segunda-feira, 15 de junho de 2009

Lanternas Traseiras GTB

Rino Malzoni quando refez o desenho do GTB, para adequar as linhas no conceito da época, teve em mente o desenho do Puminha, não por acaso, toda a marca sempre procura sua identidade para facilitar o reconhecimento de seu produto. Na traseira, a colocação da lanterna do TL, Variant, como nos Puma VW, deixaria a traseira tímida e desproporcional. A solução encontrada foi a utilização da Lanterna do Saab Sonett, que já estava nas prateleiras da Puma, porque o Puma VW para o mercado europeu a utilizava. Foi assim que surgiu essa lanterna tão desconhecida do púbico brasileiro, deixando assim, de ser criticada pela adoção de lanternas de outros veículos nacionais.
A lanterna no detalhe...
...E o modelo Saab Sonett que emprestou as lanternas. Aliás, ficam bem melhor no GTB.
Existiu uma tentativa de reprodução dessa lanterna em acrílico, deixando muito a desejar.
Abaixo as lanternas originais em todos os detalhes.
Foto Mário Q'Mário? Da pizza.
Foto do e-Bay, onde esteve a venda.
Fotos acima Mário Q'Mário? Da pizza.
Em final de 1977 a Puma altera as lanternas traseiras do GTB, passando agora a utilizar as lanternas do Alfa Romeo 2300 TI de ponta cabeça, para conciliar com as linhas da traseira do GTB. Sempre na forma bicolor (vermelha e branca), pois assim a legislação vigente obrigava. Essas novas lanternas deu um ar mais sofisticado e harmonioso.
Outra alteração sofrida em virtude das lanternas foi a mudança da placa de identificação para a parte de baixo da traseira, eliminando assim as falsas saídas de ar existentes no modelo anterior.
Existiu também a tentativa de reprodução em acrílico, uma tentativa...
A mudança não se limitou apenas nas lanternas e local da placa, todo o painel traseiro teve modificação. A parte onde se instalam as lanternas, em suas extremidades é arrendondado, de acordo com as lanternas. O painel inferior, onde abriga a placa, foi quem mais sofreu alteração, ficando agora mais inclinado, deixando dois ressaltos para encaixes dos "jumelos" da suspensão traseira de feixe de molas, como mostra na foto abaixo.
Existem alguns Puma GTB que foram modernizados, sendo alteradas as lanternas e posição da placa, mas deixando o mesmo painel antigo, que não tinham os ressaltos, como na foto abaixo.
Como em 1977 pode haver os dois tipos de lanternas, Saab e Alfa, a identificação mais fácil é por esse painel, que no modelo de lanternas de Saab não tem os ressaltos. Comparem as fotos abaixo, com o GTB preto original e o GTB vermelho modificado para as lanternas de Alfa, que também não tem as curvas laterais do painel, próximas as extremidades das lanternas, certinhas como no original.

6 comentários:

Luby disse...

Otima materia pra variar e lindos carros ...
abs

Milher disse...

Olá, você poderia colocar "marcadores" nas postagens? Assim ficaria mais fácil localizar a informação no blog. A quantidade de informações postada aqui é enorme, e venho acompanhando-as. Ocorre, que por exemplo eu quero ver todos tópicos relacionados a "lanternas" mas não tem como ver, porque estou interessado em lanternas do GTE. Quando você postar, há um campo para marcadores, que você pode ir acrescentando para que depois fique mais fácil de seus leitores buscarem conteúdo.

Grato.

Antonio Caldeira Mello disse...

Prezado,

Necessito comprar as lentes direita e esquerda do puma gtb ano 1977 ou par de lanterna completo do alfa compatível.
Onde comprar?

Agradecido

Antonio Caldeira Mello disse...

Felipe,

Boa noite,

Necessito comprar as lentes da lanterna traseira do Puma GTB ano 1977, anterior a do alfa.
poderia me indicar onde posso comprar?

Não consegui via mercado livre e outros.

meu email

ajcm@terra.com.br

Desde já agradecido.

Antonio Caldeira Mello

Antonio Caldeira Mello disse...

Boa noite Felipe, necessito comprar as lentes da lanterna traseira do PUNA GTB, ano 1977, anterior a do modelo alfa romeo. Tenho a carcaça destas lentes.Já pesquisei no mercado live e em outros sites e não encontrei. Poderia me ajudar? onde comprar? Desde já grato. meu e-mail : ajcm@terra.com.br . Antonio Caldeira Mello.

Daniel Pardo disse...

Prefiro o modelo GTB com lanternas do Alfa, não que eu não goste do Puma com motor do Fusca, muito pelo contrário, mas o modelo com lanternas do SAAB Sonett confunde a gente, pois fica muito parecido com o Puminha.