terça-feira, 18 de agosto de 2009

Puma 4.T - Cabine bicuda

Todos conhecem e lembram do caminhão Puma 4T, lançado no Salão do Automóvel de 1978. Caminhão 3/4 (assim chamado todos os caminhões de 3 a 4 toneladas), utilizava motor MWM, chassi próprio, desenvolvido na fabrica da Puma na Vila Prudente, em São Paulo. Bairro colado ao Ipiranga, onde ficava a matriz. Projetado pela equipe chefiada pelo nosso amigo Engenheiro Ronaldo Brochado, esse caminhão começou a incomodar a Ford, líder de mercado nos caminhões leves, naquele tempo.
Hoje muitos dos 4T remanescentes, não exibem mais a grade pintada corretamente em preto, mas quase uma unanimidade, mantém as linhas originais.
Talvez seja por ser muito moderno e ainda hoje bem atual. Se olharmos a parte do para-brisa em proporção a frente, o caminhão super moderno VW Constellation tem a mesma proporção. A grade do 4T, quando na cor original lembra a grade do Scania R-360. Os caminhões citados
foram lançados quase 20 anos depois. Mesmo tendo chassi próprio, a Puma não deixava de atender seus clientes e para isso idealizou a cabine do 4T bicuda, para ser colocada sobre o chassi do Mercedes 608D, o Mercedinho.
No comparativo mostrando a extensão da frente para acomodar o motor Mercedes, instalado mais a frente dos tradicionais "cara-chata", com isso sobrava um pequeno espaço no chão do compartimento interno, idêntico ao 608D.
Nosso amigo Ronaldo pode comentar mais sobre o assunto.

7 comentários:

Anônimo disse...

Felipe,
...já havia visto esta cabine em chassi Mercedes.

Mas ñ sei se são da Puma... após meu período por lá: pós 1979.
Ronaldo

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo,
A cabine é Puma certamente, pois são idênticas em todo o resto e perfeitas. Vi muitos caminhões assim em minha vida. Se não eram feitas na fábrica, a Puma vendia só a cabine e alguém fazia a adaptação, será isso?

Anônimo disse...

Felipe,
Realmente desconheço, mas é comum a velha carroceria de chapa ser trocada por fibra.

Até a 'Carrocerias CAIO' -mais focada em ônibus, mas que até fornecia peças em fibra importada p/a Embraer- tinha suas cabines para Scania e Volvo.
Ronaldo

Cesar Costa disse...

Este ainda está na ativa:
http://www.fotolog.com.br/berlineta/47072783

Anônimo disse...

Amigo Cesar,
Tua indicação revelou o:

- "...curitibano 'Puma 4T da Alfa Metais', q recebeu mtas numerações conforme o modelo."

Interessante, pois este foi o mais vendido, tinha poucas modificações:

- "...em realidade eram boas melhorias gerais!"

Como ele mantinha o perfil mais rústico, ficava fora dos modismos de estilo: ao mudá-lo, após! ...falharam -a meu ver- na percepção das raízes utilitárias básicas.
Ronaldo

Marcos V.Pasini disse...

Amigos, essa cabine para o Mercedinho foi desenvolvida na Puma, na Rua Vemag, pelo meu amigo PS mas não fazia parte da nossa linha.

Foi um pedido de uma empresa de Araras, que não lembro o nome agora, a qual continuava fabricando aquelas primeiras cabines que eram montadas nos Chevrolet C60 (Coca-Cola, Ultragaz, etc..)

Eles mantinham o nome Puma (em acordo com a diretoria da Puma Ind. Veic. S/A), mas só instalavam as carrocerias em chassis usados ou fornecidos completos por outras montadoras.

Abraços

Marcos V.Pasini

Daniel Pardo disse...

Fábrica de caminhões Puma na Vila Prudente???, em qual lugar que eu nunca fiquei sabendo???

Pergunto pois moro praticamente colado à Vila Prudente.