO 'E TABULAR CORRETO? ENTENDO QUE UM CARRO DE CHASSIS TUBULAR, SERIA UM STOCK-CAR , OU SPYDER...

ABRACOS