segunda-feira, 14 de setembro de 2009

GT 1969 - Detalhes internos

Aproveitando a foto do Karl Ludvigsen do interior do Puma GT 1969, relato os detalhes de acabamento. Nas portas, um friso de alumínio polido cortando na horizontal na parte superior. O descansa braço o mesmo utilizado até 1976 1a. série; o cinzeiro de Fissore instalado na lateral; maçanetas do vidro da VW Variant e maçanetas da porta do Fissore. Os bancos exclusivos Puma, com reclinador por regulagem no encosto (bem nas costas) tinham uma camada extra nas bordas, formando aquilo que era moda na época e conhecido como conchas. O volante F1 da Fittipaldi de 350 mm de diâmetro. A trava da chave de contato do Fusca, pintada na cor cinza bege, igual aos VWs, assim como o regulador do ar quente. O freio de mão com a borracha "sapo" do Fusca e alavanca de marchas igual a do Fusca com uma dobra, dando inclinação maior. Os instrumentos exclusivos Puma, apesar da caixa ainda ser as utilizados nos Fuscas. Painel com revestimento de madeira tipo marfim, contornado por um fino friso de alumínio polido e botões pretos em baquelite, exclusivos Puma. O botão do limpador há dois tipos, em alguns veículos 1969 encontramos o botão do limpador em formado de cruz, como está no catálogo de peças para os anos de 1968/69, em outros encontramos igual ao botão da foto, com um rebaixo na extremidade. O teto não se vê, mas era o mesmo teto furadinho do Fusca, na cor branca, com um friso de alumínio polido ao centro, do para-brisa até o vigia.
Os instrumentos em cima do painel são medidores de testes utilizados nas reportagens.

5 comentários:

branquinho disse...

Linda foto... que carro confortável... parabéns pelo achado!!

Fernando Portilho disse...

Felipe,
A parte interna dos bancos mostra gomos transversais que não estavam no Puma verde (Horácio) do Guttemberg (lembra?).
Qual é o correto?
O volante de 350mm, é o que encosta no parabrisa? Deverá ser diminuido em seu diâmetro?
Abraço, Fernando

Dinho Amaral disse...

sobre o volante é o grande mesmo ..só esqueceu de mencionar que o botão da buzina já é puma e não f1

Felipe Nicoliello disse...

Fernando,
Eram em gomos transversais quando eram feitos em napa (nossa isso é velho!), quando eram feitos em tecido, somente a costuras transversais.
O volante grande era 350 mm, e já ficava perto do para-brisa. O de 380 mm, citado pelo Leo, só se for de Puma DKW. Os volantes dos Puma VW mais novos, o diâmetro é 320 mm.
Dinho,
Não citei porque nos Puma 68 e 69 todos saíram com o emblema da cara da fera.

Leo Gaúcho disse...

O volante grande é o de 38 cm, citado na página 69 da revista Mecanica Popular.Reforço ainda que na pagina 35 da revista Auto Esporte de 69 também cita o volante de 38 cm.Portanto o volante grande é o de 38cm e não de 35 cm.O volante que está na foto realmente não é o grande.Me chamou atenção o friso na lateral do forro da porta, não lembro de ter visto alguma foto com ele, contudo o manual realmente cita o mesmo.Parece que painel do forro da porta não tem a costumeira costura retangular.A alavanca do freio de mão parece que tem uma "empunhadura", alá SP-2.Será?Instalei as maçanetas nestes fim de semana no meu GT.A da manivela do vidro da Variant e da abertura da porta do Fissore.Ficou chique!!!