quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Emblema Puma desconhecido

O emblema em questão foi encontrado pelo meu amigo Sérgio Ambrogi. Como profundo conhecedor de Puma, Sérgio ficou em dúvida sobre o emblema, mas assim mesmo o comprou. E ele tinha toda razão, porque quando me mostrou também fiquei na dúvida, pela qualidade do emblema em metal. Não tenho em meus arquivos do computador ou da mente nada similar ou que levasse a uma explicação. Então solicitei ajuda aos meus amigos Ronaldo, Paulo Sérgio e Pasini - ex-funcionários da engenharia da Puma, somando o período de atuação de cada um seriam nove anos de 1973 a 1982. No entanto, nenhum deles o reconheceu. Se fosse somente "Puma", não despertaria tanta atenção, afinal existem outros produtos com o mesmo nome, mas é Puma GT. Mais difícil ainda imaginar que alguém pudesse mandar fazer um molde para injeção em metal, caríssimo, somente para realizar um desejo.
Sua proporção é a mesma dos emblemas para carros, por volta de 20 cm por 2,5 cm. Uma única coisa denuncia um fato que pode ser o local de aplicação ou o rústico projeto, o sistema de fixação por parafusos e não pinos com porcas, que dão um acabamento mais primoroso.
Se alguém conhecer ou tiver alguma pista sobre o assunto, não deixe de nos informar.

8 comentários:

branquinho disse...

curioso hein... isto não existiu em nenhum caminhão Puma? Abraços

Felipe Nicoliello disse...

Não Diogo, os logotipos dos caminhões eram bem maiores e não existiu caminhão GT, uma pena, porque poderia ser maior barato.

Deni disse...

eu até imaginei que pudesse ser alguma coisa referente as Puma GTV (aqulas italianas), mas não...

Anônimo disse...

Não seria um acessório de época paralelo (não original)?

Unknown disse...

Isto é apenas uma hipótese: Existe um kit car italiano dos anos 70, montado com motor vw que também se chamou Puma GT; Eu só sei que existe, nunca vi o seu logo, mas poderia ser...
http://www.pumaclub.it/pumaclub.htm

Felipe Nicoliello disse...

Aluisio,
Não creio, porque nunca tinha visto em momento algum da minha vida.
Dock,
A Stabilimento Puma de Roma era fabricante de bug e esportivos. Se você reparar, é uma grande salada de cópias. O emblema oficial, um brasão amarelo com um Puma rampante, lembra Ferrari. O nome Puma para automóveis já era conhecido na Europa quando esta fabrica começou suas atividades. O esportivo é uma cópia de um Kit Car americano, com detalhes que lembram um Ferrari. Os nomes dados, como Puma Boxer 90 - que usa chassi de VW e motor de Alfa - nos remete aos Porsche antigos. O Puma GT era um bug metido a esportivo e nas propagandas o emblema tem um "M" que abraça o "U" por baixo.
Pela miscelânea e falta de definição da fabrica em sua forma gráfica, não creio serem deles.

leleco disse...

Olá Felipe, conversando com meu amigo Rui, que trabalhou com barcos desde a época de jovem com seu pai, estamos desconfiados que este emblema era utilizado em uma pequena lancha que foi batizada como Puma. Segundo a experiencia dele era normal utilizar-se desse tipo de material para confeccionar emblemas nauticos, e o tipo de fixação com parafusos e não internos, como nos carros tb era normal, esperamos que seja isto.
Um abraço, seu amigo Leandro de Sp

charles disse...

acredito que possa ser para os primeiro pumas "dkw" pois o nome oficial do primeiro modelo fabricado após os malzoni era puma (e sempre foi) puma gt, porém, o público apedilou-os de puma dkw depois do lançamento dos puma gt 1500, com motor vw.