sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Reportagens - Motor Trend 1971

A grande reportagem de Karl Ludvigsen na MOTOR TREND de maio de 1971, intitulada "O Corvette Brasileiro", fala de nosso Puma e sua fabrica. Como sempre uma matéria muito bem escrita pelo Karl, que veio ao Brasil, visitou a fabrica da Puma e conviveu com seus diretores. Em um trecho ele fala que o Puma é o Corvette, Porsche, Jaguar, Mustang e Ferrari do Brasil e leva esta responsabilidade muito bem. Isso naquele tempo, naquele Brasil de 1971, onde os automóveis no Brasil era muito diferente de algumas décadas depois.
A foto retratada abaixo é no Monumento do Ipiranga (ao fundo ) em São Paulo, onde D. Pedro I exclamou o Grito da Independência. Em 1970 (data da foto), os veículos podiam entrar nesta avenida sem saída, para estacionarem e se dirigirem ao Parque da Independência e Museu do Ipiranga. Hoje é totalmente fechado. Muitas fotos da fabrica foram feitas nesse local ou em frente ao Museu (na outra extremidade do Monumento), por ser um lugar bonito, com um belo jardim francês no melhor estilo Versailles, além de ser muito sossegado. Fica há uns 4 km da fabrica na Av. Pres. Wilson, de fácil acesso, quase uma reta única da avenida para este local.
O Puma GT amarelo de lateral é ano 1969, não sendo o mesmo Puma GTE da fotografia do Monumento, que aparece logo abaixo de traseira.
O interior é do GTE 1970, recém lançado, um produto para exportação, com um acabamento muito superior aos antigos GT.
Karl trás a ficha técnica do GTE 1600, fala de Puma de corrida, no autódromo de Interlagos, uma menção sobre o Puma GT 4R e sobre a produção de 151 carros em 1968 e 272 em 1969.
Escaner da capa da revista Claude Fondeville.

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho legal essas matérias antigas,tenho aqui em casa uma auto esporte, acho que é de 1972 e tem uma matéria de um conversível laranja no salão do automóvel de Amesterdan.

Anônimo disse...

Eu acho que o puma é um gte spyder laranja

Anônimo disse...

Conhecí o Karl -anos 70, lá na Puma- e ele vestia aqueles jalecos de 'reporter fotográfico':

- "...com os bolsos cheios de filmes e máquina fotográfica à tiracolo!"

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Belíssima essa foto na entrada para o monumento... na frente do Museu do Ipiranga. Passo todos os dias por essa rua (Rua Patriotas) a caminho do meu trabalho.

Abs,
Vito Montanaro

Felipe Nicoliello disse...

Anônimo,
Esta reportagem já foi publicada, veja em http://www.pumaclassic.com.br/2009/04/reportagens-26.html.
Agora se vc puder me mandar a do Salão de Amsterdan, onde aparece os GTE Spyder laranja e prata com capota rígida, eu agradeceria, pois o que tenho não está completa.
Vito,
Brinquei muito nessa rua da foto de carrinho de bike, entrávamos sempre pela Patriotas.

Guilherme da Costa Gomes disse...

Muito bonita essa matéria, ainda não a conhecia.