quarta-feira, 17 de junho de 2009

Puma de amigo (36)

Ele é bonito e gostoso de andar. Esse é o Puma GT 1969 do meu amigo Alexandre Murad, veículo muito original, na cor branco lotus, exibe entre outras particularidades, a imitação de cubo rápido nas rodas, um acessório original.
Esse Puma havia sido restaurado pelo Luiz do Rio de Janeiro, antes da compra pelo Alexandre, que não contente, mandou restaurar novamente no final do ano passado. Detalhista por natureza, Alexandre gosta também de usar seus carros, participando de exposições, passeios e até rally de antigos. Atualmente está adorando andar com esse Puma, rasgando elogios ao carro... E olha que ele já teve outros Puma "tubarão" mais novos e tem um Puma GT DKW.
Para salientar uma dúvida levantada pelo meu amigo Fernando Portilho, sobre o desenho da lente do GT 1968/1969, a lente correta é esse, de desenho circulares.
Alguns GT 1969, mais do final do ano, saíram com o volante Fittipaldi ao invés do F1 de alumínio, também da Fittipaldi. Como esse veículo é número duzentos e pouco, certamente veio com esse volante.

8 comentários:

Luby disse...

Um belo exemplar ....
abs

Leo Gaúcho disse...

Roda sem espelho retrovisor mesmo?Faltou uma foto do motor, está com os carburadores originais?Coletores?Parabéns, exelente carro!

Luby disse...

Fotos do motor e do capo dianteriro serão muito bem vindas..

GP Oficina Mecânica disse...

Lindo carro, extremamente original.

Leo, o carro original não tinha retrovisor externo de série, era um opcional, e ainda assim o opcional era somente do lado do motorista. E este o dono quis deixar original mesmo!

Estou errado Felipe? se estiver me corrija!

Abraço
Carlos Eduardo Szépkúthy

Leo Gaúcho disse...

Certo Carlos, concordo com vc, o original realmente não tem o espelho, contudo me refiro ao questionamento em virtude de hoje em dia a "turma do cacetete" não aliviar isso por que o Felipe afirma que o carro roda no dia-dia, ou com frequencia!Putz, já estou pensando em tirar o do meu carro!!!

Felipe Nicoliello disse...

Carlos,
O espelho do lado do motorista não era opcional, vinha sem instalar, sendo instalado na concessionária, de acordo com o cliente. Por isso tantas fotos de propaganda e testes em revistas, sem o espelho. Do lado do passageiro, somente a partir de 1979, antes disso, somente alguns motoristas colocavam para serem diferentes ou pq gostavam ou sentiam necessidade de usar.
Leo,
Desde de qdo o GT era do Luiz do Rio, não tinha espelho, mas o Alexandre falou que vai colocar, pq disse que não dá para dirigir atualmente sem ele.
Realmente, hoje sem esse espelho fica muito difícil, há trinta anos quem sabe...Mesmo assim, em 1974, meu vizinho não deixou colocar o espelho no seu Tubarão e andava sem. Um dia questionei-o pelo fato ser muito ruim de dirigir sem, já naquela época, e ele falou que dava sempre um jeitinho. Claro que dava, com Puma todos andavam devagar ao lado e davam passagem só para ficar adimirando.

Leo Gaúcho disse...

É Felipe, realmente é muito dificil dirigir sem o espelho.Eu acho que teria muita dificuldade, primeiro por que o "tubarão" tem uma linha "cega" na parte da coluna traseira.Outra é o costume, pois dirijo o Ka no dia-dia e qdo pego no GT a gente sente falta do espelho do lado direito, além do mais o meu do lado esquerdo é do modelo "Interlagos", pequeno pra karamba!Mas concordo, o pessoal para e deixa passar qdo se trata de um Puma!!!

Fernando Portilho disse...

Felipe,
A dúvida surgiu pelo uso de duas lampadas,pois os dois focos ficarão fora das espirais desta lente.
O uso das outras, com linhas verticais e horizontais, deixaria o conjunto mais harmonioso.
Tente imaginar o reflexo ou foco das duas lampadas em uma e outra lente.
Mas, como em automóveis a lógica nem sempre tem muita "lógica" vamos deixar a GTzinha nos padrões adotados na época.
Grato, abraço, Fernando.